Conceição Trucom e Guilherme Trucco
Chega mais porque todos são mega importantes nesta festa... Precisamos transbordar tanta história, cultura popular e valor à nossa pluralidade de povos, etnias, territórios, biomas e culinária. Abre alas meu povo: precisamos passar e contagiar com farofas e cultura oral falada, recitada, orada, cantada e dançada... Cultura na Veia, da Vida pulsante e Viva...
A simplicidade será sempre o TOM para CONTAR de tristezas e riquezas, de profanos e religiosidades... Embora o Cavalo Marinho seja realizado no dia 06 de janeiro (Dia de Reis ou dos 3 Reis Magos), os preparativos costumam ter início em julho-agosto. E como em agosto se comemora o dia do Folclore (22), decidimos lançar este EP04 neste mês. Vamos lá?
Eu farofo e o Guilherme conta...
Vamos às receitas? Primeiro as Pipocas!
Existem 3 técnicas de fazer pipocas. A primeira é a tradicional que só funciona com milhos que estouram e viram flor. Basicamente são os cereais ricos em amido, de casca firme o suficiente para represar a água vaporizada durante a fritura, geralmente em óleo, que sai de forma explosiva formando as flores brancas.
A segunda acontece por tostagem DIRETA, basicamente com sementes com baixo ou nenhum teor de amido, como é o caso das oleaginosas: linhaça, chia, semente de abóbora, gergelim e girassol... Também o SARRACENO que tem amido mas cerca de 13% de proteína (um pseudo cereal)...
A terceira acontece por tostagem, após prévia hidratação por 8 horas, para retirar os antinutricionais, que sempre em alta concentração em leguminosas como o grão-de-bico, lentilha, ervilha, feijões e amendoim.
Aqui tem 1/4 xícara (chá) de cada.
Esquerda: leguminosas hidratadas por 8 horas, já drenadas e lavadas.
Direita: leguminosas torradas em forno 1500C por cerca de 30 minutos.
Esquerda farinha de pipoca. Direita farinha de leguminosas.
Com as Farinhas prontas vamos à Farofa
Ingredientes: 1 xícara (chá) farinha de pipoca flor (branca) + 1 xícara (chá) farinha de leguminosas + 2-3 dentes de alho picadinho + 1 cebola média picada + 1 xícaras (chá) de couve (pode ser manteiga, de brócolis ou de couve-flor) picada e repicada + 2 colheres (sopa) de azeite (pode ser de coco ou babaçu) + suco fresco de 1 limão médio + 1 laranja pera picada em cubos + 1 colher (sopa) de fitosal.
Preparo: frite o alho no azeite e sal. Acrescente a cebola até macia. Acrescente a farinha de leguminosas e refogue bem. Acrescente a farinha de pipoca flor e misture bem. Acrescente o suco de limão e a couve... Por último os cubos de laranja. Tampe, desligue o fogo e deixe que termine de cozinhar a couve somente no bafo.
Vamos às PAÇOCAS?
Ingredientes versão DOCE: 1/4 xícara (chá) de cada uma das farofas + 1-2 bananas da terra previamente assada no vapor (opcional: substituir metade da banana por 2 colheres sopa de manteiga Bioporã caju-baru ou mindu-baru) + gotas de baunilha + 1/2 colher (chá) de sal integral.
Ingredientes versão SALGADA: 1/4 xícara (chá) de cada uma das farofas + 1/2 xicara (chá) de mandioca assada no vapor (opcional: substituir metade da mandioca por biomassa de banana verde ou 2 colheres sopa de manteiga Bioporã caju-gourmet) + suco fresco 1/2 limão + 1/2 colher (chá) de: sal integral, folhas de orégano e alecrim. Opcional saborizar com tomate seco ou azeitona.
Preparo DOCE ou SALGADA: processe todos os ingredientes na lâmina "S" do processador, até conseguir ligar para moldar as paçocas. Mas também gosto de deixar como PAÇOCA-FAROFA que pode ser usada em:
VERSÃO DOCE: sorvetes, iogurtes, açaís, salada de frutas, topo de bolos e tortas...
VERSÃO SALGADA: saladas de folhas ou legumes, top de canapés, pizzas, tortas e quiches. Dentro de maioneses, pastas ou patês.
Guilherme Trucco é escritor paratiano, sua obra é inteiramente dedicada a explorar a cultura popular da brasilidade, e seus desdobramentos profundos, através de uma literatura ficcional voltada para o Realismo de Encantaria, uma mistura à brasileira de realismo mágico, realismo animista e o surrealismo. É autor dos livros de ficção: Saída Bangu, Vocês vão ter que me engolir, e Nó na Garganta, além de ser colunista no portal Ludopédio.
Seu Blog: https://www.guilhermetrucco.com e seu Instagram: @gui_trucco
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br