Pós Oficina Alim. Balanceada & Mod. Hormonal na Cozinha Efêmera

Conceição Trucom 

Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro.

Conforme combinado, segue no rodapé desta página o nosso tabelão AMIGÁVEL de germinação: imprima, plastifique e deixe num lugar bem visível da sua cruzinha!

E, seguem as informações sobre onde adquirir diversos produtos com qualidade e bons preços. Saber comprar é uma arte que precisa ser muito valorizada pelo crudivorista.

Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395, na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.

Ao lado fica o Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 220) que também é excelente para comprar sementes, frutas secas e tem me fornecido ervas e condimentos super frescos…

Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.

Lembrando que:

O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…

Meus livros, Panelas Furadas, Sinergias Óleos de Massagem, Sal de Ervas, OE Limão, Óleos Essenciais (OEs): AROMARTE 

Sobre links do site e receitas:

Texto Suco de Luz do Sol observar que o Suco de Luz do Sol se transforma em Suco Verde Selvagem quando usamos as PANCs no lugar de hortaliças mais convencionais.

Assista no TV de BEM -> Vídeos Suco Luz do Sol, REJUVELAC e BROTOS 

Além do vídeo: Alimentação Balanceada & Modulação Hormonal

Não deixe de assistir, até porque no seu rodapé temos várias receitas DEMO de Sucos Balanceados, além do delicioso MINGAU DE LINHAÇA.

Vamos aos links do Teste de Gordura Corporal

MULHERES – > https://www.docelimao.com.br/site/exercicios-cerebrais/528-feminino-calcule-seu-excesso-de-gordura-corporal.html

HOMENS – > https://www.docelimao.com.br/site/exercicios-cerebrais/529-masculino-calcule-seu-excesso-de-gordura-corporal.html

Vamos às RECEITAS

Em síntese para cada 1 xícara (chá) de carboidratos devemos balancear
com 2 colheres (sopa) se espesso, com 3 colheres (sopa) se líquido
de um preparo com sementes oleaginosas
ou leguminosas (previamente germinadas)

1) SUCO ENERGÉTICO ‘acorda leão’

Na chegada tomamos um suco energético balanceado com 5 SEMENTES germinadas e FERMENTADAS: o que chamo de bebida láctea fermentada ou YAKULT da VIDA! No caso desta receita dou o nome de ACORDA LEÃO!

Esta receita é ideal para tomar bem cedo para dar um super impulso nos pulmões e cérebro literal e o de todas as células também… Se for tomar o Suco de Luz do Sol (SLS), tome somente uns 50 ml desta bebida enquanto prepara seu suco verde. Outra opção é substituir o SLS por este, desde que se coloque nele um pouco mais de folhas verdes.


Para conhecer: topo esquerda cevadinha, alpiste e painço branco sem casca.
Abaixo 3 painços com casca: branco, vermelho e preto.

As 5 SEMENTES germinadas: painço branco, vermelho e preto + alpiste + linhaça. Um mix de ácidos graxos de cadeia curta-média + ômega-3. Coloquei as 5 JUNTAS (2 xícaras de chá total) para hidratar por 8 horas em ÁGUA SOLARIZADA. Drenei e lavei tudo numa peneira. Na sequência passei todo mundo para um frasco de vidro e acrescentei 2 litros de ÁGUA SOLARIZADA. Deixei fermentar por 24 horas, ou seja, um REJUVELAC de 5 SEMENTES e somente 1 ciclo de 24 horas.

Ingredientes para servir 2 copos: 1 copo de suco de uva integral sem açúcar (ideal fazer em casa com aquela uva preta niágara somente espremida na PF3) + 1 copo do rejuvelac + suco fresco de 1 limão + rodelas de gengibre (o ideal é ser forte no gengibre) + OPCIONAL 1 xícara (chá) de folhas verdes. Em nosso encontro não colocamos folhas, mas sugiro usar trapoeraba e hortelã (2 exemplos de PANC – ver link para cartilhas no final desta página).

Preparo 1: bater no liquidificador todas as sementes. Coar numa PF1 ou PF2 e assim obter um leite fermentado que pode ser guardado na geladeira em pequenos frascos de vidro com tampa de boa vedação. Desta forma ir consumindo puro ou saborizado conforme nossa receita do dia!

Preparo 2 (outra forma de preparo): bater no liquidificador todos os ingredientes. Coar numa PF1 ou PF2 e servir imediatamente.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O REJUVELAC pode ser preparado com apenas 1 semente, com 2 sementes e até como em nosso preparo, com várias sementes… Sempre gosto de incluir uma linhaça ou chia para ofertar ÔMEGA-3…

2) REFEIÇÃO MATINAL: SALADA DE FRUTAS COM CREME DE LEITE VIVO

As receitas doces quando 100% balanceadas e BEM combinadas NÃO GERAM fermentação INTERNA.

CREME DE LEITE VIVO – Rico em ômega 3

Mais uma receita extremamente Prática e ÚTIL da Alimentação Crua e Viva que atinge a todos os SERES Humanos, pois Creme de Leite é memória infantil, é memória de mãe, é memoria de alegria na casa… E, depois que você aprender a fazer estas versões VEGANAS, sem lactose, caseína e gordura animal, jamais irá desejar de outra forma!

Esta receita é a básica, independente se você irá usá-la no preparo de um prato doce ou salgado… A base leva 2 sementes, mas 1 é fixa: o gel de linhaça (fixa) que irá conferir a estabilidade do creme, e a castanha de caju dará a textura lisa e macia de um creme de leite, mas poderá ser usado no lugar da castanha a amêndoa (com ou sem pele), uma noz (portuguesa, macadâmia ou pecã), o girassol, o amendoim ou avelã. Lembrando: sempre previamente hidratadas e idealmente germinadas. Ver tabelão de Germinação no rodapé desta página.

Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de castanha de caju crua hidratada por 4 a 8 horas (quanto mais horas de molho + macia) + 1/2 xícara (chá) de gel (um leite bem espesso) de linhaça germinada (ideal a dourada que tem sabor mais delicado para este preparo) coado na panela furada 1 (4 colheres sopa de linhaça germinada batida no liquidificador em 2/3 xícara de água) + saborizante desejado (opções doce: frutas secas previamente lavadas e hidratadas, baunilha, canela, cardamomo, cravo, raspas da casca de frutas cítricas) + cerca de 1 xícara (chá) de água de coco-verde (interessante em receitas doces) ou água filtrada.


Extraindo o gel da linhaça: uma ordenha do BEM

Esta receita tem muitas utilidades quando podemos variar a viscosidade e a saborização – doce ou salgada – com alimentos frescos ou desidratados, condimentos e até deixar pedacinhos para conferir diferentes texturas. Você colocará a sua criatividade e digital, mas vamos para algumas sugestões…

Preparo: prepare o gel de linhaça conforme acima e reserve. Na verdade coar o gel de linhaça é opcional…

Lave o copo (ou não caso não tenha problema a presença das casquinhas da linhaça) do liquidificador. Coloque no liquidificador a castanha de caju previamente hidratada + 1/2 xícara (chá) de água potável e inicie a batida. Vá acrescentando pequenas porções de água conforme o creme vai se formando-espessando. Não adicione muita água de cada vez pois seu creme poderá ficar muito líquido. A ideia é obter um creme mais para espesso, porém liso e brilhante.

Acrescente ao creme de castanhas os saborizantes. Depois de bem homogêneo acrescente o gel de linhaça e misture com um garfo ou batedor de claras para ficar um creme bem aerado.

Com salada de frutas


Aqui usamos o trigo do terceiro rejuvelac, ou seja, isento de amido e glúten, para decorar.

Na foto abaixo montamos saladões com vegetais fermentados: verdadeiras mandalas de formas,
texturas e cores. O molho da salada foi um creme de leite vivo temperado com alho, fito sal e limão.

3) LANCHE SALGADO 

Na foto abaixo temos a pastinha de abacate num potinho de vidro e os crackers ao lado para servir como lanche ou entrada. Confira as várias receitas da massa em Crackers Detox Estilo de Vida VIVA.

Como os crackers são basicamente 50% carboidrato + 50% proteína e gordura, temos somente que caprichar na quantidade de carboidrato que os acompanha. No caso abaixo usamos um guacamole super concentrado com tomate, pepino e ervas picadas. Mas, não aparece na imagem o pratão de folhas que usamos para consumir este lanche que servimos à tarde lá no Matutu/MG.

A pasta de berinjela (um quitute da culinária árabe conhecido como babaganush) foi preparada com ela madura (bem molinha) descascada e picada em cubos e cruzida com as mãos com o nosso sal marinho com ervas e limão por cerca de 2 minutos. Na sequência foi colocada em pote de vidro com tampa e ficou em fermentação por 2 dias.

Na hora do preparo basta calcular 2 colheres (sopa) de tahine (o ideal é o cru da marca BIOPORÃ) por berinjela média (ou 1 xícara de berinjela picada antes de cruzinhar) e bater tudo no liquidificador. Esta pasta quando pronta já está balanceada. Ideal ser consumida com folhas ou crackers conforme os preparados acima.

 

4) UMA DICA RÁPIDA E PRÁTICA DE SOBREMESA OU LANCHE: CAQUI COM PEPITAS DE GIRASSOL

Como 1 caqui normal equivale a 1/2 xícara de chá, usamos 1 colher de sopa das pepitas de girassol sem casca que foi hidratado com ÁGUA SOLARIZADA por 8 a 12 horas. Para decorar usamos 4-6 uvas pequenas e folhas de poejo (um tipo PANC de hortelã).

Pense que no lugar do caqui podemos usar qualquer outra fruta da estação e no lugar do girassol qualquer outra fruta oleaginosa: castanha de caju, do Pará, gergelim, chia ou amêndoa…

5) IOGURTE DE BETA CAROTENO E ÔMEGA-3

Confira a receita completa neste link do site: https://www.docelimao.com.br/site/menu-do-assinante/receitas/1936-iogurte-de-beta-caroteno-e-omega-3.html

6) MAIONESE DE CASTANHA DE CAJU COM ERVAS

Esta receita contém basicamente proteínas e gorduras. O tanto de ervas dá uma diluída, mas é pouco para balancear. O bom é saber que maioneses (ou lasanhas) precisam de bastante folhas e legumes para ficarem maravilhosas, certo? Daí ficou fácil: para cada xícara de chá de legumes (folhas em geral nem contamos) componha com 2 fartas colheres de sopa da maionese.

A receita desta maionese será muito útil porque poderá virar montão de coisas como molho de macarronadas, recheio de lasanhas, aglutinar risotos OU cruquetes, almôndegas e hamburguinhos vivos… e por aí vamos.

 

Salada Maionese de Flores

1. Maionese de Castanha de Caju crua

Ingredientes e preparo: cubra 1 xícara (chá) da castanha de caju crua (a torrada está tri-morta e não gera leite ou maionese) com água filtrada e deixe hidratando por 8-12 horas. Drene, lave e bata a castanha + cerca de 1 xícara (chá) de água filtrada (mas pode ser rejuvelac ou kefir de água) no liquidificador. Acrescente os seus temperos como salsa, cebolinha, alho, azeitona, tomate seco, sal ou missô, enfim… esta é a sua parte: a criatividade. Depois de obtido o creme temperadinho é 100% opcional adicionar um fio de azeite extra-virgem só para aumentar o brilho.

Atenção: quanto mais tempo bater mais firme ficará a maionese. Se quiser mais firme ainda deixe na geladeira por uns 20 minutos. Mais líquida, acrescente um pouco mais de água.

2. Salada Maionese de Flores

Coloque a peça RALAR na sua processadora. Rale cerca de 6-8 flores de couve-flor + 6-8 flores de brócolis. Despeje numa bacia e acrescente: 6 azeitonas pretas picadas, 1 manga pequena picada em cubos, 3 tomates secos picados, 1 xícara de nozes germinadas (**) picadas, salsa e cebolinha picadas a gosto, tomate cereja para decorar.

3. Salada de folhas

Pique folhas de diferentes cores e tons de verde como alface americana, radichio, agrião e espinafre. Rale uma cenoura e pique em cubos 1 pequeno pimentão vermelho.

Monte todas estas cores numa saladeira. Decore com tomates cereja, salsa e cebolinha picados e castanha do pará germinada (*) ralada.

4. Molho Salada de folhas

Bata no liquidificador o suco fresco de 1 limão + suco fresco de 1 laranja pêra + 4 castanhas do pará e sal marinho a gosto. Sirva em uma molheira.

(**) Para germinar as nozes e a castanha do Pará basta deixá-las (em recipientes de vidro e separadas) de molho por 4 horas em água filtrada.

7) OS LEGUMES FERMENTADOS OU VEGIKRAUTS

Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais. Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral.

São técnicas simples e práticas de fermentação de legumes e hortaliças. Lembrando que cada técnica pode ser aplicada numa infinidade destes alimentos. Escolha o alimento, escolha a técnica e mãos à obra.

Cebola – cortada pluma (poderia ser em rodelas, quadradinhos…) – cruzida com as mãos com somente sal de ervas e limão. Deve ser consumida após um mínimo de 2 horas e máximo 6 horas se em pirex aberto. Nunca fiz em frasco fechado pois gosto dela assim mais crocante.

Chuchu ou Abobrinha – cortado em dedinhos (poderia ser em rodelas, cubinhos, ralada…) – cruzida com as mãos com missô e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por mínimo 2 horas e máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas.

Pepino japonês – cortado em rodelas (poderia ser em dedinhos ou cubinhos). Não precisa descascar pois é na casca que se concentram suas enzimas digestivas – cruzido com as mãos com missô, sal de ervas e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. Com outros pepinos não fica tão bom…

Milho verde bem tenro com alho poró em rodelinhas – marinado no missô + sal mineral com ervas + suco de limão. Colocado num frasco de vidro incolor por mínimo 2 horas, máximo 12 horas.

Repolho Branco e Roxo em tirinhas – colocado num frasco de vidro branco e incolor, compactando porém sem muita pressão. Preencher os espaços com o rejuvelac. Tampar na pressão, ou seja, trata-se de uma fermentação SEM AR. Deixar fermentando por 24, 48 ou 72 horas. Quanto mais tempo, mais cruzido ficará… Depois pode ir à geladeira e ficar até 30 dias em fermentação lenta. Atenção: não usar qualquer tempero, o que será feito quando retirado do frasco. Daí drena-se o rejuvelac (que poderá ser usado num gaspacho ou suco desde que a pessoa esteja mais acostumada com o consumo de fermentados) e coloca-se o repolho num pirex para montar a salada.


Cruzido ou prensado de rabanete somente no limão e sal mineral. Para fermentar
basta colocar em potes de vidro e deixar fermentar por 8 a 24 horas.
Acrescentamos na hora de servir sementes hidratadas de gergelim… HUMMM!


Cruzido ou prensado de abóbora japonesa (casca inclusa, sem as sementes) com gengibre.
Na hora de prensar: suco fresco de limão e sal mineral. Para fermentar
basta colocar em potes de vidro e deixar fermentar por 8 a 24 horas.

Balanceamento: Para cada xícara (chá) de carboidratos marinados ou fermentados, tomates, brotos etc. use 2-3 colheres (sopa) do molho maionese ou molho branco vivo (creme de leite vivo saborizado salgado). Ou 2 colheres (sopa) do queijo fermentado conforme imagem a seguir!

Saiba mais:

Panelas Furadas

Água Solarizada

Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais para download confira AQUI

Galeria de fotos destas Ervas ou PANCs -> AQUI

Finalmente

TABELÃO DE GERMINAÇÃO

 

0 respostas em "Pós Oficina Alim. Balanceada & Mod. Hormonal na Cozinha Efêmera"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.