Conceição Trucom
Nome botânico: Linum usitatissimum L.
Família: Lináceas
Outro nomes: Linho-da-terra, linho-do-inverno, linho-galego, linho-mourisco
Habitat: Originária do Oriente Próximo, mas cultivada em numerosos países de clima temperado da Europa e da América.
Descrição: Planta herbácea de 40 a 80 cm de altura. O seu caule é ereto e as folhas são alongadas e estreitas. As flores são de cor azul clara, com 5 pétalas. O fruto é uma cápsula globulosa – a cachopa -, contendo de 7 a 11 sementes. Cada planta pode ter dezenas de cachopas.
Confira as imagens de uma plantação em plena florada aqui.
A semente: é plana e ovalada com borda pontiaguda. Mede tipicamente cerca de 2,5 x 5,0 x 1,5 mm. Tem uma textura lisa, brilhante e sabor agradável que lembra o de nozes. Sua cor pode variar desde o marrom-avermelhado até o amarelo brilhante (dourado), função somente do teor de pigmento de cada variedade ou técnica de cultivo. Quanto mais pigmento, mais escura.
Produção por hectare: Varia de 600 a 1.500 kg. O clima influi muito na produtividade e a média brasileira é de 850 à 900 kg/ha.
A semente de LINHAÇA nada mais é que a semente do LINHO – Linum usiotatissimum L. – que é uma planta herbácea, cujas variedades se destinam à indústria têxtil (o linho), de tintas e vernizes, ração animal e para a alimentação humana.
Historicamente sua origem encontra-se na Ásia e o norte da África, região onde animais de grande porte como o cavalo (por quase 2 milhões de anos) a elegeram como alimento hiper-concentrado de energia e valor protéico, para que sobrevivesse aos mais rigorosos invernos.
Mas a humanidade, além de seu uso têxtil, tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 a.C., na Mesopotâmia e dali se espalhando através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte.
Existem também relatos sobre o cultivo do linho nos países mediterrâneos para obter fibra têxtil há 4000 anos, e de que há mais de 2500 anos já a utilizavam como medicamento. Hipócrates já a recomendava como emoliente no século V a.C.
Em 1550 foi trazida para os campos do sul do Brasil, ambiente ideal para a sua cultura.
A cultura do linho subsiste até hoje nesta região, principalmente pela tradição de seus colonizadores (russos, ucranianos, polacos, alemães e italianos), que já lidavam com esta cultura em seus países de origem. Curiosamente é a Região Missioneira onde os Jesuítas espanhóis introduziram a planta há 5 séculos, quando ainda era território espanhol.
A cultura da Linhaça tem especificidades de trato e clima que só com o passar de vários anos é que se aprende a lidar com ela. Uma delas é que em parte de seu ciclo a planta hiberna sob um frio em torno de 0ºC.
Em tempos passados (50-60 anos) já houve cultivo nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul: no sul (região de Pelotas), no sudoeste (região de Santana do Livramento) e também na serra do nordeste (região de Veranópolis e seu entorno). Sendo que nesta época, em algumas destas regiões, também era aproveitado o próprio pé do linho, para obtenção da fibra para tecidos. Fala-se que já houve produção de até 50 a 60 mil toneladas ano, naquela época.
Os 4 maiores produtores mundiais são o Canadá, EUA, Índia e China seguidos por outros como a Ucrânia, Rússia, Bélgica, França e Alemanha.
Na América do Sul os produtores são Argentina, Uruguai e Brasil. Nos últimos 3 anos a produção brasileira foi crescente, mas existe uma expectativa de redução para a safra de 2006 por questões de política de preço e câmbio.
Tabela 1: Produção de linhaça no Brasil
Ano |
Produção (ton) |
Consumo humano (ton) |
2003 |
4.000 | – |
2004 |
7.000 |
– |
2005 | 12.000 |
1.500 |
2006 |
9.000 | 1.700 |
2009 |
5.865 | – |
2010 | 16.159 |
– |
2020 | 18.000 |
7.200 |
Fonte: Ind. Com. de Óleos Vegetais Schaeffer Ltda.
Entretanto, no segmento alimentação humana as expectativas são mais promissoras, pois se acredita que o consumo do brasileiro de semente de linhaça aumente cerca de 10% ao ano.
Hoje se estima que somente 2% dos brasileiros sabem dos benefícios da linhaça para a manutenção da saúde. Mas em países de grande produção como os EUA e Canadá, a demanda por este alimento deve ser de 10 a 20 vezes maior que no Brasil.
Uma planta nobre e de inestimável valor em toda a estória da humanidade. Ela é utilizada quase na sua totalidade pois:
-
- Do caule se retiram as fibras para produzir o linho, tecido nobre, usado desde os primórdios da civilização, para confeccionar roupas e artefatos;
-
- Das sementes, se extrai o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas, vernizes e resinas; ou
-
- se prensadas a frio e condições especiais, o óleo obtido é utilizado para consumo humano;
-
- Após a remoção do óleo das sementes da linhaça por compressão a frio (grau alimentício) ou com solventes (grau industrial);
-
- O farelo restante é tratado e fornecido para a indústria de ração animal (aves, eqüinos, bovinos, etc.).
Portanto, a semente de linhaça e seus derivados devem ser utilizados como um saudável complemento alimentar, podendo ser adicionados às frutas, vitaminas, massas, pães, bolos e cereais. Por suas qualidades nutracêuticas, receitas onde a semente de linhaça e seus derivados fazem parte, sempre serão nutritivas, com a vantagem de nutrir, tratar a saúde e prevenir doenças.
Assista: Vídeo: tempo de florada da Linhaça
11 respostas em "O que é a Linhaça"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Que legal! Não sabia de muita coisa! Vivendo e aprendendo. Sempre. Grata!
Olá Vania, grata pela cumplicidade!
Conceiçã0
Desde que fiz o curso Novo Modelo da Digestão… e me tornei assinante do Doce Limão, fiquei muito mais seletiva com a minha alimentação. Comecei a trilhar um caminho muito mais saudável, com relação as minhas escolhas de alimento. Consumo leite vegetal de sementes variadas e, a semente de linhaça, por ser riqueza em Ómega 3 é uma das preferidas. Obrigada Conceição, por nos passar conhecimentos tão ricos da pequena e poderosa semente. Adorei a sugestão da almofadinha. Vou fazer para aliviar dores de quem necessita, Grande Abraço.
Grata pela cumplicidade!
Não consigo assistir ao vídeo. Aparece uma mensagem que não tenho acesso ao conteúdo.
Olá Aline, você encontra o vídeo na aula 01 do curso Linhaça: Consumo & Cosmética pela unidade – “Vídeo 3: tempo de florada da Linhaça”.
Gratidão!
Gratidão por compartilhar o seu conhecimento!
Olá. Estou lendo a parte O que é a linhaça e não consigo abrir o link onde diz que podemos ver uma florada de linhaça. Poderiam me ajudar? Obrigada
Olá, use este link: https://www.docelimao.com.br/site/linhaca/1283-linhaca.html
Sucesso!
Olá, um comentário: Deveriam atualizar estes dados, pois estão defasados. Se fala da produção do ano para 2006! Estamos em 2023, além de outros dados que com toda certeza já mudaram.
Obrigada
Olá, gratidão pelo toque.
Os dados já estão atualizados.
Sucesso!