TV de BEM 11 – Alimentação Balanceada & Modulação Hormonal

Por Conceição Trucom 

Alimentação Balanceada significa a cada refeição ou lanche, ingerir carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis (matéria prima de construção energética, celular e hormonal), na proporção ideal para o bom desempenho físico (biológico), mental (intelectual e psicológico) e espiritual (a grande chegada).

Este conceito alimentar, apesar de muito mencionado no meio médico, poucos sabem explicar com precisão como acontece na vida prática. Na verdade, embora inicialmente os conceitos da Alimentação Balanceada contenha uma “moldura” bem ocidental e científica, consegui desenvolver uma forma de a praticar mais holística, com uma abordagem que visa ter mais consciência do nosso corpo físico, suas necessidades e seu funcionamento básico segundo as leis biológicas já desvendadas pela ciência, mas também pela perspectiva de uma crudivorista bem conectada com as leis ‘ocultas’ da Mãe Natureza.

Porque, partindo destes conhecimentos ‘mais científicos’, vem o entendimento ‘meditativo’ do que não podemos esquecer ou deixar de perceber: nosso corpo físico existe, é nossa manifestação terrena. Daí podemos ingerir os alimentos com mais vontade de amá-los, plantá-los, colhê-los, manipulá-los e, em celebração, ingeri-los.

Numa postura de cumplicidade com o corpo, estar nutrindo-se com aqueles alimentos que irão causar as melhores condições de aproveitamento biológico, energético, de construção e manutenção.

E, creia, é neste movimento que realmente
transmutamos e sutilizamos os nossos alimentos.

Vamos ao vídeo…

Reconhecer o que são carboidratos, proteínas, gorduras e micronutrientes é portanto o primeiro passo. Um segundo passo será aprender como distinguir suas qualidades nutricionais, usando como fiel da balança, não a decoreba de tabelas ou calorias, mas o nosso discernimento, afinidades sensoriais e o coração.

Harmonizar nossos lanches e refeições é uma arte a que chamamos BALANCEAR. E, o mágico é que nesta postura, será possível conquistar:

    • Perda do excesso de gordura corporal = conquista do peso ideal;
    • Aumento da energia vital, portanto maior disposição física, energética e mental,
    • Maior lucidez, portanto inteligência plural, criatividade e produtividade;
    • Melhoria acentuada da qualidade do sono, portanto das reposições celulares;
    • Rejuvenescimento;
    • A conquista da super saúde através da manutenção diária do equilíbrio hormonal, pois 90% das doenças podem ser explicadas por desequilíbrios hormonais.

Vamos aos exemplos práticos?

SUCO DETOX: PELES que te quero LINDAS

Classificação: suco vivo, integral e detox rico em ácido málico, ácido cítrico, ômega-3 e forte ação adstringente. Fantástico para iniciantes porque muito simples de preparar. Cuida intensamente de todas as peles: internas e externas.

Horário de toma: como suco em jejum até como refeição matinal. Até como uma bebida ou lanche à noite.

Ingredientes: 2 maçãs médias sem casca e sementes picadas, 1 cenoura média picada, suco fresco de 1 limão médio, 1 colher (sopa) de linhaça germinada, 1 rodela de gengibre, água filtrada (ou de coco verde ou rejuvelac) suficiente para a textura desejada.

Preparo: bata tudo no liquidifcador até a textura desejada. Este suco pode ser de beber ou de comer de colherada. O importante é servir logo após o preparo.

Mingau de Linhaça (serve 1 adulto ou 2 crianças)

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de semente de linhaça de molho em 1/2 copo de água filtrada por toda a noite + 2-3 bananas nanica BEM maduras + canela em pó a gosto + suco fresco de 1/2 limão + frutas picadas para decorar (banana, mamão, maçã, abacate).

Opcional: Acrescente no liquidificador 1 colher sopa de cacau orgânico.

Preparo: coloque tudo no liquidificador e bata até obter um mingau espesso e homogêneo. Despeje no prato onde será servido o mingau. Decore com mamão e abacate picados. Sirva imediatamente.

Hum! Manjar dos Deuses!

Se você consumir somente a dosagem ideal diária de semente de linhaça pré-germinada, que é 2 colheres de sopa (adulto)/1 colher de sobremesa (criança até 12 anos), não será necessária a lavagem da semente de linhaça hidratada. Basicamente porque com este consumo diário sendo respeitado, o teor de ácido fítico presente atuará como antioxidante, ou seja, de forma benéfica e o poder sequestrante (de metais pesados) da mucilagem da linhaça será 1000% benéfico… Creia-me: compensa!

O molho da lasanha de abobrinha foi preparado com castanhas, MUITAS ERVAS verdes e frescas, e ZERO de azeite ou qualquer óleo isolado. Portanto, para balancear este molho lipoprotéico (embora bem diluído com as ervas frescas) é importante acompanhar a lasanha com uma super salada de folhas e legumes fermentados (tudo carboidrato complexo).

Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais. Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral.

As sopas servidas no jantar durante o Festival da Cultura da Vida (17 a 21 set.2013) com o Dr. Gabriel Cousens eram SEMPRE acompanhadas de salada verde. Teve missoshiro e minestrone também, mas acabei não tirando as fotos. De qualquer forma eu fiz 2 coisas que deram super certo, como prova de que SEMPRE podemos balancear nossas refeições, caso se perceba que algo está faltando…

No primeiro dia coloquei as folhas dentro da sopa e ficou nota 10. No segundo dia reguei a sopa cremosa sobre as folhas e ficou genial… Enfim, seguem 2 imagens do festival:

Sopa creme de abóbora com castanha de caju crua hidratada
Percebi que tinha muita castanha, então CAPRICHEI nas folhas!

Sopa creme de cenoura com inhame e chia
Tinha pouca chia, ou seja, pouca semente, então peguei estes
2 hamburguinhos de sementes e uns brotos frescos para balancear!

Fontes: A Dieta do Ponto Z – Barry Sears – Editora CAMPUS
Alimentação Consciente – Edição Independente – Conceição Trucom (edição esgotada)

29 de setembro de 2019

0 respostas em "TV de BEM 11 - Alimentação Balanceada & Modulação Hormonal"

Deixe sua mensagem

Aviso legal

AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES CONTIDAS NESTE SITE TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS E OUTROS PROFISSIONAIS.

Contato

[email protected] - CNPJ: 23.834.685/0002-58
RUA MACHADO BITTENCOURT, 205 - SÃO PAULO - CEP 04044-000

Site seguro

top
COPYRIGHT © 2019 DOCE LIMÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.