Pós Oficina Laticínios VIVOS : Sobremesas Lácteas

Conceição Trucom 

Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro.

Conforme combinado, segue no rodapé desta página o tabelão de germinação (arquivo em pdf).

Onde comprar?

Saber comprar é uma arte que precisa ser muito valorizada pelo crudivorista. Valorizar os bons produtores e comerciantes passa a ser SEU PATRIMÔNIO, ajudando socialmente a construir redes de troca e consumo consciente.

Algumas Dicas em São Paulo/SP:

Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395, na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.

Ao lado fica o Armazém São Vito (Av. Mercúrio, 220) que também é excelente para comprar sementes, frutas secas e tem me fornecido ervas e condimentos super frescos…

Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.

O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…

Sementes de hortaliças: www.alfafa.com.br – 43 3532.4411 (Tangará/PR)

Meus livros, Panelas Furadas, Sinergias Óleos de Massagem, FITO-Sal de Ervas, OE Limão, Kit Panificação:
Na loja virtual da AROMARTE

Sobre links do site e receitas de Leites e Vitaminas VIVAS:

Texto Suco de Luz do Sol observar que o Suco de Luz do Sol se transforma em Suco Verde Selvagem quando usamos as PANCs no lugar de hortaliças mais convencionais.

Vídeo Leite e Vitamina de Linhaça


IOGURTE GREGO DE COCO

Tradicionalmente, o iogurte grego é feito com a remoção do soro de leite (o líquido que separa após o leite coalhado). O resultado final é um iogurte intermediário entre os leites fermentados tradicionais (iogurtes e iogurtes de beber) e os queijos não maturados e mais cremosos como o petit suisse (danoninhos e chambinhos).

Na versão vegana nosso grego é integral e o excesso de umidade é absorvido pelo ágar-ágar para manter a textura mais firme e cremosa. No caso, estamos usando o leite de coco seco previamente germinado, mas podemos partir de qualquer leite de oleaginosa como amêndoa, castanha de caju, macadâmia ou mesmo de girassol.

Vamos à prática!

 
Ágar-ágar e sua dissolução à quente por 3 minutos.


Melado de cana orgânico. Poderia ser melado de cacau ou de caju.


500 ml de leite de coco seco previamente germinado e coado.


Kefir de água fermentação de 24 horas.

Ingredientes: 500 ml de Leite de coco seco germinado e coado numa PF1, 100 ml de KEFIR de Água – Conceitos e Receita Básica (opção: rejuvelac), 1 colher (sopa) de ágar-ágar (só funciona o importado), dissolvido em 100 ml de água, 1 colher (sobremesa) de melado de cana orgânico, 1 colher (sobremesa) de suco fresco de limão. Saborizantes que desejar: essência de baunilha, por exemplo, gera um grego bem neutro, aromático e saboroso.

Opções: prepare leites mais encorpados – sempre coados numa PF1 – de castanha do Pará, amêndoa, macadâmia, girassol ou castanha de caju. E transforme em iogurtes gregos MARAVILHOSAMENTE delicados e deliciosos.

Preparo: numa panelinha de ágata ou cerâmica, usando uma espátula de bambu ou silicone, dissolva o ágar-ágar na água sob fervura em fogo lento por 3 minutos.

Após dissolvido, deixe esfriar por uns segundos enquanto bate no liquidificador o leite, o kefir, o melado e o saborizante desejado.

Com o liquidificador ligado, acrescente o ágar-ágar recém dissolvido bem no vortex para que resfrie imediatamente, sem dar tempo de aquecer demasiado o leite e os probióticos do kefir.

Transfira rapidamente para frascos de vidro limpos e com boca larga e tampas de boa vedação. Envolva-os em panos de prato para mantê-los quentinhos e deixe em fermentação por cerca de 4-6 horas. Depois é só servir ou manter na geladeira por até 48 horas.

CREME DE PAPAIA COM CALDA DE MORANGO

Quando era empresária e tinha reuniões em restaurantes super chiques e caros, minha sobremesa era sempre Papaia com Cassis (um tipo de licor). Esta sobremesa, embora use uma fruta bem saudável (principalmente se for orgânica), leva muito sorvete de creme, lotado de lactose, açúcar e zilhões de aditivos como espessantes, aromatizantes e edulcorantes… AFE, AVE Maria! Felizmente sigo viva, hehe!

Daí, nada mais justo que ao criar receitas com os laticínios vivos esta venha como inspiração máxima!  Vamos ver como fica? Garanto, não deve nada, ao contrário: muito SUPERIOR!

Ingredientes creme: 1 mamão papaia médio descascado e picado (cerca de 2 xícaras), 1 xícara (chá) da polpa flexível do coco verde, 2 colheres (sopa) de castanha de caju crua e BEM hidratada (drenar a água da hidratação), no vídeo usei 4 colheres (sobremesa) de uva passa branca, previamente lavada e hidratada em água filtrada (ou solarizada), 2 colheres (sobremesa) desta água) e 1 xícara (chá) de água de coco verde.

Ingrediente calda vermelha: 5-6 morangos bem vermelhos e maduros (os orgânicos são mais doces sabe?) picadinhos em cubinhos bem pequeno, 1 colher (sobremesa) de melado de cana (ideal orgânico), gotas de suco fresco de limão.

Feliz de quem vive próximo de regiões produtoras de coco-verde!

Feliz de quem tem mercados centrais que recebem diariamente coco-verdes dos pólos produtores, como é o caso de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro.

Mas, mais feliz ainda é quem tem pés de coqueiro na sua casa, na casa da mãe, da tia, do vizinho…

DANONINHO DE GOIABA VERMELHA

Por Aline Chaves – Panelas de Capim

Agora, chegou a vez das goiabas! Os nossos araçás-guaçus…. Ah! Esses frutos nativos das Américas têm pra mim muito gosto de infância.

Havia duas goiabeiras lindas no quintal da minha avó Neide. Ainda me lembro do meu avô, Seu Paulo, subindo nas árvores para me dar goiabas de presente (saudades).

Um dia desses, fiz umas misturas e apareceu um danoninho de goiaba. Quer saber como ficou?

Muito booooooooommmmmmmmmmmmmmm

Esta receita tem rejuvelac nos ingredientes, que é uma fermentação produzida a partir de cereais germinados (para aprender como fazer, clique aqui). O legal do rejuvelac é que ele dá um ar de iogurte ao creme de goiaba e fica igualzinho ao danado do danoninho… aqui ele vale por um beijinho, rs.

Pitaco Conceição Trucom: usei na nossa oficina o rejuvelac de trigo sarraceno de segundo ciclo, mas o ideal seria o de terceiro ciclo, porque mais fermentado.

Caso você não tenha rejuvelac às mãos, use a mesma receita (apenas acrescente mais 1 maçã para obter o líquido em que as passas claras ficarão de molho). Sem rejuvelac não é o mesmo efeito e afeto, mas tá valendo!

Ingredientes: 2 goiabas médias bem maduras + 1 maçã + 1/2 xícara (chá) de amêndoas germinadas na água (sem a pele) + 1/2 xícara (chá) de passas claras + sementes e rejuvelac de terceiro ciclo. Obs: é possível trocar as amêndoas por amendoim germinado no ar.

Preparo: está com seu rejuvelac na mão? Então, comece batendo no liquidificador as sementes fermentadas de trigo germinado que ficam no fundo terceiro rejuvelac com a maçã. Bata com apenas um pouco do líquido do rejuvelac (para não ficar aguado).

Coe a mistura numa Panela Furada 1 (voil). Agora, deixe as passas claras hidratarem neste líquido coado. Uns 20 minutos tá bom!

Enquanto as passas hidratam… Pegue as duas goiabas e tire o sumo em uma Panela Furada 3, conforme imagens abaixo.

Coe e aperte bem as goiabas dentro do tecido!

Este tecido possui a linda tecnologia de retirar o sumo fresco das goiabas,
pois consegue separá-lo das suas sementes! 

Agora, junte tudo no liquidificador: as passas hidratadas, o líquido
de maçã com rejuvelac e as sementes germinadas
(amendoim ou amêndoas) descascadas…

Bate tudo e bate bem… que vai deixar qualquer danoninho no chinelo!!!

Pode acreditar…com carinho e paz de espírito!

Aline Chaves: Pesquisadora dos ciclos alimentares e alquimista de vegetais vivos.

CREME DE LEITE VIVO

As receitas do que ensinamos e degustamos foram todas 100% balanceadas
e BEM combinadas para não gerar fermentação INTERNA.

CREME DE LEITE VIVO – Rico em ômega 3

Esta receita é a básica, independente se você irá usá-la no preparo de um prato doce ou salgado… A base leva 2 sementes, mas 1 é fixa: o gel de linhaça que irá conferir a estabilidade do creme, a castanha de caju dará a textura lisa e macia de um creme de leite, mas poderá ser usado no lugar da castanha a amêndoa (com ou sem pele), uma noz (portuguesa, macadâmia ou pecã), o girassol, o amendoim ou avelã. Lembrando: sempre previamente hidratadas e idealmente germinadas.

Ingredientes:
– 1 1/2 xícara (chá) de castanha de caju crua hidratada por 4 a 8 horas (quanto mais horas de molho + macia);

– 1/2 xícara (chá) de gel (um leite bem espesso) de linhaça germinada (ideal a dourada que tem sabor mais delicado para este preparo) coado na panela furada 1 (2 colheres sopa de linhaça germinada batida no liquidificador em 2/3 xícara de água);

– saborizante desejado (doce ou salgado). Opções doce: frutas secas previamente lavadas e hidratadas, baunilha, canela, cardamomo, cravo, raspas da casca de frutas cítricas… Opções salgada: azeitonas, ervas frescas, tomate seco, alho, cebola, gengibre, pimentas.

– cerca de 1 xícara (chá) de água de coco-verde (interessante em receitas doces) ou água filtrada.


Extraindo o gel da linhaça: uma ordenha do BEM

Esta receita tem muitas utilidades quando podemos variar a viscosidade e a saborização – doce ou salgada – com alimentos frescos ou desidratados, condimentos e até deixar pedacinhos para conferir diferentes texturas. Você colocará a sua criatividade e digital, mas vamos para algumas sugestões…

Preparo: prepare o gel de linhaça conforme acima e reserve. Na verdade coar o gel de linhaça é opcional…

Lave o copo (ou não caso não tenha problema a presença das casquinhas da linhaça) do liquidificador. Coloque no liquidificador a castanha de caju previamente hidratata + 1/2 xícara (chá) de água potável e inicie a batida. Vá acrescentando pequenas porções de água conforme o creme vai se formando-espessando. Não adicione muita água de cada vez pois seu creme poderá ficar muito líquido. A ideia é obter um creme mais para espesso, porém liso e brilhante.

Acrescente ao creme de castanhas os saborizantes. Depois de bem homogêneo acrescente o gel de linhaça e misture com um garfo ou batedor de claras para ficar um creme bem aerado.

IMPORTANTE: a proporção de creme de castanhas para gel de linhaça deverá ser de 4:1, 3:1 ou máximo 2:1. Isso quer dizer que o máximo de gel de linhaça será de 33%. E o mínimo 20%. Menos que 20% de gel de linhaça não irá estabilizar a viscosidade da emulsão e mais que 33% o sabor da linhaça irá interferir muito na saborização…

Com salada de frutas

OPÇÕES de preparo…

Cobertura de BOLO ou TORTAS doces: bata no liquidificador o creme de leite vivo obtido acima com + 3 colheres (sopa) de melado de cana (ideal orgânico da marca SuperBom) + 3 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar (ideal orgânico) ou nibs de cacau previamente hidratado por 30 minutos ou alfarroba em pó + 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão.

Espalhe por toda a superfície do bolo (idealmente vivo) e decore com frutas frescas. Coloque na geladeira para descansar pelo menos 3 minutos.

IOGURTE VIVO

Para esta receita de Creme de Leite Vivo virar um Iogurte VIVO basta colocar a receita pronta – saborizada doce ou NATURAL – em uma garrafa de vidro (de boca larga com tampa de boa vedação), encher até o gargalo e deixar fermentando NA GELADEIRA por 8 a 24 horas. Mais que 24 horas poderá resultar num sabor mais ácido OK?

MOLHO BRANCO

A mesma receita do Creme de Leite Vivo pode ser saborizada com alho fresco, gotas de limão, sal mineral e um toque de pimenta a gosto. Mas pode-se usar tomate seco, azeitonas verde ou preta, curry, páprica, gengibre… Enfim, sua criatividade e digital é muito importante.

 Assista agora no TV de BEM com a Natureza 3 – Rejuvelac – tudo sobre o preparo desta BEBIDA FERMENTADA

CREME VIVO DE MANGA

Para comer sozinho como uma mousse geladinha ou acompanhando saladas de frutas, granolas vivas, sorvetes e até na cobertura de bolos e cookies vivos! Use outras frutas frescas da estação… Crie e abuse!

Ingredientes: 1 manga palmer, tomy ou espada bem madura (ideal bem geladinha), 2-3 colheres (sopa) de chia. Opcional: caldo de 1/2 limão ou 1 colher (sopa) de suco puro de maracujá.

Preparo: descasque a manga e pique em cubos grandes. Coloque junto com a polpa do maracujá na PF2 ou PF3 para extrair o sumo. Coe sobre uma tijela de vidro. Acrescente a chia e aguarde a formação do creme por uns 5-10 minutos. Caso a sua chia não encorpe bem, adicione mais 1 colher de sopa, porque tem que ficar uma textura de creme-molho-mousse.

Saiba MAIS

Panelas Furadas

Água Solarizada

Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais para download confira AQUI

Finalizando, o texto sobre os Perigos de se automedicar com bicarbonato de sódio

Finalmente

–> TABELÃO DE GERMINAÇÃO

16 de outubro de 2019

0 respostas em "Pós Oficina Laticínios VIVOS : Sobremesas Lácteas"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.