Água, elo da vida e da Paz Mundial

Água, elo da vida e da Paz Mundial

Conceição Trucom *

Água limpa e estruturada

Sem água a vida não seria possível. Cerca de 65% de um organismo adulto é constituído por água e esta quantidade se man­tém constante graças ao equilíbrio entre as per­das e o consumo diário. Qualquer desequilíbrio hídrico pode ter desagradáveis consequências para a saúde, para a mente, para o coração, para o espírito, para a Vida.

Consumo diário...

A água que percola pelas frutas, folhas e verduras orgânicas e cruas é totalmente diferente da mais cara de todas as águas minerais. Trata-se de uma água biológica, coloidal, estruturada, que contém enzimas ativas, minerais, nutracêuticos e bactérias benéficas: Vida Viva!

Para a água ajoelham todos: deuses, rainhas, princesas e todos os seres do planeta. Acredito que a água seja o único elo da paz, de união entre todos os seres e raças 1.

Minha fé: praticando uma alimentação tão conectada com a natureza, será inevitável que comecemos este ato de paz e união via nossas águas internas.

Compartilho aqui um texto do Dr. Alberto Gonzalez em seu livro Lugar de Médico é na cozinha (editora Alaúde):

As águas estruturadas do interior das células dos frutos da terra relacionam-se diretamente com as águas estruturadas do interior de nossas células. E isso não é por acaso. Dentro de nosso corpo temos três lagos com águas estruturadas, mas com diferentes elementos em cada uma delas. Temos a água intravascular, que é o sangue, mais rico em proteínas, ocupado por glóbulos vermelhos e brancos, imunoglobulinas e plaquetas. Dependendo da refeição, estará repleto de nutrientes (aminoácidos, carboidratos, gorduras, vitaminas, etc.). Temos a água inters­ticial, que banha as células por fora, composta de um plasma escasso em proteínas, portanto muito menos denso e viscoso. E, por último, o mais vasto lago, o intracelular, a água que habita o interior de nossas células, repleto de proteínas e veículo de todas as reações que envolvem a vida. Independentemente de a qual lagos pertençam, nossas águas internas são todas coloidais, biológicas: são estruturadas.

Quanto mais estoque de água estruturada houver em nossas célu­las, mais saúde haverá em nossos sistemas biológicos. Quanto mais água estruturada no interior das células, mais equilíbrio ocorrerá entre os íons celulares como o cálcio, o potássio e o sódio, que transitam de um lado para o outro da membrana celular, determinando o equilíbrio coloido-osmótico, e, consequentemente, o equilíbrio eletroquímico, com estabilização da membrana celular.

Existe uma diferença significativa entre a água coloidal e a água mi­neral no que tange à tensão superficial. A água não-estruturada, como a água destilada, tem uma tensão superficial de 73 dinas/centímetro (d/cm). O suco de cenoura apresenta tensão de superfície de 30 d/cm, ou seja, menos da metade da água mineral. Após oito horas, a tensão su­perficial do suco de cenoura pula para 68 d/cm, estando, após 24 horas, com a mesma tensão superficial da água não estruturada, 73 d/cm. Menor tensão superficial significa menor esforço para transpor fases (de líquido para sólido, por exemplo). Ou seja, a água estruturada tende a ultrapas­sar mais facilmente as membranas corporais, o que a torna altamente absorvível, seja pela pele, mucosas ou pelo tubo digestivo.

Concluindo: a melhor água para o organismo das crianças de todas idades? A da feirinha orgânica. Ficou claro?

A vida é um processo de desidratação

A água é o componente mais importante do nos­so organismo, cerca de 65% do peso corporal de um adulto, 80% no recém-nascido e de 90 a quase 100% no feto. A quantidade de água diminui com a idade, por isso se diz que a vida é um processo de desidratação; está em proporção inversa ao conteúdo de gordu­ra, ou seja, deseja longevidade? Menos gordura, mais água.

A água é o meio onde se realizam todos os fenôme­nos bioquímicos essenciais para a vida. A qualidade e quantidade de água determinam a qualidade da vida e comunicação de todos os nossos trilhões de células. Na verdade, a principal química da vida é a eletroquímica, onde a água age como o grande condutor e os sais minerais e enzimas os que carregam as informações.

De quanta água necessitamos?

As necessidades de água do organismo são determi­nadas, em grande parte, pela composição do que co­memos, sobretudo pelo conteúdo de proteínas e sal. O consumo de água deve ser aumentado nas se­guintes situações: durante a atividade física, em ambientes com temperaturas elevadas, em estados febris e em estados diarréicos. O suor pode fazer variar consideravelmente a ne­cessidade de água do organismo. A quantidade de suor pode variar de meio litro até 5 ou 10 litros/dia, de acordo com a atividade física e a temperatu­ra ambiente.

A necessidade hídrica também varia de acordo com a idade: um adulto precisa de aproximadamente 35 ml de água/quilo/dia; para o bebê essa quantidade é 3 ou 4 vezes maior. E, as necessidades de água variam também de um indivíduo para outro.

Para um adulto é aconselhável 'consumir' em média 1,5 ou 2 litros de água/dia, e deve-se beber sempre que se tenha sede. Mas, para quem faz grande consumo diário de frutas, legumes e verduras na sua forma crua e fresca, bem menos água (que é não estruturada) será necessário consumir.

Como o apetite e sede do bebê e das crianças pode ser pequeno, mas o crescimento deles é sempre acelerado, é importante oferecer a eles alimentos crus e frescos, elaborados de forma que não estejam muito massudos, ricos na própria água estruturada destes alimentos: os sucos, as vitaminas, as papinhas, os chás vitalizados com ervas.

Consumos e perdas

Em condições normais, o conteúdo de água do organismo se mantém praticamente constante, porque as perdas são compensadas pelo consumo. Enquanto em amamentação exclusiva no peito materno a criança dificilmente sentirá sede. Iniciado o desmame a água contida nos alimentos representará uma parte das suas necessidades, e o restante deverá obter com a ingestão de líquidos: idealmente sucos ou chá de ervas, garantindo maior consumo de água estruturada.

Lembrando que as perdas de água ocorrem por quatro vias: pela pele, pelos pulmões (transpiração invisível), pela urina e pelas fezes.

As fontes de água estruturada 

A água contida nos alimentos nem sempre está na forma livre, com frequência encontra-se ligada a sólidos ou contida nas proteínas, sais etc. Por isso se comporta de forma diversa nos diferentes grupos de alimentos.

 
Alimentos crus,
maduros e frescos
% água estruturada
Frutas
90
Verdura
80-90
Leite materno
87
Batatas e raízes
75
Legumes
12-80
Grãos
13
Sementes sem germinar
5
Sementes germinadas
> 40%


Concluindo: a melhor água para o organismo das crianças de todas idades? A da feirinha orgânica. Ficou claro?

E, este é um bom motivo para estarmos cercados de Seres Ecológicos! Seres bem hidratados,  sempre jovens, cuca aberta, bem sintonizados com a Terra, Águas, Sol, Ar e toda a força da Criação.

1) De que adianta terras, petróleo e dinheiro se não temos água?


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine