Por Conceição Trucom
A palavra mantra, em sânscrito, antigo idioma da Índia, é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega). Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C.
Entoar mantras é uma forma de meditar. De buscar sintonia e ajuda. Para que qualquer mantra tenha efeito, é necessário que o praticante entre em contato com a proposta vibracional e de sintonia de cada mantra.
A pronúncia correta já pode provocar uma conexão, mas geralmente não é o suficiente. Não adianta ficar rezando uma oração ou entoando um mantra e ficar pensando em outra coisa, ausente, disperso, robótico. É primordial conectar-se, sentir, ESTAR, para ativar a ligação energética que contém cada mantra.
Um mantra específico poderá conectar o praticante com um mestre que esteja na mesma frequência, e colocá-lo em sintonia com os pensamentos e sentimentos gerados durante milhares de anos, por vários mestres e praticantes, etc.
Pronunciados verbalmente, atento aos momentos de inspiração e expiração, funcionam em paralelo como excelentes exercícios respiratórios, que podem nos levar a um estado alterado de relaxamento e consciência. Embora esta seja a forma indicada, os mantras podem ser vivenciados somente com sua audição ou um cantar interno e silencioso. O mais importante é a força mental e o sentimento de respeito e gratidão quando vivenciado.
A seguir encontram-se alguns mantras mais conhecidos para a complementarão com a Alimentação Desintoxicante ou com terapias complementares como a Aromaterapia, a Terapia Floral ou a Terapia do Riso. Portanto, o ideal é que se combine o mantra com outras técnicas terapêuticas, para se extrair o máximo possível dessa prática. Até porque, após entoar um mantra a prática de dinâmicas saudáveis se torna mais desejável e prazerosa.
Lembrar que estas palavras – normalmente em sânscrito – têm um significado muito forte, que vem sendo utilizado há milhares de anos, o que nos leva a pensar apenas em sentimentos e pensamentos elevados ao utilizá-las.
Do ponto de vista fisiológico, os harmônicos vocais, criam mudanças no batimento cardíaco, na respiração, e nas ondas cerebrais da pessoa que os entoa, alterando a consciência e fazendo com que o praticante se torne receptivo às viagens espirituais. Pode ser que certas porções do cérebro ressoem e sejam ativadas por estes sons, liberando certos hormônios e ativando processos neuroquímicos que propiciam estados alterados, mais criativos, inteligêntes e saudáveis.
– OMMM ou AAAUUUMMM. O verbo divino, o mantra supremo da criação. Bom para qualquer prática espiritual.
– TELESMA TELESMA. O fogo que traz a vida. Bom para ativar os chacras umbilical e cardíaco.
– BO-YANG BO IANGO. Nome hindu de Lao Tse. Vibrado dentro da testa, aumenta a concentração.
– ARUNDHATI ARUNDHATI. Deusa hindu da estrela da manhã, aquela que inspira boas ações. Traz muita calma, paz e boas inspirações. Entoar no cardíaco.
– OM NAMAH SHIVAYA OOMM NAMA SHIVAYA. Mantra de evocação do Deus Shiva “O transformador”. Traz mudanças para a vida.
– HARMONIA HARMONIA. Viver em equilíbrio. Traz clareza mental, acalma, reduz o estresse e equilibra as emoções. Vibrar este nome no centro da cabeça.
– PULASTYA PULASTYA. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra coronário.
– ATRIATRI. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra frontal.
– ANGIRA ANGIRA. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra laríngeo.
– PULAHA PULAHA. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra cardíaco.
– KRATU KRATU. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra umbilical.
– MARISHI MARISHI. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre, ativa o chacra sexual e remove dificuldades.
– VASHISHITA VASHISHITA. Grande sábio hindu. Traz a conexão com o mestre e ativa o chacra básico.
– SHANTY CHANTI Paz, ou OM SHANTY PAZ DIVINA. Traz calma e paz interior.
– PAZ e LUZ, PAZ e LUZ. Saudação dos planos sutis “PAZ” significa equilíbrio emocional e “LUZ” significa equilíbrio energético. Possui uma egrégora positiva que é evocada e que manifesta em sua essência o desejo de viver em “PAZ” e de brilhar na “LUZ”.
– OM GANESHA OOOMMM GANESHA. O filho de Shiva e o Deus do conhecimento espiritual, protetor dos sábios. Traz proteção, firmeza e remove obstáculos pela força do conhecimento.
– DWIDJA DWIDJA. Aquele que é duas vezes nascido. Promove a projeção astral consciente. Entoar no frontal.
– CONSCIÊNCIA CONSCIÊNCIA. Busca da consciência cósmica. Aumenta a lucidez física e extra-física.
– YHWHIOD REI VOD REI. Um dos nomes ocultos de Deus.
– YAHWEH. Bom para qualquer pratica espiritual.
– KODOISH (3X) ADONAI TSEBAYOTH KODOICHE ADONAI. Saudação usada em planos superiores Santo, Santo, Santo é o senhor das Hostes. Traz vibrações elevadas. Ajuda em processos de cura e eleva a consciência.
– AIN SOPHAIN SOF. Luz divina ilimitada. Ativa os corpos sutis.
– ADONAI ADONAI. Senhor, saudação a Deus. Conecta com o EU Superior.
– OM MANI PADME HUM, OM MANI PADME HUM. Salve a jóia que vibra no lótus. Mantra da compaixão divina. Melhora a qualidade dos sentimentos.
Confira alguns mantras da cantora indiana Meeta Ravindra:
0 respostas em "Meditando com Mantras"