Por Milene Siqueira
Ciclos, fases, ritmos… palavras cúmplices do universo feminino.
A compreensão das fases e o resgate de ritmos através da dança, da música e dos aromas!
Continuação da Parte 1
A Aromaterapia
O oriente também sempre foi perfumado… lá foram encontrados os primeiros registros de óleos essenciais (OEs) e seus usos terapêuticos.
O olfato, o mais antigo dos sentidos, faz parte da natureza selvagem. Um bom faro é sinônimo de instinto, intuição. Sentir os aromas ajuda a aguçar o sentido da percepção, a inspiração.
Os aromas dos OEs recordam, despertam, alegram, elevam a vibração, equilibram. Trazem desde o encanto de uma viagem atemporal até o equilíbrio das diversas fases. Sem contar que toda essência floral é um ser feminino! Doces, elas recordam afeto, presença e envolvimento.
Alguns OEs são benvindos para o equilíbrio hormonal, evitando a retenção hídrica típica do perído menstrual, no alívio das tensões, dores de cabeça de fundo hormonal e problemas psicossomáticos da menopausa, como a ansiedade e a depressão.
– Gerânio (pelargonium graveolens)* – pesquisas mencionam a eficácia do Gerânio na prevenção do câncer de útero e mamas. Um OE bastante lembrado também quando o tema é “proteção”. Aproveite para ler também o Festival Gerânio.
– Salvia Esclaréia (salvia sclarea)* – estimula os ovários tonificando e induzindo a produção equilibrada dos hormônios, também valiosa na fase da menopausa. O nome Esclaréia significa “clarus”, e é símbolo também de “olho interno”, curiosamente o olho egípcio de Horus ou “olho-místico” é atríbuido a clarividência e também a glândula pineal.
A palavra menstruação vem do latim mens, que significa tanto mês quanto lua. Foi através da biologia feminina similar aos ciclos da lua, que se denominou o tempo de um mês. A lua cheia, é conhecida como a lua menstruada, dos excessos, dos mistérios e das loucuras!
Estudos científicos relacionam a glândula pineal como a “formadora de ritmos”, e parte dessa informação viria da alternância de dia e noite, ou seja claro e escuro. Sem falar na influência lunar, que possivelmente através da pineal, exerce um forte magnetismo sobre as fases femininas. Parece então haver uma relação muito especial por estes OEs, Gerânio e Esclaréia, atuarem como protetores especiais para estas fases.
Muitos outros OEs contribuem para a saúde feminina, vale citar:
– Limão: forte ação solvente, e portanto desintoxicante suave do organismo de forma geral.
– Camomila *: ajuda a regular o ciclo menstrual e a atenuar cólicas.
– Cipreste *: regula o ciclo, principalmente em casos de fluxo intenso.
– Erva-doce/Funcho *: similar aos efeitos da Esclaréia, atua como estimulante dos ovários.
– Vetiver: tônico do sistema reprodutor.
– Rosa *: tônico uterino, alivia sintomas da TPM e cólicas menstruais.
– Ylang Ylang *: equilibra os hormônios e a afetividade, tonifica útero e mamas.
Como usar: ventre, mamas, glúteos, axilas, abdômem, rins, axilas devem ser massageados em movimentos circulares, diluindo os OEs em óleo vegetal (OV) prensado a frio a 3% (máximo), ou seja 97 partes de OV + 3 partes de OE puro ou sinergia (mistura). Use preferencialmente à noite, depois do banho (os poros dilatados facilitam a penetração dos oes ativos). Para inalação, pingue 1 gota em um lenço, colar de aromatização pessoal, ou no INSPIRA.
Os aromas, a música e a dança do ventre celebram e comungam com nossas células. No ritmo está o resgate do ciclo perdido, está a compreensão além das fases, tocamos nossa origem.
(*) ATENÇÃO: a Sálvia Esclaréia, o Gerânio e demais óleos essenciais acima citados estimulam os ovários. Devem ser utilizados com cautela por quem tem mioma, endometriose ou tenha a menstruação suspensa por medicamentos, pois esses óleos regularizam e estimulam a menstruação. Pelos mesmos motivos devem ser evitados por gestantes e durante a amamentação.
Agradecimentos à Claudia Parolin com que tenho aprendido na prática sobre a dança do ventre integrativa, e que faz com maestria uma aula se tornar encanto! Sendo aluna pude descrever por experiência sobre esta arte.
À minha linhagem de mulheres (e de homens também!), pelas quais eu pude chegar aqui!
E aos muitos e sempre cantadores, tocadores, compositores, enfim aos musicistas que fazem nossa alma viajar e nossos corpos expandirem em lindas vibrações! Agradecimentos especiais aos brasileiros William e Sami Bordokan pelo belíssimo trabalho de música oriental!
Leia também O Ciclo do Feminino – Parte 1
*Milene Siqueira – aromaterapeuta inata, fala do assunto com a naturalidade de um sábio. Criou a Arom’Arte, uma empresa que respira e transpira a aromaterapia, mas com o plus da beleza e o delicado de cada etiqueta, bula ou embalagem.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
0 respostas em "O Ciclo do Feminino - Parte 2 - Aromaterapia"