PANC na Fonte - EP03 - Mostarda, guandu e flor-de-mel

Conceição Trucom *

Este é o terceiro episódio da série de vídeos PANC na FONTE que nos remete à possibilidade de bebermos destes conhecimentos diretamente das nossas fontes mais perfeitas: os raizeiros, mateiros, parteiras, caciques, pajés, produtores éticos, anciões da terra!

Depois de muitos episódios todos eles vão virar um filme para compartilharmos nas escolas da Vida Mundo Afora.

Eles são frutos de minhas andanças e da Paula Ribeiro da Terra Ágape, por todos os lugares onde as PANC estão...

O sr. José Madureira (vulgo Zezão dos orgânicos) é um produtor orgânico
de Alto Paraíso de Goiás, em pleno bioma do Cerrado.
Ele transformou o Sítio Paraíso Verde numa verdadeira propriedade
agroecológica com muitas PANC, hortaliças e frutas.
Parabéns para este povo que planta e prospera com a Mãe Natureza!

Sobre a MUSTARDA pertence à família das brássicas ou crucíferas, muito adequadas na prevenção do câncer.  Fazem parte desse grupo a couve-flor, o repolho, brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, essas hortaliças apresentam compostos bioativos, que podem produzir efeitos benéficos sobre a saúde. Podem evitar a formação de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. São ricas em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação. Entres os compostos bioativos dessas hortaliças estão os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos, substâncias que se formam a partir desses compostos são capazes de produzir o efeito de prevenção do câncer. Os isotiocianatos e outros compostos são formados a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enzima chamada mirosinase presente nesses vegetais. Seu mecanismo de ação é inibir enzimas capazes de ativar carcinógenos e de induzir enzimas que contribuiriam para a eliminação desses carcinógenos pelo organismo.

Por este motivo não deixe de incluir esse tipo de hortaliça no seu cardápio, que pode ser utilizado em diversos tipos de preparações como molhos, recheio de massas e tortas, sopas, cremes, pestos, saladas, fermentados, refogado ou no vapor.

Sobre o FEIJÃO GUANDU, também conhecido como andu, ele é encontrado com frequência em partes dos estados de Minas Gerais, Goiás,
Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Mas no Rio de Janeiro e no cerrado ele também pode ser encontrado,
sendo facilmente cultivado nos quintais domésticos.
De acordo com a nutricionista e professora Solange Guidolin C. Brazaca, o feijão guandu é fonte de proteínas e minerais,
como ferro, cálcio, magnésio e fósforo, além de carboidratos complexos.

Sobre a Flor de Mel ou Mão de Deus, é conhecida cientificamente como Tithonia diversifolia e pertence à família botânica Asteraceae. No Brasil, também é conhecida por margaridão-amarelo, minigirassol, girassol-mexicano, boldo-japonês, titônia e flor do Amazonas, mas certamente recebe muitos outros nomes mundo afora, já que também é possível encontrá-la em outros países da América do Sul (na Colômbia, por exemplo, onde suas origens estão), América Central, Ásia e África. Inclusive, em cada país é conhecida por um uso diferente.

Podemos citar vários dos seus benefícios, começando pela ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos. Ela também é anti-inflamatória, ameniza os dois tipos de diabetes (e atua na prevenção da mesma), trata dores de cabeça, atenua diarreias, acaba com a febre, atua no tratamento da malária e da ascaridíase.

Talvez, seu maior benefício seja o poder de amenizar a síndrome da abstinência que atinge ex-usuários de drogas psicotrópicas (Álcool e fumo, por exemplo). Ela é muito utilizada através de seu chá, nesses casos. Os pacientes deste tratamento dizem que, enquanto utilizaram a planta, seus organismos sentiam-se enjoados só de pensar em utilizar álcool ou fumo. Muitos conseguiram superar o vício após o uso da Mão de Deus.

Receita do seu chá, feito a partir das suas poderosas folhas. 

Ingredientes: 2 colheres de sopa das folhas da planta rasgadas com as mãos + 1 litro de água filtrada.

Preparo: coloque as folhas rasgadas e a água e conte 4 a 5 minutos, após iniciar fervura. Retire do fogo, tampe e deixe repousando por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, na temperatura que preferir.

Confira nossa galeria com ervas nativas, incluindo o guandu. Clique aqui.



 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine