Conceição Trucom
Agradeço a participação de todos e espero que tudo que vivenciaram neste fim de semana contribua bastante na sua busca por + Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar e, torço por um novo encontro no futuro.
Conforme combinado, segue abaixo as receitas do nosso encontro com os Lanches Detox de Verão.
E, seguem as informações sobre onde adquirir diversos produtos com qualidade e bons preços. Saber comprar é uma arte que precisa ser muito valorizada pelo crudivorista.
Sementes, frutas secas e ervas: Cerealista Arroz Integral – 11 3227-0453 / 3313-4395, na Av. Mercúrio, 216, Brás, Zona Cerealista de São Paulo. O gerente é o Sr. Renato.
Mas, circule pelo bairro porque tem muitas lojas interessantes, principalmente de ervas, condimentos e sementes. Procure conhecer os gerentes, pegue nos produtos, experimente, enfim, seja um consumidor presente e consciente.
Lembrando que:
O girassol com casca, aveia integral, linhaça, alpiste e painço podem ser adquiridos em casas de aves, desde que não haja comercialização de aves no mesmo local. Isso porque a higiene precisa ser total e com aves sempre poderá ocorrer contaminação pelas fezes e asas voando…
Óleos Essenciais (OEs), Óleos Vegetais e Sinergias da Aromaterapia: Loja Virtual Doce Limão.
Sobre links do site e receitas:
Texto Vitamina da Lua + Vídeo Leite e Vitamina de Linhaça
Panelas Furadas + Água Solarizada
Receita Cup cake Vivo de cenoura
Ingredientes bolo: 2 xícaras (chá) de cenoura picada (ideal a orgânica que é mais doce), 1 xícara (chá) de coco germinado (coco seco em água por 7 a 10 dias), 2 xícaras (chá) de castanha de caju crua SEM hidratar, 1 xícara (chá) de uva passa branca (ou tâmara picada. Pode ser uva passa preta mas é menos doce daí precisará usar mais), rodelas de gengibre fresco, canela e baunilha a gosto, 1 pitada de sal marinho.
Preparo bolo: coloque na lâmina ‘S’ do processador o coco e rale bem. Adicione a cenoura + gengibre e rale bem. Adicione as passas e triture bem. Por último acrescente a castanha de caju e os temperinhos.
Coloque a massa nas forminhas e desenforme já no pratinho onde será servido. Mas é opcional dar uma desidratada prévia no sol ou no forno desligado. Mas confesso: não precisa, é delicioso assim…
Mas podemos servir com uma calda de frutas frescas…
Ingredientes creme de manga: 1 manga palmer, tomy ou espada bem madura (ideal bem geladinha), 2-3 colheres (sopa) de chia. Opcional: sumo fresco de 1 limão médio ou de 2 maracujás médios.
Preparo: descasque a manga e pique em cubos grandes. Bata no liquidificador com o suco cítrico até um creme espesso. Acrescente a chia e aguarde a formação do creme por uns 5 minutos. Caso a sua chia não encorpe bem, adicione mais 1 colher de sopa, porque tem que ficar uma textura de creme-molho para decorar o cup cake.
Montagem: uma vez o cup cake colocado no prato em que será servido, jogue 2 colheres (sopa) do creme de manga por cima e decore com lascas do coco germinado ou folhas de hortelã ou como na foto abaixo, coloquei uma uva Grimson sem semente. Mas pode ser um morango, amora ou mesmo uma uva passa!
No nosso caso fizemos pequenas bolinhas amassadas e servimos com o creme de frutas!!!
E todos ficaram querendo MAIS!!!
SALADA DE FRUTAS COM CREME DE LEITE VIVO
As receitas do que ensinamos e degustamos foram todas 100% balanceadas
e BEM combinadas para não gerar fermentação INTERNA.
CREME DE LEITE VIVO – Rico em ômega 3
Esta receita é a básica, independente se você irá usá-la no preparo de um prato doce ou salgado… A base leva 2 sementes, mas 1 é fixa: o gel de linhaça que irá conferir a estabilidade do creme, a castanha de caju dará a textura lisa e macia de um creme de leite, mas poderá ser usado no lugar da castanha a amêndoa (com ou sem pele), uma noz (portuguesa, macadâmia ou pecã), o girassol, o amendoim ou avelã. Lembrando: sempre previamente hidratadas e idealmente germinadas. Ver tabelão de Germinação no rodapé desta página.
Ingredientes:
– 1 1/2 xícara (chá) de castanha de caju crua hidratada por 4 a 8 horas (quanto mais horas de molho + macia);
– 1/2 xícara (chá) de gel (um leite bem espesso) de linhaça germinada (ideal a dourada que tem sabor mais delicado para este preparo) coado na panela furada 1 (2 colheres sopa de linhaça germinada batida no liquidificador em 2/3 xícara de água);
– saborizante desejado (doce ou salgado). Opções doce: frutas secas previamente lavadas e hidratadas, baunilha, canela, cardamomo, cravo, raspas da casca de frutas cítricas… Opções salgada: azeitonas, ervas frescas, tomate seco, alho, cebola, gengibre, pimentas.
– cerca de 1 xícara (chá) de água de coco-verde (interessante em receitas doces) ou água filtrada.
Extraindo o gel da linhaça: uma ordenha do BEM
Esta receita tem muitas utilidades quando podemos variar a viscosidade e a saborização – doce ou salgada – com alimentos frescos ou desidratados, condimentos e até deixar pedacinhos para conferir diferentes texturas. Você colocará a sua criatividade e digital, mas vamos para algumas sugestões…
Preparo: prepare o gel de linhaça conforme acima e reserve. Na verdade coar o gel de linhaça é opcional…
Lave o copo (ou não caso não tenha problema a presença das casquinhas da linhaça) do liquidificador. Coloque no liquidificador a castanha de caju previamente hidratata + 1/2 xícara (chá) de água potável e inicie a batida. Vá acrescentando pequenas porções de água conforme o creme vai se formando-espessando. Não adicione muita água de cada vez pois seu creme poderá ficar muito líquido. A ideia é obter um creme mais para espesso, porém liso e brilhante.
Acrescente ao creme de castanhas os saborizantes. Depois de bem homogêneo acrescente o gel de linhaça e misture com um garfo ou batedor de claras para ficar um creme bem aerado.
IMPORTANTE: a proporção de creme de castanhas para gel de linhaça deverá ser de 4:1, 3:1 ou máximo 2:1. Isso quer dizer que o máximo de gel de linhaça será de 33%. E o mínimo 20%. Menos que 20% de gel de linhaça não irá estabilizar a viscosidade da emulsão e mais que 33% o sabor da linhaça irá interferir muito na saborização…
Com salada de frutas
Farofinha viva na baunilha
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de castanha do Pará (só use as inteiras pq as quebradas são mais baratas porém super oxidadas) previamente hidratadas por 4-6 horas e 1/2 xícara (chá) de água filtrada. 1/2 xícara (chá) de uva passa (preta ou branca) sem sementes. Raspas de limão e gotas de baunilha a gosto. Opcional: canela em pó.
Preparo: processe na lâmina ‘S’ a castanha do Pará até uma farofa grosseira. Acrescente as passas e os saborizantes e processe até uma textura um pouco mais fina, mas não processe demais porque poderá virar uma massa e o bacana da farofa é que ela fique soltinha.
Está pronta a sua farofa para decorar vários tipos de lanches e sobremesas. Pronto. Agora é só provar e servir!
Finalmente
Clique aqui -> TABELÃO DE GERMINAÇÃO
0 respostas em "Pós Oficininha Sesc Vila Mariana 10.01.2015"