Por Paulo Yamaçake do Manual Humano.
As gorduras nutricionais são essenciais ao metabolismo humano, presentes em todas as células do organismo, especialmente no cérebro e nos olhos. Dietas com baixa taxa de gordura são extremante perigosas.
No caso dos Ômegas-3, em estudos conduzidos por 5 anos, comprovou-se: pessoas que consomem mais ômegas-3 (8%) em relação as que consomem menos (<4%), envelhecem mais lentamente. Este baixo consumo revelou também um aumento na taxa de quadros de depressão e dificuldades de concentração (memória).
Ômegas-3 estão relacionados especialmente às funções neurológicas. E, para citar alguns benefícios do consumo de níveis otimizados de alimentos ricos ômegas-3:
– Melhor resposta ao estresse,
– Melhora da cognição, memória e clareza mental,
– Melhora do controle neuromuscular,
– 85% das mortes prematuras foram reduzidas quando ocorre um consumo otimizado de ômegas-3. Com indicações de aumento do QI das crianças em 13 pontos,
– Previne a depressão,
– Reduz o risco de câncer, p. ex. próstata, pele e mama,
– Melhora o humor,
– Previne a depressão pós parto inclusive a bipolaridade.
Vitaminas da Lua: Esquerda sem coar – Direita coada na Panela Furada 1 (voil)
Confira agora o vídeo do preparo do Leite de Linhaça e da Vitamina da Lua
SUGESTÕES
Consumir quantidade suficiente de ômegas-3, por exemplo um adulto normal deve consumir 2-3 colheres de sopa (C.S.) de linhaça ou chia (previamente germinadas e processadas no momento do consumo) para alcançar a taxa otimizada de ômega-3 de cadeia longa. Adultos mais leves, até 60 kg 2 C.S e acima de 60 kg podem ser 3 C.S./dia.
Gestantes devem consumir 3-4 colheres. Existe a opção de algas douradas, beldroega etc. Não recomendo o uso de óleo de linhaça nem da farinha de linhaça pronta pois os ômegas-3 se oxidam extremamente rápido, mesmo deixando-os na geladeira, pois cada vez que se abre a embalagem entra um montão de ar (oxigênio) e toda a área superficial oxida. Portanto, toda vez que se pega o que está em cima da embalagem, está massivamente oxidado, ou seja, quase nada de ômegas-3 e muito de aníes oxirana que são indigestos, oxidantes e precursores de dores de cabeças e geração abrupta de gases.
Sobre o colesterol o ideal é consumir 1 colher de sopa/dia de óleo de coco** para aqueles que precisam elevar os níveis do colesterol total, ou seja, acima de 159.
(**) Pitaco da Conceição Trucom: consuma o coco na íntegra. Basta germinar o coco seco e depois fazer muitos preparos deliciosos com a alquimia do coco germinado!!! Ou as manteigas da Bioporã
A foto abaixo é de um cup cake vivo feito com coco germinado, cenoura e castanha de caju hidratada + calda de manga com chia! Receita completa na página do Assinante Doce Limão…
Leia também: Onde está o ômega-3? Parte 3
Recomenda-se a leitura dos livros A importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante – editora Alaúde.
(*) Paulo Yamaçake: Manual Humano
0 respostas em "Ômegas 3 e Colesterol"