Por Márcia De Luca* – Revista Gol – número 77
Massagear o corpo todos os dias nos ajuda a alcançar a meta de muitos e muitos anos de vida
O CORPO HUMANO é coberto por cerca de 2 metros quadrados de pele – nosso maior órgão. Esse invólucro funciona como barreira defensiva, imunológica e tem papel na regulação da temperatura do organismo, além de ser responsável por manifestações sensitivas de pressão, dor ou prazer. Mais: a pele, quando corretamente estimulada, é capaz de desencadear a produção de substâncias extremamente saudáveis e curativas.
Quando estimulado pelo toque terapêutico, esse órgão responde imediatamente, de forma benéfica para as emoções e o corpo.
Dedicado a investigar os efeitos das terapias do toque em todas as idades, o Touch Research Institute, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, vem demonstrando que as massagens terapêuticas reduzem os hormônios do estresse, aliviam sintomas de depressão, fortalecem o sistema imunológico, facilitam o ganho de peso em bebês prematuros e melhoram a atenção. Portanto, a automassagem deve ser um hábito diário.
Siga os passos:
– inicie pela cabeça, massageando vigorosamente o couro cabeludo com a palma e os dedos das mãos. Faça pequenos movimentos circulares, como se espalhasse xampu;
– massageie a face e orelhas com movimentos suaves. Para um efeito calmante, friccione as têmporas e atrás das orelhas;
– no pescoço e na nuca, faça movimentos para cima e para baixo;
– faça movimentos circulares nos ombros com a palma e os dedos das mãos;
– massageie as partes longas dos braços, para cima e para baixo e, usando movimentos circulares, os cotovelos e pulsos;
– o peito deve ser massageado em círculos, sempre de baixo para cima. Na área do coração, use o pulso para fazer movimentos verticais suaves, para baixo e para cima;
– massageie a região do estômago em sentido horário;
– nas costas faça movimentos para cima e para baixo, como e até onde for possível. Dedique atenção especial ao cóccix. Insista com vigor, pois essa área é propensa ao acúmulo de toxinas;
– faça movimentos circulares nos quadris, joelhos e tornozelos; movimentos para baixo e para cima nas pernas;
– os pés devem ser massageados com vigor, esfregando a palma da mão nos dedos como se estivesse engraxando um sapato.
Dois detalhes: quem sofre de insônia pode experimentar fazer este ritual de automassagem logo antes de deitar-se, pois dormirá muito melhor. E nunca faça massagem se estiver doente, especialmente se houver febre, porque a técnica libera as toxinas presentes no corpo.
E finalmente: mãos na pele, você vai gostar!
*Fundadora do CIYMAM — Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo/SP. Autora do livro Ayurveda, Cultura de Bem-Viver (Editora de Cultura).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.
0 respostas em "O toque mágico"