Dicas para emagrecer

Dicas para emagrecer

Conceição Trucom *

Existem várias maneiras de tornar seu propósito de emagrecimento mais fácil e SANO.

Praticando os novos hábitos, você até pode (e deve) pedir o apoio e a colaboração dos outros membros de sua família, mas nunca peça a ninguém para controlar você. Afinal, desenvolver bons hábitos alimentares é SUA responsabilidade. É o seu futuro se consolidando em superação e sucesso! 

Fazendo compras  

  • Programe suas idas ao supermercado ou à feira depois de suas refeições, quando  estará satisfeita e menos sujeita às tentações da fome.
  • Faça uma lista dos alimentos que precisa comprar e atenha-se a ela. Nada de encher o carrinho com bobagens! A despensa é um retrato da sua determinação.

Preparando os alimentos

  • O alimento cru (vegetais) é muito mais integral e portanto saudável. Quando vier aquela onda de fome, procure preparar um suco desintoxicante ou uns palitos de cenoura, beterraba, etc.
  • Evite todo tipo de fritura. Experimente assar, grelhar, cozinhar no vapor ou preparar refogados sem uso de óleos isolados, mas se ainda não for possível use o mínimo de azeite.
  • Se você ainda consome carnes, retire toda a gordura visível, elimine a pele das aves e remova o excesso de gordura dos ensopados e sopas depois de prontos.
  • Dê sabor aos pratos usando ervas frescas, especiarias e legumes ralados que podem virar molhos bem interessantes.
  • Valorize os alimentos fermentados porque eles irão potencializar a sua digestão e desintoxicação. Saiba mais aqui: Simplesmente Saúde - REJUVELAC

Na hora de alimentar-se

    • Planeje cuidadosamente suas refeições de cada dia na noite anterior. Verifique se você tem em casa tudo o que é necessário para seguir sua alimentação consciente e balanceada.
    • Além dos alimentos que compõem suas refeições, tenha à mão petiscos de baixas calo­rias como palitos de cenoura ou de salsão, por exemplo.
    • Não pule refeições na esperança de per­der peso mais depressa. A experiência mostra que a fome excessiva em geral provoca "ata­ques" altamente prejudiciais à geladeira e despensa.
    • Desenvolva bons hábitos alimentares. Condicione-se para alimentar-se sempre sentada, usando prato, garfo e faca. Nunca belis­que em pé, na frente da geladeira, ou enquanto assiste televisão.
    • Alimente-se devagar, mastigando bem cada bocado e engolindo o que tem na boca antes de se servir da próxima garfada.
    • Torne-se sensível ao seu apetite. Pare de comer quando não estiver mais com fome, mesmo que ainda haja comida no prato. Hoje sabe-se que o corpo avisa quando está satisfeito, que é justamente quando a pessoa não sente mais o sabor, ou então o sabor daquele alimento de repente fica alterado, estranho. Neste momento o corpo está avisando que é hora de parar.
    • Não fique morta de culpa só porque comeu um bombom. Acontece. Procure balancear este bombom com uma pequena porção de sementes germinadas (por exemplo 1 castanha do Pará ou 3 amêndoas). Simplesmente procure não reincidir nesse "crime contra si mesma": dê um fim na caixa de bombons e continue firme — você chega lá! 

Pobre Salsão, com tantos benéficos, as pessoas só lembram dele como o "Tempero do Salpicão" e esquecem das suas propriedades nutricionais tão uteis na manutenção da nossa saúde, como por exemplo a sua ação alcalinizante capaz de neutralizar o excesso de ácidos do organismo, principalmente para aquelas pessoas cuja alimentação é rica em carnes e alimentos de origem animal. Experimente colocar salsão cru nas saladas (principalmente os talos) faça sucos com ele, por que não? Diversifique!


DIETA MENTAL

Extraído da Revista Vida Simples / abril 08 – Editora Abril - Edição 65Matéria DIETA GOSTOSA – escrita por Leandro Quintanilha

Seis dicas de comportamento para quem quer se alimentar melhor:

• PODER E NÃO QUERER. Diga "Obrigado, eu não quero". Quando você recusa um pedaço de bolo com um sofrido "Eu não posso", seu interlocutor se sente incitado a persuadi-lo do contrário.

• PRAZERES LIGHT. Não concentre na comida todas as suas expectativas de prazer. Ler, caminhar e namorar são outras delícias da vida que só queimam calorias.

• ATITUDE TERAPÊUTICA. Remédios para emagrecer são reservados para casos específicos, como os de compulsão alimentar, e podem ser importantes para o sucesso da dieta, quando prescritos pelo médico. Aproveite a dieta para exercitar sua força de vontade, persistência e disciplina.

• A LUZ DE VELAS. Faça da refeição um ritual. Sente-se à mesa, use a toalha que guarda para as visitas, aproveite cada mordida. Comer no piloto automático aumenta os riscos de comer muito. Mesmo no escritório você pode fazer do lanche seu momento especial.

• ESTRESSE A PARTE. Alivie a tensão antes de comer. Respire profundamente três vezes ao se sentar à mesa. Você não deve comer por outro motivo que não seja a fome, o cuidado com a saúde e o prazer. Não deixe a ansiedade e a tristeza escolherem por você.

• REEDUCAÇAO DO LAZER. Mude sua rotina junto com a mudança do cardápio. Em vez de chegar do trabalho e se largar no sofá (e pedir pizza de novo!), faça uma caminhada pelo bairro, brinque com o cachorro. Novas atitudes no cotidiano dão a impressão de que o que mudou não foi só a alimentação, mas a vida.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine