Conceição Trucom e Guilherme Trucco
Chega mais porque todos são mega importantes nesta festa... Precisamos transbordar tanta história, cultura popular e valor à nossa pluralidade de povos, etnias, territórios, biomas e culinária. Abre alas meu povo: precisamos passar e contagiar com farofas e cultura oral falada, recitada, orada, cantada e dançada... Cultura na Veia, da Vida pulsante e Viva...
A simplicidade será sempre o TOM para CONTAR de tristezas e riquezas, de profanos e religiosidades... Embora a MARUJADA mais consagrada e tradicional (em Bragança/Pará) seja realizada no final de dezembro até o dia 06 de janeiro (Dia de Reis ou dos 3 Reis Magos), os preparativos costumam ter início em julho-agosto. Mas existem MARUJADAS por todo o Brasil, com muitas variações de datas, cantos e dramaticidades.
Vamos lá? Eu farofo e o Guilherme conta...
Vamos à receita da famosa e saborosa e saudável FAROFA D'ÁGUA
INGREDIENTES:
- 1 abobrinha média (2 pequenas ou 1/2 grande), laminada em rodelas de 0,5 cm de espessura (não costumo temperar)
- 1/2 cebola (média) roxa ou branca cortada em tirinhas
- 1 colher sopa de azeite (oliva, coco ou abacate)
- 1 a 2 colher(es) sobremesa de sal integral (usei o fitossal digestivo do Doce Limão que já tem pimenta, orégano, mostarda e coentro)
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada (pode ser a farinha de sarraceno)
- Suco fresco de 1 limão médio
- Cerca de 1/2 xícara (chá) de água
- Salsinha e cebolinha picada para decorar
PREPARO:
Lamine a abobrinha e leve para a chapa (com somente um filme de azeite) e assim preparar o 'bacon' de abobrinha. Chape dos 2 lados e reserve.
Numa frigideira pré-aquecida (idealmente anti-aderente) coloque os filetes de cebola, o azeite e o sal. Deixe que 'frite' até textura macia e brilhante, porém crocante (al dente).
Acrescente o 'bacon' de abobrinha e a farinha, misture e deixe que a farinha aqueça. Na sequência acrescente o suco de limão em 2 etapas, sempre misturando bem para que os líquidos sejam incorporados lentamente na farinha.
Por último vá acrescentando a água da mesma forma, lentamente.
Finalize quando a textura da farofa estiver 'emboladinha' e úmida, sem deixar que fique exageradamente 'MOLHADA'.
Acerte o sal e finalize com a salsa e cebolinha picadas.
Guilherme Trucco é escritor paratiano, sua obra é inteiramente dedicada a explorar a cultura popular da brasilidade, e seus desdobramentos profundos, através de uma literatura ficcional voltada para o Realismo de Encantaria, uma mistura à brasileira de realismo mágico, realismo animista e o surrealismo. É autor dos livros de ficção: Saída Bangu, Vocês vão ter que me engolir, e Nó na Garganta, além de ser colunista no portal Ludopédio.
Seu Blog: https://www.guilhermetrucco.com e seu Instagram: @gui_trucco
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br