Conceição Trucom
Esta receita é um manjar dos deuses, preparada somente com alimentos crus, e que deixa qualquer mestre cuca italiano com água na boca…
Bem, este molho pode ser usado no preparo de uma lasanha crua de abobrinha ou berinjela.
Ou no preparo de uma macarronada crua de abobrinha, inhame, mandioquinha ou até batata inglesa.
Não esquecer que quando se usa as raízes como base da macarronada, elas precisam sempre passar pelo processo de desamidação (antes ou após ralar).
A desamidação consiste em deixar a raiz que será utilizada na receita, já descascada e picada ou ralada, de molho em água limpa por 10-15 minutos. Depois da desamidação, passar para uma peneira, lavar e deixar escorrendo. Só isso!
Molho de Tomate Cru e Vivo
Ingredientes: 2 tomates crus (bem vermelhos) e picados, 10 metades de tomate seco (compra-se seco, sem óleo e temperos), 1 colher (chá) de pimentão vermelho picado (opcional), 5 tâmaras sem caroço e 1 xícara (chá) de água morna. Para acertar a cremosidade use linhaça germinada (1 colher sopa da semente de molho por 4-8 horas em 5 colheres sopa de água filtrada) suficiente.
Opcional: Tâmaras por 5 ameixas seca. Ou por 2 colheres (sopa) de polpa de goiaba vermelha (passada pela peneira ou panela furada 2).
Água substituir por 1 xícara de chá forte de Flor dos Hibiscos (infusão com 1 xícara água + 1 colher sopa flor de hibiscus seca).
Preparo: deixe o tomate seco e as tâmaras de molho na água morna ou chá de flor dos hibiscos por uns 20-30 minutos. Coloque tudo no liquidificador e bata até textura cremosa. Tempere a gosto com sal marinho (ou missô), pimenta do reino, gotas de limão e alho.
Dura na geladeira até 48 horas.
Decore com castanha do Pará hidratada (4-8 horas de molho em água filtrada) e ralada.
Macarronada de legumes e Canapés deliciosos
4 respostas em "Molho de Tomate Cru e Vivo"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Posso substituir a tâmara por uva passa?
Pode sim Marcia!
Qual a quantidade para substituir?
Olá Marcia, pode colocar 5 ameixas secas…
Gratidão!