Entrevista a Conceição Trucom*
Jornalista: Você tem uma formação diversificada. Fale um pouco sobre seus estudos e interesses. O que te levou a trabalhar com alimentação?
Toda a minha formação e áreas de interesse estão ligadas com a alquimia. E não tem nada mais alquímico que os alimentos de origem vegetal enquanto crus, maduros e frescos. Minha ligação com a terra e a natureza é inata. Desde os 9 anos já tinha minha própria horta e pomar.
Jornalista: Como a sua formação em Química te ajuda no desenvolvimento dos seus projetos?
Bem, tudo o que acontece com nosso corpo ou mente é energia: química e elétrica. Minha ótica, quando busco discernir e compreender a vida, sempre passa por estes conhecimentos: bio-química ou química da vida. Parece muito científico, mas a espiritualidade se manifesta, apesar de invisível, através da bio-química, da eletroquímica.
Jornalista: Atualmente, quais projetos você desenvolve? Por que resolveu trabalhar com alimentação e meditação? Qual é o objetivo desses projetos?
Meus projetos são basicamente compartilhar conhecimentos organizados de forma que todos possam acessar. A desintoxicação diária, a meditação e a terapia do riso são ferramentas divertidas que uso, fundamentais, para registrar o conhecimento e colocá-lo na experiência prática, vivencial.
Jornalista: Conte sobre suas rotinas de alimentação e práticas para começar bem o dia.
Simples. Tudo começa com o suco desintoxicante de Luz do Sol tomado em jejum. Seu preparo serve também como vivência meditativa e de gratidão. Depois alongamentos, exercícios visuais e respiratórios. Tudo simples, na frente da janela, no meu caso, de frente para o mar. Quando dá tempo, uma caminhada na praia. Depois, ligo o computador, começo a pesquisar e escrever e, sabe Deus quando páro. Muitas vezes esqueço inclusive de me alimentar.
Jornalista: Como a alimentação influi na vida cotidiana das pessoas?
Bem, somos o que comemos. Por exemplo: as frutas, raízes e sementes cruas são fundamentais para sustentar e gerar estruturas. Quanto mais fazemos uso destes alimentos, mais prontos ficamos para crescer e sermos responsáveis pelas consequências deste crescer.
Dei exemplos propositalmente de alimentos naturalmente doces, exatamente por serem ricos em sais minerais, especialmente o cálcio. Quanto mais doce uma fruta, mais rica em cálcio, mineral fundamental para quem deseja ter estrutura óssea saudável e forte.
Mas, posso também, na hora que me desequilibro emocional ou afetivamente, exatamente quando o universo nos manda desafios para crescermos, sair correndo para comer sorvete e chocolate. Tudo também doce não é mesmo? A diferença é que o açúcar NÃO MINERALIZA. NÃO ESTRUTURA. Ao contrário: desestrutura.
Daí que quando a pessoa está desequilibrada e mais precisa se estruturar, se alimenta sabotadoramente. Consequência: sua vida cotidiana é um círculo vicioso, literalmente.
E, a alimentação não só influi no cotidiano, como nos resultados. Portanto, fazer escolhas alimentares determina colheitas: sempre.
Jornalista: Que alimentos não deveriam faltar no cardápio diário de uma pessoa? E quais alimentos deveriamos evitar ou não consumir de jeito nenhum?
SIM: Frutas, raízes, sementes germinadas, folhas verdes (muita), legumes. Idealmente frescos, crus e orgânicos.
SIM: Rir, meditar, alongar, caminhar e banhos.
NÂO: refinados, os piores são a farinha e o açúcar, café, chá preto, álcool, industrializados, aditivados, congelados e alimentos de origem animal.
Jornalista: Além da alimentação, você fala da importância do bom humor, do riso, para a desintoxicação do corpo. O que uma pessoa deve fazer para trazer o bom humor para o seu cotidiano?
Acordar e rir. Buscar o lado hilário, cômico, trágico, ridículo, patético, prepotente, perfeccionista e rir. Rir de si, muuuuito. Perceber que somos absolutamente risíveis. E, não ter a mínima vergonha de ser gaiato, imperfeito. Enfim, leia alguns dos meus textos. Sugestões: Sitocol e a Meditação do Riso
Jornalista: Em seus artigos você fala da prática de meditação, da reflexão e de uma respiração consciente. Qual a relação entre essas práticas e uma alimentação saudável?
Peço que vc leia meu texto: Não Podemos ser Ácidos. Pois estas práticas exigem um organismo alcalinizado para poderem acontecer de forma plena, profunda. Organismos ácidos estão presos na frequência da mera SOBREVIVÊNCIA, jamais em expansão. E, você pode alcalinizar ou acidificar seu organismo exatamente via alimentação.
Jornalista: Atualmente, você produz uma revista de alimentação para crianças. Como educar uma criança para que ela tenha hábitos alimentares saudáveis desde pequena? Como os pais devem trabalhar para tal? Qual o grande problema da alimentação dos jovens hoje em dia? Como os pais que trabalham fora podem controlar a alimentação dos filhos, que também passam a maior parte do dia fora de casa?
Bem, esta Revista nasceu da constatação de que não existe literatura sobre alimentação infantil, que não contenha montão de açúcar, farinha branca e laticínios. Ou seja: BALELA.
Inédita, fica o convite para todos conhecerem a Revista Especial Kids. Na edição número 1 - março 2009 -, cujo tema foi Reduzindo o Açúcar, já foram apresentadas muitas receitas de sucos, lanches e sobremesas saudáveis, usando somente alimentos de origem vegetal, porém crus e frescos. As edições são eletrônicas, com matérias de uma equipe multidisciplinar, onde o propósito é exatamente abordar e trazer soluções para todas as questões por vc colocadas.
Confira aqui todas as edições da Revista Especial Kids
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.