Conceição Trucom
Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro.
Conforme combinado, segue no rodapé desta página o tabelão de germinação. A mini apostila com todas as receitas desta oficina também encontra-se no final da página para download. Minha sugestão é imprimi-la, cortar em A5, furar e encadernar com uma fita ou barbante.
O melhor limão é o da safra, que está barato, abundante,
suculento, brilhante, casca fina e maduro…
Bebidas terapêuticas com diferentes variedades de limão
Algumas dicas onde comprar?
Na sua cidade procure o mercado central, a zona cerealista.
Em São Paulo Capital:
Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395,
na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.
Ao lado fica o Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 220) que também é excelente para comprar
sementes, frutas secas e tem me fornecido ervas e condimentos super frescos…
Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.
O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves e animais no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves e animais sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…
Missô e Shoyo de boa qualidade: Kikushi (Praça Carlos Gomes no bairro Liberdade/SP) – DAIMARU (em super mercados) – e orgânicos com a Família Hatori
Clique nos links abaixo para saber mais:
Texto Suco de Luz do Sol observar que este suco verde se transforma em Suco Selvagem quando usamos as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) no lugar de hortaliças mais convencionais.
Assista a todos estes vídeos no TV de BEM com a Natureza:
Vídeos Suco Luz do Sol, Rejuvelac e BROTOS
TAMBÉM: Vídeo Oficina Suco Verde Selvagem
Texto Vitamina da Lua
Vídeo Leite e Vitamina de Linhaça
Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais para download confira AQUI
Vídeos – Valdely Kinupp & as PANCs
VAMOS AOS QUEIJOS?
Assista ao vídeo da Oficina de Queijos Vivos no Sexto Festival de Cozinha Vegetariana
Mais receitas de MASSA clique no link abaixo:
Crackers Detox Estilo de Vida VIVA
Queijo frescal sobre crackers (mesma massa do rocambole)
Breve teremos um vídeo – na página do assinante –
de preparo do QUEIJO FRESCAL
Para conseguir queijos firmes veganos, daqueles de cortar com faca em fatias, é preciso usar um recurso, que é o agar-agar. Uma gelatina de origem vegetal, porque extraída de algas.
Mas o agar-agar para ter boa eficiência precisa ser um isolado, um extrato de algas com elevada concentração desta ‘gelatina’, uma espécie de colágeno vegetal.
A gelatina convencional que todos conhecemos é de origem animal, basicamente um ‘colágeno’ ou uma proteína bastante presente nos ossos, por isso chamada de osseína. Ela gelifica somente em temperaturas bem baixas, por isso, após dissolvidas no fogo (sem deixar ferver), precisam permanecer na geladeira até a hora de servir. Se tirar da geladeira elas derretem com a temperatura ambiente…
Já o agar-agar, além da vantagem de ser de origem vegetal (algas são as folhas do fundo do mar), funde a 85 graus Celsius, portanto não precisam da geladeira para manter sua FIRMEZA. E quando mantemos o queijo fora da geladeira, ele segue firme para cortar, espatular.
Mas, para nós crudivoristas, causa um problema: precisamos do fogo, de ferver o agar-agar em água por uns 3 minutos, para que dissolva bem e resulte na firmeza dos queijos que iremos preparar.
Contudo, sejamos criativos e pense que existe um meio termo, que é dissolver o agar-agar com a tal fervura por 3 minutos, mas na hora de adicionar às nossas sementes, que foram previamente germinadas, resfriamos a solução de agar-agar até uns 45-50 graus, e assim evitamos de super aquecer todos os ingredientes que desejamos sigam vivos.
A receita básica é: 1 xícara (chá) da semente oleaginosa escolhida, que após hidratar por 8-12 horas vira cerca de 1,5 xícara (chá) de volume + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 5 gramas de agar-agar/200 ml água para dissolver + 1 colher (sobremesa) de levedura nutricional + 1/2 xícara (chá) de rejuvelac ou kefir de água + 1 colher (chá) de sal marinho. Opcional: alho, ervas, pimenta, etc.
Preparo: derreta o agar-agar no fogo por uns 3 minutos em fervura e deixe esfriar até que o dedo suporte sem queimar. Enquanto esfria, bata no liquidificador as sementes germinadas, o suco fresco do limão, o rejuvelac, o sal e a levedura. Depois de bem cremoso e batido, acrescente o agar-agar derretido (lentamente no vórtex) e bata rapidamente até uma textura o mais lisa possível. Transfira RAPIDAMENTE para uma forma e deixe na geladeira por uns 20-30 minutos, desenforme e sirva.
Servido na hora ainda não é um queijo. Mas após 12-24 horas na geladeira certamente será um queijo frescal. E se estiver tampado, dura até 7 dias na geladeira. Vamos a algumas de nossas – Mônica Campos e eu – experiências e degustações:
QUEIJO DE NOZ MACADÂMIA Servido com marinado de rabanete e maçã verde.
QUEIJO DE GIRASSOL
Ficou muito saboroso e bem aerado…
Queijo frescal sobre folhas crocantes. No topo um de nossos CRUMESÕES!
Esse é de amêndoa com um tequinho de cúrcuma!
VAMOS AOS MARINADOS?
OS VEGETAIS FERMENTADOS = VEGIKRAUTS
Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais. Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral.
São técnicas simples e práticas de fermentação de legumes e hortaliças. Lembrando que cada técnica pode ser aplicada numa infinidade destes alimentos. Escolha o alimento, escolha a técnica e mãos à obra.
Cebola – cortada pluma (poderia ser em rodelas, quadradinhos…) – cruzida com as mãos com somente sal de ervas e limão. Deve ser consumida após um mínimo de 2 horas e máximo 6 horas se em pirex aberto. Nunca fiz em frasco fechado pois gosto dela assim mais crocante.
Chuchu ou Abobrinha – cortado em dedinhos (poderia ser em rodelas, cubinhos, ralada…) – cruzida com as mãos com missô e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por mínimo 2 horas e máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas.
Pepino japonês – cortado em rodelas (poderia ser em dedinhos ou cubinhos). Não precisa descascar pois é na casca que se concentram suas enzimas digestivas – cruzido com as mãos com missô, sal de ervas e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. Com outros pepinos não fica tão bom…
Milho verde bem tenro com alho poró em rodelinhas – marinado no missô + sal mineral com ervas + suco de limão. Colocado num frasco de vidro incolor por mínimo 2 horas, máximo 12 horas.
Repolho Branco e Roxo em tirinhas – colocado num frasco de vidro branco e incolor, compactando porém sem muita pressão. Preencher os espaços com o rejuvelac. Tampar na pressão, ou seja, trata-se de uma fermentação SEM AR. Deixar fermentando por 24, 48 ou 72 horas. Quanto mais tempo, mais cruzido ficará… Depois pode ir à geladeira e ficar até 30 dias em fermentação lenta. Atenção: não usar qualquer tempero, o que será feito quando retirado do frasco. Daí drena-se o rejuvelac (que poderá ser usado num gaspacho ou suco desde que a pessoa esteja mais acostumada com o consumo de fermentados) e coloca-se o repolho num pirex para montar a salada.
Cruzido ou prensado de rabanete somente no limão e sal mineral. Para fermentar
basta colocar em potes de vidro e deixar fermentar por 8 a 24 horas.
Acrescente na hora de servir sementes hidratadas de gergelim… HUMMM!
Cruzido ou prensado de abóbora japonesa (casca inclusa, sem as sementes) com gengibre.
Na hora de prensar: suco fresco de limão e sal mineral. Para fermentar
basta colocar em potes de vidro e deixar fermentar por 8 a 24 horas.
Assista também estes vídeos:
Limão x Vinagre – Qual a diferença?
FAÇA AQUI O DOWNLOAD DA SUA MINI APOSTILA DO LIMÃO
CLIQUE NO LINK ABAIXO
Aromaterapia: Óleos de Massagem
TABELA DE GERMINAÇÃO
Esta é uma tabela o mais amigável possível já que são muitos dados para tabelar. Entretanto, apesar de conter a experiência prática de crudivoristas que vivem na região sudeste do Brasil, trás referências importantes sobre as várias formas de germinar e brotar as principais sementes disponíveis, conhecidas e testadas.
Separei por tipos de sementes: oleaginosas, cereais, leguminosas e ervas-hortaliças, porque penso que facilita bastante o entendimento e a percepção dos tipos que guardam semelhanças… É só clicar no link:
Eu pedi forças… e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.
Eu pedi sabedoria… e Deus deu-me desafios para resolver.
Eu pedi prosperidade… e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem… e Deus deu-me obstáculos para superar.
Eu pedi amor… e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores… e Deus deu-me oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi… mas eu recebi tudo que precisava…
Olha só o que envio de luzinhas verdes pulsantes para cada um de vocês…
Seriam os limões tão verdinhos por serem gratos em poder
oferecer tantas coisas maravilhosas e necessárias à humanidade?
Para finalizar uma canção-mantra para você praticar e celebrar, de autoria do músico
do cerrado Paulo Coração que compôs este mantra: GRATIDÃO…
Uma sugestão: enquanto ouve, dance e pense em tudo que tens para agradecer!
EU AGRADEÇO: quem canta seus males espanta, quem dança 1000 vezes mais!
http://www.docelimao.com.br/videos/Eu-Agradeco.mp3
Achei que ia esquecer?
RECEITA BARRINHAS DE SEMENTES
Ingredientes: 1 xícara (chá) de semente crua (na verdade assada) de castanha de caju, 1 xícara (chá) de semente de girassol sem casca, 1 xícara (chá) de semente de gergelim, 1,5 xícara (chá) de tâmara sem caroço e picada.
Saborizantes: raspas casca de limão, suco de 1/2 limão, canela e cravo em pó a gosto.
Preparo: processar tudo até dar a liga e montar no formato que desejar. Não precisa desidratar.
Segredinhos: 1) não esquecer do suco fresco de limão que irá dar validade às barrinhas de até 1 mês na geladeira e 2) Se partirmos das sementes pré-germinadas teremos que desidratar para termos validade de 1 mês. Caso contrário a validade será de apenas 1-2 dias.
Refeição Matinal: beberagem, suco selvagem e mingau de linhaça!!!
Olha só a mestra ensinando a preparar e tomar um cafezinho!!!
0 respostas em "Pós DETOX do LIMÃO"