Estudo analisa a relação entre a hidratação e o índice de massa corporal
University of Michigan Health System* - 12.07.16
Tradução exclusiva para o Doce Limão por Fernando Trucco**
De acordo com uma nova pesquisa, as pessoas obesas com um alto índice de massa corporal (IMC) têm a tendência a se hidratar em forma insuficiente.
Também as pessoas da terceira idade tendem ao ressecamento e a sentir menos sede,
o que leva a um aceleramento do envelhecimento e facilitação à obesidade.
Conceição Trucom
Os pesquisadores continuam estudando este elemento simples de nossa dieta, que tem relação com um peso saudável e que não tem nada a ver com carboidratos, gorduras ou proteínas.
A vida é um processo de desidratação: A água é o componente mais importante do organismo humano, cerca de 65% do peso corporal de um adulto, 80% no recém-nascido e de 90 a quase 100% no feto. A quantidade de água diminui com a idade, por isso se diz que a vida é um processo de desidratação; está em proporção inversa ao conteúdo de gordura, ou seja, deseja longevidade? Menos gordura, mais água. Conceição Trucom
A Água, uma arma secreta e poderosa!!!
De acordo com a pesquisa da Universidade de Michigan e publicada na Annals of Family Medicine, as pessoas obesas com um alto índice de massa corporal (IMC) são mais propensas a se hidratar inadequadamente e vice-versa.
"A relação entre a hidratação e o peso ainda não é bem entendida. O nosso estudo explica esta relação em um nível de população que utiliza uma medida padrão de hidratação", diz a principal autora Tammy Chang, MD, MPH, MS, professora assistente do Department of Family Medicine at the U-M Medical School.
Embora a correlação exija mais pesquisa, Chang observou que a hidratação ultimamente tem sido considerada uma pedra angular de uma dieta para a perda de peso.
"Muitas vezes ouvimos recomendações no sentido de beber água como uma maneira de evitar excessos alimentares porque se pode confundir a sede com a fome", diz ela.
Chang e colegas analisaram uma amostra nacional representativa de 9.528 adultos do Centers for Disease Control and Prevention's National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). Os resultados indicaram que aproximadamente um terço dos adultos, entre 18 a 64 anos, estava inadequadamente hidratado.
O estudo sugere que as pessoas que têm alto IMC - que se espera tenham maior necessidade de água - podem também ter comportamentos que levam a uma desidratação.
Os autores observam que com os resultados obtidos não é possível afirmar que uma hidratação inadequada provoca a obesidade ou vice-versa. Mas seus resultados destacam uma relação importante entre os dois.
Chang diz que consumir alimentos saudáveis com alto teor de água, tais como frutas e legumes, pode melhorar o estado de hidratação e que são necessários mais estudos para saber se o estado de hidratação pode influenciar diretamente no peso.
"A hidratação pode estar sendo descuidada em estratégias de gestão do peso em adultos", diz Chang, que também é membro do U-M Institute for Healthcare Policyand Innovation (IHPI).
"Nossos resultados sugerem que a hidratação deve merecer mais atenção no tratamento da obesidade a nível populacional”.
“De qualquer forma sabe-se que manter o organismo hidratado é sempre bom, e agora nosso estudo indica que uma boa hidratação também pode estar relacionada com a manutenção de um peso saudável".
Leia também: Água, elo da vida e da Paz Mundial
(*) Fonte: University of Michigan Health System. "Water intake overlooked in obese individuals, study shows: Looking at the relationship between hydration and body mass index." Science Daily, 12 July 2016
(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br