Conceição Trucom e Valéria Paschoal da Nutrição Funcional
Vivemos em um país continental com inúmeras reservas indígenas, tribos, histórias. O interesse pela vida dos índios vem desde os tempos de escola. Mas, foi durante a nossa viagem a Manaus/AM, que finalmente pudemos presenciar pela primeira vez um ritual dentro de uma tribo.
Saímos para um passeio de barco de um dia inteiro, que inclui o impressionante encontro das águas (Rio Negro com Solimões que vira Amazonas), trilha suspensa pela mata, nado com botos cor de rosa e, finalmente, a tão esperada visita à tribo Dessana, localizada às margens do Rio Negro, em uma área acessível apenas por barco.
Um atracadouro com tábuas de madeira para chegar à praia fluvial onde está a reserva de Tupé, que abriga cerca de 40 habitantes da tribo Dessana.
Dentro da oca, o filho do pajé dá as boas-vindas enquanto os visitantes se acomodavam nos bancos feitos de troncos de árvores. Depois disso, ele conta brevemente a história da tribo Dessana Tukana, que originalmente habita uma aldeia na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela.
Há cerca de 20 anos, alguns membros se mudaram para essa comunidade nas cercanias de Manaus para que pudessem se aproximar da cultura do “homem branco”, tendo acesso aos estudos e trabalhando com turismo, uma forma que encontraram para perpetuar as suas tradições e disseminá-la para outros povos. Porém, diferente do que acontece na aldeia principal, na reserva eles estão subordinados às leis de preservação ambiental e por isso são proibidos de caçar e derrubar a mata para cultivar outros alimentos.
0 respostas em "Visitando uma tribo indígena da Amazônia"