Papinhas Doces e Salgadas

Dolores Monteso *

Importante lembrar que, independente de qualquer linha alimentar, cada criança é única e diferente a cada dia, pois ela cresce muito rápido e sua fome se altera diariamente.

E, tem crianças que são ativas e comilonas, outras são calmas e dorminhocas. Umas são mais curiosas com os alimentos, outras mais displicentes.

Assim, é muito importante que os responsáveis pela alimentação de suas crianças estejam muito antenados, serenos e abertos para experimentar e brincar com as crianças na hora do preparo e das refeições.

Não existe uma fórmula única, nem receita definitiva: todo dia é um aprender, trocar e agradecer.

Na alimentação crua e viva é importante a presença da semente germinada em todas as refeições. Portanto, saber comprar e germinar sementes é fundamental para o sucesso da sua alimentação e do seu bebê.

Legenda: PF1 e PF2 são as nossas panelas furadas. Saiba mais aqui.

Germinadas (G) e Hidratadas (H). Saiba mais aqui.


Papinhas de frutas

Caso a criança esteja sendo amamentada no peito, em geral, as papinhas de frutas são introduzidas somente aos 6 meses. Mas, existem crianças que exigem tal papinha já aos 3 meses. E, se por algum motivo a criança não está no peito materno, a indicação é iniciar as papinhas de frutas aos 3 meses. Nessa fase a dica é não misturar frutas.

•   2 bananas-prata amassadas com garfo, 1 a 2 gotas de limão, 5 amêndoas (G) sem pele e raladas bem fininho.

•   2 maçãs raladas, gotas de limão, 2 a 3 nozes (G) sem pele e raladas bem fininho.

Aos 6 meses já se pode misturar frutas e dobrar a quantidade de germinados:

•   2 bananas-prata e ½ pêra amassadas com garfo, gotas de limão, 10 amêndoas (G) sem pele e raladas bem fininho.

•   1 banana-prata, 1 caqui estrela bem maduro (sem cica) sem pele, gotas de limão. Triture no liquidificador com 1 colher de sopa cheia de semente de girassol sem casca (G).

•   1 banana-prata, polpa de 1 coco-verde (máximo de 3 mm espessura), gotas de limão. Triture no liquidificador com 10 avelãs (G).

•  1 maçã picada, 1 banana maçã (ou ouro) picada, 1/2 xícara (chá) de aveia em grão sem casca (G), gotas de limão. Triture tudo no processador e coe na PF1 ou PF2 conforme aceitação da criança.


Papinhas ‘salgadas’

Salgadas entre aspas porque não são doces, mas não levam sal, somente ervinhas…

Inicie com as papinhas salgadas aos 6 meses, batendo-as no liquidificador (sem acrescentar água) até obter uma textura bem cremosa. No liquidificador, use uma cenoura como biosocador. Quando triturado no processador deixe virar um creminho. Aos 6 meses recomendo passar na PF1 ou PF2 conforme aceitação do bebê. Aos 9 meses é possível que a criança já deseje uma papa mais crocante, ou seja, preparada num processador, com alguns pedacinhos mínimos, já estimulando a mastigação.

Nas receitas das papinhas iniciamos com a salsinha, mas sugiro, conforme o bebê vai crescendo e aceitando, ir acrescentando ervinhas (uma de cada vez) como alecrim, coentro, cebolinha, nirá ou manjericão. Um mínimo para salgar com os minerais das ervas e dar sabor.

É importante que se prepare uma quantidade maior para que a mãe ou responsável possa experimentar e aprovar, antes que a criança faça essa refeição.

Papinha 1

Ingredientes: um pouquinho de cada: amêndoa (G) sem pele, inhame cru, cenoura, alho-poro, abacate o suficiente para acertar a cremosidade, gotas de limão e ramos de salsinha.

Preparo: bata tudo no liquidificador ou processador conforme desejar. Finalmente tempere com gotas de limão.

Papinha 2

Ingredientes: um pouquinho de cada: grão-de-bico (G) (ou lentilha G) sem pele, batata-baroa, tomate, 1 flor de brócolis, abacate suficiente para acertar a cremosidade, gotas de limão e ramos de salsinha.

Preparo: bata tudo no liquidificador ou processador conforme desejar. Finalmente tempere com gotas de limão.

Papinha 3

Ingredientes: 1 flor de brócolis, 1 de couve-flor, ½ tomate, ¼ xícara (chá) de castanha de caju (H), gotas de limão e ramos de salsinha.

Preparo: coloque tudo no processador e deixe virar um creminho. Finalmente tempere com gotas de limão.

Papinha 4

Ingredientes: ¼ de chuchu, 1/2 abobrinha pequena, 1 colher (sopa) de semente de girassol sem casca (G), gotas de limão e ramos de salsinha.

Preparo: coloque tudo no processador e deixe virar um creminho. Finalmente tempere com gotas de limão.

Leia também: Como germinar grãos e sementes

Como germinar sementes?

* Dolores Monteso é seguidora da Dra. Maria Luisa Branco (Terrapia-Fiocruz) e se alimenta, fazem mais de 10 anos, 100% de crus. É mãe do José que tem hoje 8 anos (fev 2010) e da Maria Clara que tem hoje 9 meses. Ambos são criados com 100% crus e germinados.

O José é uma criança muito inteligente e amorosa. Calma e lúcida. Tive a oportunidade de estar com eles no final de 2009 e ver o José brincando com crianças não crudívoras da sua mesma idade. Percebi que o José brincava e se divertia de verdade. Já as demais crianças, me pareciam, ao lado dele, mais infantis (menos que 8 anos), ansiosas e dispersas. A Maria Clara, na época com 3 meses, era (e tenho notícias de que segue sendo) de uma esperteza sem medida, gulosa e grande apreciadora das mamadeiras de leite de sementes, dos sucos de luz do sol e agora das papinhas salgadas e temperadinhas.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

7 de outubro de 2019

0 respostas em "Papinhas Doces e Salgadas"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.