Conceição Trucom
Trata-se de uma série de textos que orienta O Ser Ecológico vai à feira, parte importante do meu livro DE BEM com a Natureza (Alaúde – capítulo 6), um livro vanguarda, à frente do seu tempo, quando falamos da Alimentação que facilita a Existência do SER Humano, principalmente das Crianças de Todas as Idades…
As pessoas fazem a maior confusão sobre o que é o que? Verduras, legumes e hortaliças são vegetais que abrangem muitas estruturas biológicas.
Usualmente incluem as folhas, caules como o aspargo e o alho poró, raízes de diversas plantas, como a cenoura e tubérculos como a mandioquinha (batata-baroa).
Neste grupo podemos incluir também frutos não-doces, como as vagens verdes (a ervilha torta) ou as suas sementes (o petit pois ou as favas). Temos as flores como a alcachofra e a couve-flor e vamos incluir ainda o pepino, os diferentes tipos de abóboras, tomates, abacates (uma fruta neutra), pimentas e o milho-verde (enquanto verde é uma fruta, um pseudo-cereal).
A produção comercial das hortaliças é uma especialização da horticultura, chamada olericultura. A produção familiar das hortaliças é feita nas hortas.
As verduras, legumes e hortaliças são a principal fonte de fibra da alimentação. Lembre-se de que os alimentos de origem vegetal, entre os quais se encontram as verduras e as hortaliças, devem estar muito bem representados em uma alimentação balanceada, já que mais da metade da energia total da dieta deve ser proporcionada por esses alimentos.
As características nutritivas desse grupo são seu baixo aporte energético, dada sua riqueza em água, quase 80%. Fornecem principalmente pró-vitamina A, vitamina C e são a principal fonte de fibra da dieta. As verduras e as hortaliças mais verdes são mais ricas em carotenos. A fibra passa intacta pelo sistema digestório e, ao mesmo tempo, capta água, o que aumenta o volume dos resíduos fecais e favorece o trânsito intestinal.
Devido à grande variedade na riqueza de vitaminas e minerais que os alimentos deste grupo contêm, recomenda-se a ingestão variada e diária de verduras e hortaliças.
Se você não tem feira orgânica por perto ou não pode comprar, escolha sempre verduras em bom estado, porém, tenha preferência pelos mais franzinos, tortinhos, com defeitos. No caso das folhas, valem aquelas com registros de passagem de lagartas. Afinal, se a lagarta a quis comer é porque não tem agrotóxicos. O odor também é importante. Se comprá-las embaladas observe se não contêm líquido no interior nem se estão murchas ou meladas. Não compre grande quantidade já que, em geral, a verdura fresca não é recém-colhida (em super mercados ou feiras não orgânicas) e se estragará com facilidade em casa. Confira a lista a seguir:
Texto da série O Ser Ecológico vai à Feira
Especial: Vídeo – Feira Livre com Conceição Trucom
Água – o elo da vida e da Paz Mundial
O Ser Ecológico vai à feira I – As Frutas: As Rainhas das Águas
O Ser Ecológico vai à feira III – As Folhas – As Princesas da LUZ
O Ser Ecológico vai à feira IV – Os Cereais e as Leguminosas – As Semi-Deusas
O Ser Ecológico vai à feira V – As Sementes ou Frutas Oleaginosas – As DEUSAS
Leia também: Os alimentos da estação
Feiras orgânicas Brasil afora
0 respostas em "Você sabe comprar Verduras, Legumes e Hortaliças? Fadas & Princesas"