DIETAS, DIETAS E DIETAS - Conhecê-las é preciso!
Vivem me perguntando: o que você acha da dieta dos tipos sanguíneos? Da dieta das proteínas? Da macrobiótica? O que é alimentação crua? ...
Bem, chegou a hora de responder e até contribuir para que qualquer que seja a prática escolhida, ela passe pela sua responsabilidade, discernimento, assertividade e vitória.
Nas 2 últimas décadas, diante da ansiedade, depressão e obesidade crescentes, não param de surgir dietas que sinalizam milagres. Muitas delas, são re-edições alegóricas de bons conceitos antigos ou uma grande fanfarronice para liberar a culpa dos fanáticos por algum alimento não muito saudável.
De qualquer forma, aliado a qualquer prática alimentar, seja ela milenar ou modernosa, a recomendação é a prática do bom senso. Saiba que: 1) você não é uma pessoa que se coloque em tabelas, cada pessoa é única e precisa estar sempre dialogando com seu corpo; 2) milagres não existem, em todas as suas metas de vida você tem que fazer a sua parte ; 3) cuidar da alimentação é um hábito diário, jamais por somente alguns dias, semanas ou meses; 4) suplementos vitamínicos, por melhor que sejam, não compensam maus hábitos alimentares e 5) a qualidade de vida depende de cuidados diários de alimentação consciente, hidratação, respiração e atividade física moderada.