Conceição Trucom
Texto que escrevi sobre os Ensinamentos da Cabala, faz uns 8 anos e, me emocionei, me fortaleceu, me fez sentir melhor…
“Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo escutar,
o terceiro registrar, o quarto praticar, o quinto ensinar.”
Rabi Salomon Ibn Gabirol – Século XI – Espanha
Pró-ativo e Reativo são duas palavras codificadas para definir a natureza da Luz e a do Receptor respectivamente. Pró-ativo revela a natureza daquele que busca viver na LUZ e Reativo revela a natureza do que busca se acomodar nas sombras da ilusão.
“Pró” é um prefixo que traz a idéia de avanço. “Re” é um prefixo que lembra algo que precisa ser repetido. Bons exemplos: a Luz e a Informação são movimentos Pró-ativos, porque proporcionam uma sintonia com a força que causa o processo de criação.
Assim, para sair deste automático, precisamos ser menos “densos” e, por livre-arbítrio e determinação, entrarmos em sintonia com a Luz, vibrarmos a cada dia numa freqüência mais “iluminada”. Desta forma, poderemos, conscientemente, e não automaticamente, transformarmos nossa natureza Reativa em Pró-ativa.
Quando Reativos, somos o efeito, os meros receptores, na periferia da “Roda da Fortuna” estamos ao mercê dos altos e baixos da vida (da roda), sem poder realizar comandos assertivos ou lúcidos. Ou seja, falta a força do centro, do eixo para Pró-ativar os comandos da Luz e boas semeaduras. O comportamento Reativo acredita que tudo que nos acontece tem um culpado externo. Neste campo, não faltam espaços para a ira, a frustração, a mágoa, a culpa e as doenças.
No comportamento Reativo abundam as necessidades de sedação com excesso de drogas como o açúcar, chocolate, café, álcool, comida, sexo, tarjas negras e tantas outras. Todos sintomáticos: falta verdade, clareza e Luz. Se a necessidade destas drogas são condição de prazer e felicidade, só elas conferem sensações de bem-estar, então elas são a luz(???) e você é justamente o efeito. O alívio e a sensação de bem-estar que tais hábitos provocam serão extremamente temporários, logo chegarão as emoções de tristeza, ansiedade, melancolia e depressão. Ou seja, onde está a luz?
Pois bem, crescer dá trabalho! Assumir a nossa essência de Luz é A MISSÃO! Ser Pró-ativo é o grande começo deste resgate de sintonia com a Criação. Não devemos agir ou funcionar segundo estímulos externos, pois seremos mero efeito e não a causa. As forças externas são a periferia da “Roda da Fortuna” e neste local perdemos o controle nossos sentimentos e corpos mentais.
Ser Pró-ativo “vive” o autoconhecimento e busca transformações internas. O espírito evoluído sabe que tudo o que lhe acontece é resultado das suas atitudes e pensamentos. Um futuro alinhado com a Criação é a conseqüência. Buscar todos os santos dias de Deus pela sintonia com a Luz, a clareza, o despertar e a verdade, é a semeadura do sábio!
TODOS OS DESAFIOS TESTAM A NOSSA PRÓ-ATIVIDADE
Em termos nucleares, existem três forças cósmicas que são materializadas como prótons, elétrons e nêutrons, as partículas subatômicas encontradas no átomo. Para uma melhor compreensão da essência espiritual e da dinâmica de como podemos entender os desafios (ou carmas), usaremos como analogia a lâmpada comum. Em uma lâmpada doméstica comum, essas três forças se manifestam como pólo positivo, pólo negativo e o filamento ou resistência, como neutro, que separa o positivo do negativo criando um circuito de energia que gera a luz que ilumina nossas casas. Sem essa resistência, a energia negativa conectada diretamente à positiva causaria um curto-circuito. Uma emissão momentânea de luz muito forte ocorreria, mas rapidamente se esvairia, queimando a lâmpada e deixando a escuridão em seu lugar.
Temos então:
– O pólo negativo da lâmpada – nosso Desejo de Receber (ganhar e jamais perder), o qual se refere ao condutor da ambição e motivação que nos ajuda a atingir o conhecimento, o sucesso e a prosperidade;
– A resistência da lâmpada – significa resistir ao crescimento, às mudanças, ao desejo de manter o conhecimento, a prosperidade e o sucesso para nosso único e egoístico benefício;
– O pólo positivo da lâmpada – a transformação do Desejo de Receber para si mesmo num Desejo de Receber com o objetivo de Compartilhar com os outros. Enxergar, escutar e sentir o outro = inteligência emocional.
Nenhuma diferença portanto com a lâmpada que utiliza suas três forças internas para gerar Luz.
A humanidade precisa incorporar essa visão da lâmpada para criar um circuito espiritual de energia com o propósito de gerar luz para o mundo inteiro.
Precisamos perceber que TODOS OS DESAFIOS que acontecem em nossas vidas são RESISTÊNCIAS que, se usadas como oportunidades para crescer, aprender e gerar Luz (evolução = expansão = consciência cósmica), estaremos atuando de forma Pró-ativa.
A falha nesse objetivo, ou seja, entender os desafios como problemas e fugirmos deles, causará um enorme curto-circuito deixando o mundo interno e espiritual na escuridão. Qualquer forma de negatividade, rigidez, ódio ou aversão, são meras falta de luz espiritual. Serão sempre vivenciadas como condutas Reativas. Como sair da conduta Reativa? Afinal, para mudarmos os resultados temos que trabalhar na origem (sentir e pensar) e transformar a ação. Não conheço recurso melhor que a MEDITAÇÃO.
Meditar sobre a Ação. MEDITAR É PRECISO! O verdadeiro significado da Cabala é recebimento. Vem do verbo “cabal”, receber em hebraico, e refere-se à capacidade que temos de receber conhecimento, sabedoria, compreensão e luz.
0 respostas em "Qual a diferença entre ser Pró-ativo e Reativo?"