Conceição Trucom e Guilherme Trucco
A Folia de Reis, como procissão e cortejo aos três reis magos, remonta ao Egito Antigo, chamada de Festa do Sol Invencível, e posteriormente migrando na idade média para a Europa. Foi versada em Portugal através de Gil Vicente, e chega ao Brasil pelas mãos de José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, com cantigas e folias estruturadas para catequizar índios.
Talvez a folia mais disseminada em todo o território brasileiro, é uma brincadeira que surge no contexto “caipira” como entende Darcy Ribeiro, em pequenas cidades rurais, onde todas as famílias se conhecem, e muitas vezes as casas ficam a quilômetros de distância umas das outras.
Com o êxodo rural, a Folia de Reis também atinge os grandes centros urbanos, através das igrejas.
De cunho majoritariamente católico popular, a folia é centrada na jornada dos três reis magos que levaram presentes ao nascimento do menino Jesus. Assim, procissões são montadas por festeiros a fim de passar por todas as casas de uma comunidade, iniciando no dia 24 de dezembro (Missa do Galo), então todos os dias levando cantoria, e pedindo dinheiro para a festa do Dia de Reis, que acontecerá no dia 6 de Janeiro.
Vamos lá? Eu farofo e o Guilherme conta...
Vamos à receita da farofa verde de NATAL
INGREDIENTES:
- 1 CABEÇA média de brócolis ninja despetalada (use também os talos tenros ok?) e processado na lâmina S até uma textura de "farofa grossa".
- 1/2 cebola (média) branca cortada em cubos
- 1 colher sopa de azeite (oliva, coco ou abacate)
- 1 a 2 colher(es) sobremesa de sal integral (usei o Fito Sal digestivo do Doce Limão que já tem pimenta, orégano, mostarda e coentro)
- 1/2 xícara (chá) de lentilha que foi previamente germinada (8 horas na água + 8 horas no ar) + cozimento no vapor por 5 minutos
- Suco fresco de 1 limão médio
- Cerca de 1 xícara (chá) de tomatinhos cereja cortados ao meio e OPCIONALMENTE desidratados parcialmente no forno desligado (ver abaixo)
- 2 colheres (sopa) de semente de mostarda previamente hidratada por 8 horas (e drenada)... é opcional, mas realmente NÃO FICOU PICANTE
PREPARO:
Numa frigideira pré-aquecida (idealmente anti-aderente) coloque os cubos de cebola, o azeite e o sal. Deixe que 'frite' até textura macia e brilhante, porém crocante (al dente).
Acrescente "farofa grossa" de brócolis, misture e deixe que aqueça até que mude a textura e cor. Na sequência acrescente mais sal e o suco de limão em 2 etapas, sempre misturando bem para que os líquidos sejam incorporados lentamente na farofa.
Acrescente a lentilha e os tomatinhos. Finalize com as sementes de mostarda. Acerte o sal e sirva imediatamente.
Esta farofa, por ter tomates, mesmo semi-desidratados, tem uma validade de somente 1-2 dias na geladeira OK?
Brócolis despetalado na lâmina S do processador para virar 'FAROFA GROSSA'
Lentilha germinada que deverá ser 'cozida' no vapor por apenas 5 minutos
Tomates cereja pulverizados com sal, no caso usei o nosso LEMON PEPPER
Fiz uma versão demi-sec que pode ser por 2-3 horas no desidratador a 45 graus
Ou no forno pré-aquecido e desligado: fazer por 2 ou mais vezes conforme desejar!
Agora temos outra sugestão:
Farofa de Granola, versão salgada,
que acompanha também receitas doces!
Vamos aprender? Porque no lugar de farinhas, usei pipocas MIL...
INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de semente de sarraceno, 1 xícara (chá) de semente de gergelim, 1/2 xícara (chá) de semente de linhaça, 1/2 xícara (chá) de semente de abóbora, 1/2 xícara (chá) de semente de girassol, 1/2 xícara (chá) de uva passa (opcional), 1 colher (sopa) de fitossal Doce Limão, 1 colher (sobremesa) de tempero termogênico da @angelitemperosparaty
PREPARO: Frite a semente de sarraceno por 7-10 minutos (tostar sem óleo) e reserve. Frite todas as demais sementes por 7-10 minutos. Junte o sarraceno, as passas, o sal e a pimenta. Deixe esfriar e embale em potes de vidro com tampa. Validade 3 meses.
A pipoca tostada de sarraceno: mais dourada e muuuuito macia e crocante
Durante a tostagem das oleaginosas
Depois de fria embalar em potes limpos de vidro com tampa de boa vedação.
Validade: 1 mês... Delicie-se!
Guilherme Trucco é escritor paratiano, sua obra é inteiramente dedicada a explorar a cultura popular da brasilidade, e seus desdobramentos profundos, através de uma literatura ficcional voltada para o Realismo de Encantaria, uma mistura à brasileira de realismo mágico, realismo animista e o surrealismo. É autor dos livros de ficção: Saída Bangu, Vocês vão ter que me engolir, e Nó na Garganta, além de ser colunista no portal Ludopédio.
Seu Blog: https://www.guilhermetrucco.com e seu Instagram: @gui_trucco
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br