Um Fogão Solar é também um FORNO Solar e é muito fácil de usar, uma vez que pode funcionar sem a presença do usuário.
A máxima do cozimento solar nos modelos tipo caixa (imagem ao lado), é: Comece cedo e não se preocupe em queimar a comida!
Apesar do cozimento levar o dobro de tempo, em relação ao cozimento convencional com gás (ou energia elétrica), ele permite que você execute outras tarefas, até mesmo sair de casa sem preocupar-se!
Ao retornar estará tudo pronto e ainda quentinho!
Como Funciona na prática?
- O Sol:
O primeiro ingrediente deve ser o SOL!
Aguarde o dia correto para utilização de seu Forno Solar. Acompanhe a previsão do tempo.
Não é preciso um dia de sol escaldante, basta que as nuvens deixem o Sol brilhar ao menos 20 minutos/hora.
No Brasil, mesmo em dias e regiões frias, o Forno Solar, em geral, funciona normalmente. Mesmo no inverno durante a estiagem, época de Sol mais brando, ainda assim é garantido!
Usar o Forno Solar no verão é ótimo por evitar acender o forno de gás na cozinha, provocando aquecimento extra da casa. Assim, evita-se consumo de energia elétrica com ventilador e ar condicionado.
Todas as regiões do Brasil têm sua temporada de Cozimento Solar, umas mais longas que outras.
Confira o potencial de sua região nos [Mapas Solarimétricos].
Planeje com antecedência:
O horário de funcionamento do Forno Solar varia de acordo com a época do ano e da região, em geral no período entre 9 e 14 horas.
É possível a colocação de comida congelada ou resfriada bem antes de o Sol bater no Forno solar, pois este mantém a comida resfriada até o Sol chegar, descongelando delicadamente o alimento.
Lembre-se “Comece cedo e não se preocupe em queimar!”.
Aprenda errando, com a prática tudo fica mais fácil.
- Conduzindo seu Forno Solar:
O Forno Solar tem seu melhor desempenho quando posicionado de frente para o Sol e com seu refletor ajustado para lançar o máximo de luz no interior do forno. Com o caminhar do Sol no céu ao longo do dia, devemos reorientar o Forno Solar e o refletor para o melhor aproveitamento da insolação de dado momento. Para manter a potência máxima devemos reorientá-lo a cada 30-40min.
Mas não é preciso dar tanta atenção para que o Forno Solar funcione satisfatoriamente. Uma das melhores qualidades deste equipamento é a possibilidade de funcionamento sem a presença do usuário; basta começar um pouco mais cedo, posicioná-lo de forma adiantada e relaxar, ficando livre para realizar outras tarefas até mesmo fora de casa.
DICA! Para saber a posição ideal, oriente-se pela sombra da haste de ajuste do refletor. Mantendo-a paralela à lateral do Forno Solar.
- O Alimento:
Como toda forma de preparo, o cozimento solar tem suas diferenças, tem que “pegar o jeito”!
Usando o Forno Solar você pode reduzir o esforço na preparação das refeições. Comece cedo, mas depois de colocar tudo no Forno Solar é só relaxar! E pode tirar a comida pronta quando lhe for mais conveniente, ele manterá a comida quente e saudável, sem queimar!
Grande parte das receitas é preparada com melhores resultados ?qualidade e velocidade?, dentro de uma panela fina, escura e bem tampada, como por exemplo, as antiaderentes ou esmaltadas. Com exceção apenas dos biscoitos e torradas. Até mesmo os pães e bolos são assados dentro da panela tampada!
Nenhum tipo de alimento precisa ser mexido durante o preparo no Forno Solar, nem mesmo geleias, doces ou refogados! Mas você pode abri-lo rapidamente para espiar o andamento do preparo. refeição!
- Assando:
Carne, peixe e frango, que ficam bem mais suculentos e macios do que os preparados no forno convencional, faça-os, sempre, dentro das panelas tampadas sem adição de água, com tempero a gosto.
Pão, pão de queijo, torta e bolo ficam muito macios e com aroma fantástico, também, preparados dentro das panelas untadas e tampadas. Não pegam cor com muita facilidade, às vezes, podem estar prontos e não parecer, para bolos espete um palito, que deve sair seco, no caso dos pães bata no fundo da panela até soar oco!
Biscoitos podem ser feitos direto no “tabuleiro” (conversor) sem cobrir.
Pode-se assar tudo mais que se costuma fazer no forno convencional, em geral dentro das panelas tampadas!
- Cozinhando:
Legumes e vegetais, não adicione água, cozidos no próprio vapor preservando aroma, sabor e nutrientes. “Grande parte dos nutrientes são hidrossolúveis, “laváveis” pela água, no cozimento solar os nutrientes se mantem impregnados no alimento.”
Grãos ?feijões, lentilhas, grão de bico etc. ? deixe de molho na noite anterior para amolecer, adicione quantidade de água de costume; para os mais difíceis de cozinhar, reoriente o Forno Solar a cada 30-40 min, para manter potência máxima.
- Aquecendo:
Pode aquecer o prato feito, tampado com outro prato ou tampa escura de panela, ou usando as panelas tampadas, não adicione água.
- Grelhando:
Para conseguir um tom dourado, coloque pequenas porções dentro das panelas tampadas, começando cedo até os horários do Sol mais alto.
- Desidratando:
O Forno Solar funciona como desidratador de frutas, legumes, verduras, cogumelos etc.
Com o Kit-Desidratador fica muito fácil secar alimentos, levante o anteparo que mantém a porta de vidro entreaberta, permitindo a saída do vapor e entrada de ar frio e seco, coloque o alimento na tela para desidratação e mantenha exposto ao sol. Um período de insolação é o suficiente para secar uma dúzia de bananas.
FONTE: Pleno Sol
Saiba como construir seu fogão e forno solar AQUI