Associação Americana do Coração *
Em 31 de outubro de 2017
Tradução especial para Doce Limão: Fernando Trucco **
As pessoas que gostam de alimentos condimentados parecem ingerir menos sal e ter uma pressão arterial mais baixa. Os alimentos com especiarias podem aumentar a sensibilidade ao sal, reduzindo assim a quantidade de sal que é ingerido.
Indivíduos chineses que gostavam de alimentos condimentados tinham uma ingestão de sal menor e uma pressão arterial mais baixa, reduzindo potencialmente o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Hipertensão, da Associação Americana do Coração.
"Anteriormente, um estudo piloto tinha descoberto que os vestígios de capsaicina, o produto químico que dá aos pimentões seu cheiro pungente, aumentaram a percepção do sabor salgado dos alimentos”, disse o autor do estudo, Zhiming Zhu, professor e diretor do Departamento de Hipertensão e Endocrinologia da Terceira Universidade Médica Militar em Chongqing, China. "Queríamos testar se esse efeito também reduziria o consumo de sal".
O estudo matriculou 606 adultos chineses e determinou suas preferências pelos sabores salgados e condimentados com especiarias. Os pesquisadores então ligaram essas preferências à pressão arterial.
Eles descobriram que, os participantes com uma alta preferência pelos alimentos condimentados, em comparação com aqueles que gostavam menos deles, apresentaram as seguintes particularidades :
- Tinham 8 mm Hg menos de pressão sistólica (superior) e 5 mm Hg menos de pressão diastólica (inferior) nas medições de pressão arterial.
- Consumiam menos sal do que os participantes que apresentavam uma pequena preferência pelos alimentos condimentados.
Os pesquisadores também usaram técnicas de imagem, para observar duas regiões do cérebro dos participantes - a ínsula e o córtex orbitofrontal - que sabe-se estão envolvidos no sabor salgado.
Eles descobriram que as áreas estimuladas pelo sal e pelas especiarias se sobrepõem, e que o fator “condimentado” aumentou ainda mais a atividade cerebral em áreas ativadas pelo sal.
Os autores disseram que esse aumento da atividade provavelmente torna as pessoas mais sensíveis ao sal, de forma que podem desfrutar da comida com menor quantidade de sal.
Todos os participantes deste estudo são originários da China, por isso é necessária mais pesquisas para determinar se essas descobertas podem ser generalizadas para outras etnias.
"Se você adiciona algumas especiarias à sua cozinha, você pode cozinhar
os alimentos de bom sabor, sem usar tanto sal", disse Zhu.
"Sim, o hábito e as preferências são importantes quando se trata de alimentos condimentados, mas mesmo um pequeno e gradual aumento de especiarias na sua comida pode ter um benefício para a saúde".
O sal e o sódio são freqüentemente referidos indistintamente, mas não são a mesma coisa.
Mais do 75% do consumo de sódio americano vem de alimentos processados, pré-embalados ou preparados em restaurantes – e não do saleiro colocado na mesa.
A Associação Americana do Coração recomenda não mais de uma colher de chá de sal (2,3 gramas de sódio ou 6 gramas de sal) ou menos por dia.
Leia também: FITO-Sal Digestivo Doce Limão
O Sal é essencial para a hidratação do organismo no verão
Fonte (*): American Heart Association. "Spicy food may curb unhealthy cravings for salt." ScienceDaily, 31 October 2017
(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.
Clique na imagem - ou AQUI - para adquirir o livro SAL DA VIDA
ou o nosso fito-sal de Mossoró/RN
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br