Os 6 tipos constitucionais das crianças

Conceição Trucom

Na observação da criança pequena estudamos diferentes aspectos, entre eles, os seis tipos constitucionais, que são apresentados em duplas: Criança de cabeça grande e cabeça pequena, crianças terrena e cósmica, c…riança rica em fantasia e pobre em fantasia.

O ser humano pode se conectar com o mundo de três maneiras: através do corpo, da alma e do espírito.

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” 
Johann Goethe

Primeiro, temos a ligação com o mundo através dos sentidos da audição, paladar, olfato, tato e visão. Ligado com os sentidos é o nosso pensamento, que traz a experiência dos sentidos para a consciência. Esta conexão do nervo e do sentido com o mundo é tanto melhor quanto mais os nossos nervos e órgãos dos sentidos percebem e retratam a realidade dentro das mentes de uma forma mais fiel e verdadeira, com menos interferências.

Isso é um processo bem difícil e ocorre no brincar livre das crianças na natureza.

Na percepção e no pensamento, nos apropriamos do mundo, e cuidadosamente nos adaptamos ao que está lá, e tentamos compreender a sua verdadeira natureza. Se por exemplo, alguém com quem estou falando viu uma flor e eu decido olhar para a flor também, então vimos a mesma coisa e visualizamos uma verdade objetiva.

Temos a capacidade de observar o mundo e deixá-lo nos impressionar. A riqueza de nossa vida da alma é formada a partir dessas impressões, que são particulares e individuais. Possuímos três sistemas no corpo:

O sistema neurológico ligado ao pensar, na cabeça;
O sistema circulatório-respiratório ligado ao sentir, no tronco;
E o sistema digestivo-motor ligado aos membros, pernas e braços e a digestão.

Há crianças nas quais um sistema está mais fraco do que o outro. Rudolf Steiner fala que não há ninguém em quem os três sistemas interagem em harmonia total. Estamos sempre inclinados para um ou para outro lado, seja para o sistema neurológico ou ao sistema digestivo-motor.

O caminho do equilíbrio está no meio, através do
sistema respiratório-circulatório, o sentir que permeia tudo.

Por esta razão, é importante olhar para cada criança com uma pergunta em silêncio: Como estão esses sistemas inter-relacionados? Como posso ajudá-la a reforçar a sua esfera do meio, no sistema respiratório-circulatório?

Juntamente com os quatro temperamentos a tipologia dos seis tipos constitucionais são características fundamentais na constituição, que irá ajudar que uma criança aprenda a se expressar nas mais variadas formas e revelar seu interior.

A Pedagogia deve ajudar a criança, durante seus anos escolares, no processo de individualização, necessário para a sua plena expressão e realização.

Rudolf Steiner diz que a descrição da natureza de uma criança não é uma análise dos defeitos, indicando que a criança não tem ou o que não está em ordem.

Mas SIM uma descrição dos dons,
características e relações de todo o Ser da criança.

Fonte: waldorfflautamagica.org.br

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.

4 de outubro de 2019

0 respostas em "Os 6 tipos constitucionais das crianças"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.