Conceição Trucom
O consumo diário do limão, em suas diversas formas, é muito recomendável para as gestantes, pois as prepara para um parto sem dor e seus bebês virão à luz sãos e com reservas proteicas por até oito meses.
Existem registros antigos de que dois mil anos atrás já utilizava-se o limão para o tratamento de vômitos e perda de sangue na gravidez.
Seu uso interno e externo suaviza e faz desaparecer rapidamente as manchas do rosto. Vermífugo natural, destrói micro-organismos, criando um ambiente inconveniente aos germes.
Amamentação exclusiva
O tempo mínimo ideal de amamentar o nenê é de seis meses, sem a necessidade de dar nenhum outro tipo de alimento. Não é necessária sequer a água, pois somente o leite materno já supre todas as necessidades do bebê.
Durante o pré-natal, a mulher deve preparar-se para a amamentação. Além do consumo diário dos sucos desintoxicantes (ver receitas na Parte I), a preparação também deve ser feita em relação aos mamilos. É necessário que eles formem um tipo de calosidade, para perder aquela sensibilidade que lhes é natural. Alguns ginecologistas afirmam que o pH do limão se assemelha ao da saliva dos bebês:
Durante a amamentação exclusiva, permanece a necessidade da mamãe consumir diariamente o limão, integrado em sucos desintoxicantes, pois todo o seu sistema imunológico seguirá fortalecido, não só prevenindo a sua saúde, como também a do bebê que está alimentando-se do seu enriquecido leite.
Único cuidado: não exagerar em nada, nem mesmo em alimentos saudáveis. O ideal é variar, fazer uso da biodiversidade que nos fornece a natureza. Com o limão, vale a mesma regra: 1 limão/dia será suficiente.
Leia também as Receitas dos Sucos Desintoxicantes na Parte I
0 respostas em "O Limão na Gravidez e Amamentação II"