Conceição Trucom
Fui convidada para ser entrevistada pela Cátia Fonseca no programa Mulheres da TV Gazeta.
O tema? Limão, é claro! Nada como falar de leveza e luz, pois esta fruta é absolutamente solar, quando nos desintoxica, alegra e ilumina, física e emocionalmente, sempre.
Porém, minha abordagem foi o consumo do limão com foco na digestão, aliás, tema do Boletim Doce Limão Janeiro 2009 – Desintoxicar & Emagrecer dos fardos e lastros.
Muitas pessoas me perguntam se o limão emagrece e minha resposta é sempre: o limão é um aliado de todo o sistema digestivo, motivo pelo qual além de muitos outros benefícios, ele interfere positivamente no emagrecimento sim.
O fato é que: toda pessoa que tem excesso de gordura corporal é CERTEZA que não digere bem. Portanto, ao acordar o fogo da digestão, o emagrecimento e desintoxicação serão consequência natural.
Assim, minha sugestão é prepararmos receitas que ACORDEM A BOA DIGESTÃO: seja no estômago, no fígado, vesícula ou intestinos.
Para consumir em jejum – 20 a 30 minutos antes da refeição matinal:
Suco desintoxicante: 1 xícara de manga em cubos + 1 maçã em cubos (com casca – sem sementes) + suco fresco de 1 limão maduro + 1/2 maço de hortelã (folhas e talos) + 2 colheres (sopa) de semente germinada (girassol ou linhaça, etc.). Acrescente um mínimo de água. Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente.
Nota: saiba como germinar sementes Como germinar sementes?
Receita milenar da Medicina Hindu: super simples, regula o metabolismo em geral (intestinos, pressão, vitalidade, resistência, etc.). Esprema o suco fresco de 1 limão em meio copo de água filtrada idealmente morninha. Dica para iniciante: adicione + 1 colher (sopa) de suco concentrado de uva natural (sem açúcar) ou use água de coco no lugar da água filtrada.
Para consumir ao longo do dia e após as refeições:
Chá Digestivo e Desintoxicante. Perdemos este hábito, este ritual, de celebrar o final das refeições com um chá digestivo, que é um excelente aliado da digestão e desintoxicação, principalmente quando as refeições não são 100% saudáveis. Lembrando que o propósito não é seguir com uma alimentação ruim e usar o chá como panacéia de neutralização. Meu propósito é que as pessoas estimulem e se conheçam quando a digestão verdadeira acontece. Lembrando também que a digestão não é algo que acontece somente com os alimentos. Precisamos otimizar a digestão de nós mesmas, dos nossos sucessos e fracassos, como também de todas as nossas relações.
Ingredientes: misture 50 gramas de cada uma das seguintes ervas secas – carqueja doce (opção: carqueja comum, porém o chá terá sabor mais amargo), hortelã, dente de leão, camomila, erva-doce, capim-limão e boldo do Chile. Coloque em um frasco de vidro com tampa e mantenha em local fresco e sombreado.
Preparo: coloque 1 litro de água filtrada para ferver. Corte 1 limão médio INTEIRO em rodelas (casca + polpa + sementes se tiver – serve qualquer variedade desde que o limão esteja maduro). Segundos antes de iniciar a fervura da água acrescente o limão fatiado e 1 colher (sopa) da mistura das 7 ervas. Desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe em infusão por 10 minutos. Tome este chá (morno ou fresco) ao longo do dia como se fosse água.
Tratamento: consuma este chá por 1 mês. Dê um intervalo de 1 semana e repita o tratamento. Este chá pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.
Para consumir no almoço:
Receita indiana do picles de limão, onde a casca é fermentada no seu próprio suco. Com apenas 1 pequeno pedaço deste picles, integrado com a refeição do almoço, acorda-se o fogo da digestão, tratando todas as dificuldades do sistema digestório. Confira a receita aqui
Para quem come na rua:
Receita indiana do Pó digestivo ou Chooran:
Uma receita super simples, preparada com ervas digestivas e suco de limão que a pessoa pode levar na bolsa e usar em sucos, saladas, sanduíches, etc.; principalmente quando está na rua ou comendo algo não muito saudável. Confira a receita aqui
Alguns truques:
Só em último caso – se você não consegue parar de comer mesmo quando já está satisfeita -, experimente tomar 1/2 ou 1 copo de suco desintoxicante uns 20 minutos após a refeição. Ele irá acelerar a digestão e cortar a compulsão.
Importante lembrar – os sucos desintoxicantes devem ser preparados com vegetais crus, frescos e maduros (idealmente orgânicos), devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo e não devem conter açúcar.
Leia mais em: Dicas para alimentar-se bem
2 respostas em "Receitas Digestivas e Desintoxicantes"
Deixe sua mensagem
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Essa receita ñ tem em pdf são receita eu queria todas
Não temos…