Alimentação Crua e Viva
Cartilha Hortaliças não convencionais
EPAMIG Centro-Oeste *
Esta Cartilha da Empresa de Pesquisa Agorpecuária de Minas Gerais foi tema de uma palestra realizada durante a Terceira Feira de trocas de Sementes Crioulas em Cunha/SP (04 a 06 de setembro 2012), proferida pelo Eng. Agrônomo Nuno Madeira da Embrapa/DF. Fiquei super encantada com este trabalho de resgate das sementes nativas destas hortaliças não convencionais que são inúmeras, espalhadas em variedades e nomes pelo Brasil afora.
As Hortaliças Nativas estão presentes em cada localidade ou região do Brasil e exercem uma grande influência na alimentação de populações tradicionais. Compõem pratos típicos regionais, importantes na expressão cultural de cada aldeia, cidade ou estado.
De modo geral, são hortaliças que em algum momento foram largamente consumidas pela população, e, por mudanças no comportamento alimentar, passaram a ter expressões econômica e social reduzidas, perdendo espaço e mercado para outras hortaliças.
A proposta do professor Nuno Madeira, e todos os envolvidos, tem sido a de trazer para a Agroecologia e Cultura Orgânica o resgate e propagação destas sementes nativas através do seu cultivo, trocas e resgate da cultura alimentar nacional.
Hortaliças não convencionais na alimentação
O consumo de hortaliças de modo geral, convencionais ou não convencionais, traz vários benefícios por serem leves e de fácil digestão. Auxiliam na saciedade fornecendo poucas calorias. Fornecem água, nutriente indispensável para o corpo humano. São ricas em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Contêm minerais e vitaminas, importantes no combate de doenças e no bom funcionamento do organismo.
O valor nutricional das hortaliças não convencionais varia de espécie para espécie e está relacionado com a quantidade significativa de vitaminas (A, B e C), sais minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), fibras, carboidratos e proteínas, além de substâncias funcionais (antioxidantes, carotenoides, flavonoides e antocianinas). Como exemplo, tem-se o ora-pro-nóbis, conhecido como “carne-vegetal” ou “carne-de-pobre”, por seus elevados teores de proteínas.
A forma como cada hortaliça é usada varia de região para região. Geralmente são utilizadas folhas, frutos, flores, talos, raízes e sementes, em diversas preparações: saladas cruas e cozidas; refogados, sopas, cremes e molhos; omeletes, pastas, patês, recheios e suflês; produtos de panificação, massa de macarrão, pães, biscoitos e bolos; chás, sucos e geleia; em preparações como acompanhamento de arroz, feijão, angu e outros.
No caso da Alimentação Crua e Viva estas hortaliças são de extrema importância, eu diria ESSENCIAIS, no preparo dos sucos verdes, inclusive no Suco Selvagem do Terrapia, que é uma derivação do Suco de Luz do Sol, pelo fato de usar somente hortaliças rústicas (ou selvagens) no seu preparo. Mas, estas plantas, (folhas, flores, talos, sementes e raízes) também são BEM QUERIDAS no preparo de todas as receitas frias ou amornadas, na forma de lanches ou refeições, doces ou salgadas.
O resgate destas sementes orgânicas e crioulas irá nos permitir AINDA o preparo de germinados e brotos, que hoje são muito difíceis de se adquirir e portanto consumir.
Portanto, se você é um produtor ou mesmo tem pequenas áreas de cultivo, procure participar destes encontros de trocas de sementes ou mesmo entre em contato com a Embrapa Hortaliças/DF ou com a EPAMIG Centro-Oeste.
O Manual das Hortaliças não convencionais, que é mais completo, encontra-se disponível dentro da página do Assinante Doce Limão em BIBLIOTECA.
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
- Alerta Transgênicos: pesquisa francesa está abalando o mundo< Página anterior
- 3 mitos sobre a agroecologiaContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.