Conceição Trucom: História e Livros

Conceição Trucom

Bacharel em Química (UFRJ/RJ 1977 - CRQ 03210498/4a Região), cientista, palestrante e escritora (seus livros aqui) sobre temas voltados para a alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar. A partir da primeira edição em 2004 do seu livro O poder de cura do limão, constatou a necessidade de criar o Doce LimãoEm princípio um site que transpirasse o propósito "Doce" de divulgar o consumo consciente deste fantástico alimento solar que é o "Limão"! 


Nossos boletins são ricos em conteúdo. Acesse todos os já enviados aqui.

Novo boletim mensal

Por Conceição Trucom

Dicas vida saudável II - IONE - TV Gazeta

Estas dicas foram apresentadas no programa da IONE - TV Gazeta no dia 04.09.08

1) Água vitalizada com ervas e cristais

Essa é uma forma saudável e divertida de tomar mais água no dia-a-dia, fazendo uso das ervas e cristais. Para tanto, basta colocar diariamente, numa jarra ou garrafa (vidro, porcelana ou cerâmica) um ramo de erva (hortelã ou alecrim para acordar, anis, erva-doce ou manjericão para a digestão, pitanga para proteção, lavanda ou pétalas de rosa para relaxar) e um cristal (quartzo branco para clarear as idéias, quartzo rosa para relaxar ou malaquita para curas em geral).

O ideal é que o raminho de erva seja fresco, tirado de um vasinho na hora de colocar na jarra, pois assim é garantido uma vitalização mais intensa e plena. Tome esta água ao longo do dia e no dia seguinte prepare tudo de novo. Se por um acaso sobrar um pouco desta água, use no seu banho do final do dia.

2) Vitamina com Lecitina de Soja - limpa sistema cardiovascular e cuida do cérebro

A lecitina de soja é um efetivo detergente do colesterol e triglicérides. Além disso ela contém fitosteróis, colina e fosfatos que são muito benéficos ao bom funcionamento do cérebro e memória.

Para consumi-la diariamente - 1 colherinha (chá) ou 1 cápsula de 1 grama - a forma ideal é no preparo de uma vitamina, onde seu sabor adstringente será mascarado pelos demais ingredientes.

A receita a seguir é uma sugestão para a saúde (desintoxicação e limpeza) de todos os vasos, veias e artérias, como também para a cuidar dos desequilíbrios hormonais femininos como TPM e menopausa. Lembrar que durante a menopausa as mulheres tendem a ter alterado (para maior) suas taxas de gordura no sangue em até 20%, aumentando seu risco de problemas cardiovasculares.

Vitamina limpa tudo: 1 xícara (chá) de água filtrada + 2 colheres (sopa) de farinha integral de soja + 1 colherinha (chá) ou 1 cápsula de 1 grama de lecitina de soja + 1 xícara (chá) de mamão formosa picado + 3 ameixas seca (ou damascos seco). Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Ideal tomar na refeição matinal.

3) Água de flores para cuidar da pele

Consiste basicamente de uma maceração de flores, em recipiente de barro, com um "amassador" de barro ou madeira.

- Água de Rosas - limpa e hidrata
- Água de Flor de Laranjeira ou de sabugueiro - clareia a pele
- Água de Flor de Sálvia - tonifica a pele
- Água de Flor de Lavanda - relaxa e amacia

Ingredientes: 1 xícara (chá) de flores + 1 litro de água mineral ou da fonte + 2 colheres (sopa) de glicerina vegetal líquida.

Preparo: macere suavemente as flores sobre um recipiente de cerâmica. Dilua a glicerina na água e derrame sobre as flores maceradas. Misture bem, cubra com um tecido de algodão e deixe em repouso por 72 horas, em local fresco, sombreado e limpo. Coe e guarde em garrafa de vidro na geladeira. Use um borrifador para aplicar no rosto e corpo a todo momento que desejar. Opcional: coloque 8 gotas/litro de óleo essencial da flor usada e agite bem, para emulsionar, toda vez que for aplicar.

4) Como pré-geminar sementes e grãos

Esta é a forma ideal de consumir sementes, pois todas as substâncias chamadas "antinutricionais", naturalmente presentes nas sementes como mecanismo de proteção do ataque de fungos e carunchos, são transformadas em enzimas e substâncias "biogênicas", ou seja, que geram vida.

Preparo: coleoque de uma a três colheres de sopa da semente ou grão em 1/2 copo ou frasco de vidro com água filtrada. Deixe de molho por toda a noite (8 a 12 horas). No dia seguinte pela manhã use a semente com esta água para o preparo de sucos e vitaminas.

5) Rejuvelac - regula o metabolismo da digestão e do sistema imunológico

Ver sua receita e preparo aqui.

6) Sushi com arroz integral

Um quitute da culinária japonesa, muito saudável, que pode ser mais saudável ainda se preparado somente com arroz integral e recheado com alimentos crus. Ideal para ser usado como um lanche que nutre, sustenta e não engorda.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz integral do tipo cateto + 3,5 xícaras (chá) de água filtrada + pepino, manga e abacate cortado em tirinhas + gergelim para decorar.

Preparo: prepare o arroz integral na panela de pressão. Não coloque alho, cebola nem muito sal. Ele fica naturalmente meio empapado. Desligue o fogo e deixe na panela tampada terminando seu cozimento e esfriando. Após bem frio comece a montagem dos sushis. Sobre um pano de prato limpo e seco espalhe o gergelim num quadrado de 10 x 10 cm. Sobre ele vá arrumando uma camada fina do arroz. No meio arrume as tirinhas do recheio. Enrrole os sushis como um rocambolezinho. Corte os suchis e sirva opcionalmente com molho shoyo. Para levar de lanche embrulhe os rolinhos num filme plástico ou coloque num pote com tampa.

 

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra de todos os seus livros: O poder de cura do Limão, Alimentação Desintoxicante, A importância da Linhaça na Saúde e Soja - Nutrição & saúde, todos Editora Alaúde, o que possibilitará a prática da alimentação natural mais consciente e responsável.

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.