Aromaterapia e AutoEstima

Aromaterapia e AutoEstima

A Milene Siqueira, uma amiga deusa da aromaterapia, diretora da AROMARTE passou uns dias testando um colar-aromatizador e nele usou durante 15 dias seguidos o óleo essencial (OE) de bergamota... Coisas da vida de quem vive o que ensina: lhe sucedeu uma experiência SUPER FORTE com a AUTOESTIMA. E, dessa vivência, digamos não planejada, porém enormemente enriquecedora, nasceu este texto, que embora longo, super recomendo. E, se você tiver o OE de bergamota: que tal usar por uns 15 - 30 dias hein??? Eu já estou 100% de cobaia, hehe!

Por Milene Siqueira 

Embora a autoestima pareça ser um desejo da maioria dos mortais, sabemos rasamente sobre o assunto, e que vai pouco além da vontade de ter uma boa autoestima. 

Neste artigo vou dar uma certa reviravolta no assunto, apontando onde inicia, a identificar o que afeta, o quanto nos limita essa falta ou baixa autoestima e até mesmo quando essa busca nos prejudica. Para chegar a todas essas nuances que o assunto merece o texto ficou longo, mas vale tirar um tempinho para iniciar este importante conhecimento. 

Para começar, o que é essa tal autoestima?
O dicionário diz que é ter por si mesmo consideração, apreciação, respeito, confiança, afeto. 

Estética: autoestima ou pseudo autoestima?

Tem se associado autoestima com aparência. Alguns até pensam que é usando a roupa da marca W, frequentando o lugar X, fazendo a plástica Y, andando no carro Z, que pode-se "comprar" esta autoconfiança, resolver os conflitos do gostar de si mesmo. Ledo engano.

Cuidados estéticos e aquisições podem sim harmonizar a imagem. Se cuidar, se arrumar, é bem estar para conosco e até consideração com o outro, mas há confusão entre um bem estar saudável e a autoestima que não tem a ver com ter, mas sempre com o Ser.  

Com autoestima a aparência até se torna reflexo e consequentemente a importância estética é diminuída, porque será mais comum passar a gostar como somos, e usando dos recursos que temos mas que antes não víamos para valorizar a autoimagem, do que partir para uma mudança que acabe sacrificando, seja o sacrifício de tempo, das finanças, da saúde, do físico, do humor, enfim...  

"Autoestima é a possibilidade ética de eu gostar de mim.
A pessoa sem autoestima procura na estética o jeito de gostar de si.”
Ivan Capelatto 1

Valores do Ser que não sejam reconhecidos por si mesmo, são buscados esteticamente não como complemento para valorizar o que se tem, mas para mudar o que se é, encaixar-se em padrões sociais (mascarando-se), e é quando você não sente-se à vontade consigo. 

Autoestima não requer sacrifício, requer aceitação e compreensão de si. E as mudanças serão consequências.

A base da autoestima começa na infância 

Com base nas publicações do pediatra e psicanalista Donald Winnicott (1896-1971) autoestima adquire-se na infância. É quando percebemos que nosso lado "mau" (raiva, agressividade, frustração) não é tão mau assim, e que sentir raiva não destrói ninguém. Mas para tal referência é necessário que a frustração da criança seja suportada pelo outro (seu cuidador) e então a percepção infantil se estrutura para que seja suportada por ela própria - somos então capacitados na infância às frustrações através dos limites que o cuidador (em geral os pais) nos concedem. Sem limites, a coisa fica complicada. É um caminho neurológico, trabalho para o sistema límbico. 

Inclui-se também a importância dos elogios e dos cuidados (a não negligência) durante a infância. 

Os valores adquiridos na infância sustentam a permanência do equilíbrio no adulto, norteia neurologicamente o “bom senso”, e os primeiros conceitos do gostar de si mesmo. Dar limite é dar educação, é se importar, é significar, e é afeto! E autoestima e afeto caminham juntos.

(1) Para saber mais sobre a supra importância dos limites na educação sugiro ver aqui e aqui palestras do psicólogo Ivan Capelatto.

Dependentes do reconhecimento 

Cada vez que “compramos” a ideia da capa da revista, da tendência que está fora do alcance, do prazer imediato, do alpinismo social, do sacrifício ao invés da aceitação de si, um passo distante do afeto estamos dando. Mas se é tão ruim por que compramos a ideia? - Compramos porque queremos afeto. Sim, paradoxal. 

Queremos reconhecimento que nos signifique, mas ao invés de buscar dentro, lançamos o desejo para fora, e podemos ficar dependentes do afeto do outro. Quanto menos recebemos esta significação (afeto) no decorrer da infância, mais tempo passaremos pela vida à procura em busca de sermos vistos, reconhecidos, "curtidos”. Confundimos o afeto e relegamos seu poder, quando ainda não o descobrimos por nós próprios. 

A obesidade pode passar por este caminho (não é regra) indo na contramão da modelo na capa da revista, mas que não faz diferente, o corpo ganha volume para dizer: me veja, me note, me ame. Pode ser em decorrência de um pai que não fez vínculo, de uma mãe distante, e um casamento que confirma a “invisibilidade”. Não importa a idade, é a criança ainda que pede pelo acolhimento do olhar, pela sua nutrição, pelos limites não conhecidos, pelo afeto por si não conhecido.

Baixa autoestima

A chamada baixa autoestima busca fora a aprovação (afeto) que não conhece por si mesmo, e mostra suas facetas:

- Não saber dizer não; querer ser sempre a boazinha/bonzinho;
- Submissão nos relacionamentos
- Fazer mais do que suas possibilidades em benefício à agradar ao outro;
- Não se posicionar perante seus direitos;
- Fuga da escuta repreensiva e má reação às críticas ou dificuldade
de ouvir/codificar para além do pessoal;
- Extrapolar o orçamento;
- Exageros estéticos ou físicos;
- "Pegar" o problema do outro;
- Ser a "vítima";
- Dependência, carência;
- Compulsão; acúmulo de objetos "afetivos";
- Ansiedade envolvendo aprovação e reconhecimento;
- Discrepância entre o que se deseja e o que se tem/conflito interior;
- Comparação (distância do Ser);
- Negatividade;
- Magoa-se facilmente; culpa (consequência); 
E mesmo uma elevada autoestima (superioridade)
ou uma tirania pode mascarar uma baixa autoestima.

A cilada da ELEVADA autoestima

É muito comum uma alta autoestima esconder uma baixa autoestima. A psicóloga e escritora Kristin Neff foi mais radical e faz um "abaixo à autoestima", pois segundo ela o perigo é a superioridade que vem no pacote autoestima. E quando falta informação e a busca externa é a motivação, é o que de fato acontece, sobretudo numa sociedade que associa aparência, posição social e euforia com autoestima.

A proposta da Kristin é a de que troque-se a autoestima pela autocompaixão, em favor do não narcisismo e do não julgamento. É uma boa proposta quando não temos todo o conhecimento do que significa de fato autoestima, porque quando ela é real não existe a comparação (superioridade/inferioridade). 

A Comparação: alimento USUAL da baixa autoestima

Se você deseja autoestima, comece por perceber as comparações. A comparação não é causa da baixa autoestima, mas a evidencia e a alimenta. 

"A comparação priva-nos do que é útil para atender
 exigências alheias, priva-nos do que é nosso ser em si e em efeito!"
Michel de Montaigne

Sempre que nos comparamos com o outro em qualquer aspecto que seja, perdemos o contato com o Ser, porque não lhe é inerente. A comparação é a percepção incômoda de que inevitavelmente o olhar do outro pousará em nós. O que nos apavora é o julgamento, porque induz à perda. Que no íntimo é a fragilidade da perda do afeto do outro (sem autoestima). 

E os tememos quando também comparamos e julgamos! 

Amo esta carta do Tarot Zen do OSHO: Comparação
Quer imagem que diga mais sobre essa pobreza humana?
Saiba mais sobre esta carta aqui

O preço da comparação é muito alto, é viver exausto pela inalcançável exigência alheia. Colocando defesas contra este 'ataque', ficamos cada vez mais desvitalizados, longe do Ser. Considere defesas: ir atrás da obtenção do que o outro espera, tentar ser melhor que o outro, se esconder da crítica do outro, desdenhar/cinismo com o outro. 

A comparação também se dá com ideologias, objetos, ambientes, lugares. Quando tal comparação - depreciativa pelo que nos circunda - nos impossibilita de reconhecer ou recriar o significado dos valores próximos - já é sinal da distância (do Ser). O que está fora em geral é melhor, e quanto mais longe melhor parece (paralelo ao sentimento interno/procura do afeto). O discurso da baixa autoestima é uma cegueira dos valores próximos - a busca está fora, longe do alcance. É a capacitação desmerecida, é um curso a fazer, é a roupa que não se acha que tem no armário, é a culpa na corrupção, e faz-se o desperdício desde talentos aos bens comuns. E valores que não são encontrados em si mesmo, anulam a criatividade tanto quanto as possibilidades.

A grama mais verde do vizinho é um fato sem argumentos, pensar e dizer sobre o quanto a grama do vizinho é verde põe a atenção em outro lugar mas não modifica a minha grama. Mas deixar espaços, plantar, cuidar e regar a minha "grama" é a possibilidade real (e muitas vezes não cogitada!) de deixá-la verde. 

Talvez tenhamos sido exaustivamente cobrados na infância, o olhar que pousou em nós pode ter sido bastante duro e negativo, talvez tenha faltado ser reconhecido, elogiado, significado, conhecido limites, ou educado por pessoas que também não conheceram o seu próprio afeto. Mas agora crescemos e precisamos amadurecer. E para tanto é necessário deixar de lado as exigências alheias a nosso respeito, os julgamentos, e projetar toda essa energia para olhar e significar o “nosso ser em si e em efeito".

Autoconhecimento

Mesmo que bem tenhamos a autoestima como base na infância, seu desenvolvimento é contínuo através da conscientização. O autoconhecimento é a trajetória do Alquimista, aquele que sai do seu lugar em busca do tesouro. Ele caminha, caminha... até se dar conta de que o tesouro sempre esteve no lugar de origem. E quando achamos, "perdemos". É este o ciclo. 

Os problemas aparecem quando a busca não é iniciada, ou quando se torna inalcançável, sem elaboração do fim, das conclusões que nos lancem de volta ao "tesouro", o Ser. Os problemas mais comuns aparecem como compulsões: compras, comida, sexo, trabalho, a busca pela perfeição. Depois as patologias que dependerão também de outros fatores, mas que em geral estão relacionadas com o sem fim. O TOC (transtorno obsessivo compulsivo) é fazer compulsivamente algo adiando seu fim, o Pânico o medo do tempo de confronto com o sem fim, o câncer é a célula que se reproduz sem fim, exemplos de algumas patologias. 

Quanto menos conhecimento a pessoa tem de si mesmo, menos livre ela é. Portanto o autoconhecimento é a semente de todos os processos. 

E como gostar de quem você não conhece? Só que curiosamente sem autoestima, ou a exacerbando, o autoconhecimento pode não acontecer ou fluir! Por isso acredito na compaixão e na ética como as primeiras práticas no desenvolvimento da autoestima. 

Compaixão e Ética - a autoestima em ação

Podemos "praticar" autoestima, e uma das melhores maneiras não é um trabalho conosco como se pensaria. O primeiro passo pode ser este: desenvolver compaixão e aguçar a ética.

Compaixão
“Eu aprendi a me tratar muito bem. 
E aprendi isso me tratando bem como eu trato os outros” 
Clarice Lispector 

Um caminho para reconhecer o amor por si mesmo é pelos limites que não temos controle diretamente: os alheios. Ter compaixão. Trocar o julgamento que a comparação faz, pela compaixão. 

Como humanos não somos perfeitos em nossa personalidade, em nossas ações. Erramos. E tudo bem. Lidar bem com isto, parte de como aceitamos os limites através da percepção que temos sobre os limites do outro. É quando invertemos o exigente olhar alheio que é lançado sobre nós, por uma resposta mais suave e sem exigências da nossa parte.

Na compaixão, lidamos diretamente com o afeto. Diferente da ideia da compaixão que salva o outro, é a compaixão que respeita e abre espaço para ouvir o outro, tentar compreendê-lo, ajudar se possível.

Diz um ditado que não poderíamos julgar ninguém se ainda não andamos mil léguas com seus sapatos. É isso que a compaixão faz. 

E vale frisar que compaixão não é amar ao outro mais que a si. O mandamento bíblico já adverte: ame ao próximo como a ti mesmo. Não diz ame mais (baixa autoestima/inferioridade), nem ame menos (alta autoestima/superioridade), diz ame igual. Equilíbrio.

Ética
"Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, 
mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência" 
Karl Marx 

Ética vem da palavra Ethos e significa o modo de ser. Ethos significava a morada do homem, a primitiva como a Natureza. E depois como moradia, o seu lugar de viver. Ética é um conceito que sempre visa o bem da coletividade. 

Podemos nos guiar pelo conceito que diz que ética é educação da vontade (aquela que devemos ter aprendido na infância pelos limites), e que resulta no equilíbrio entre o querer, o poder e o dever (ética): 

Se respeito meus próprios limites sem culpa, sinto autoestima (respeito, afeto por mim). Por exemplo: Quando o meu querer não se impõe sobre a possibilidade financeira (não compro o carro quando meu dinheiro dá apenas para uma bicicleta); quando a vontade não se impõe sobre a possibilidade física (não vou passear quando o corpo pede descanso); quando a vontade de comer determinado alimento não se impõe sobre uma restrição médica devida. 

Esse mínimo de equilíbrio entre o que quero, posso e devo é o ser social, e que agrega valores de honestidade. Em primeira instância esses valores me auxiliam a ter harmonia comigo, e simultaneamente esbarram nos limites alheios e colabora com o outro, o ambiente, a sociedade. 

Então uma boa pergunta a se fazer sobre nossas vontades é se podemos e se devemos. Do contrário reavalie o "querer", que pode estar ligado à necessidade de afeto não atendida.

Como o querer não é um valor absoluto, ele pode sim ser possível mais adiante, pode mudar ou mesmo ser sublimado (transformar em arte). A encrenca acontece  quando agimos sem estar na "raiz" do que se deve e se pode - e que muitas vezes inclui fatores externos - aí o prejuízo é a própria desvalorização.

Bom, o assunto do querer que permeia a ética é bem extenso e que aqui vale mais como reflexão desses limites. Porque está ligada à demais fatores psicológicos que dão origem a tanta transgressão da ética (violências, agressividade, corrupção, desrespeito, enfim da imposição da própria vontade sobre o outro - no fundo  apenas questões do afeto), que temos visto.  

O templo que habito – corpo, autoestima em movimento

É através do corpo que nos comunicamos com o ambiente, com o outro e também conosco, nos sentimos parte da existência e do fluxo de dar e receber quando temos consciência deste corpo. Quando ficamos muito tempo sem receber o toque, vamos perdendo a noção dos nossos limites, da autoimagem. O corpo através do toque, do olhar, do olfato e do paladar é nosso canal de comunicação com o afeto. Respiração, atividades corporais e massagens que nos conscientizem e nos integrem ao corpo são muito bem vindas. Através destas atividades, vamos percebendo o corpo interior também, este que sustenta e equilibra esse corpo perceptível. 

Importante aceitar esse templo como é, se sentir à vontade com ele, explorar as possibilidades de alongar-se, de se movimentar, de olhar, de cheirar, de sentir. Ficar íntimos de nós, lugar de aconchego.

A aparência (através da forma de se vestir, andar, se comportar, etc), é comunicação visual, e que ganha mais significado e valorização com a autoestima. Pensamos que seja ao contrário e às vezes ajuda sim, uma orientação de como se vestir, por exemplo, pode dar uma sacudida na autoimagem.

Mas quando primeiro há autoestima, enquanto valor do Ser, o entorno é que acompanha - a diferença é que a estética deixa de ser uma busca para você se gostar, e passa a ser um complemento porque você gosta de você. E esta diferença não é difícil de se notar!  

Autoestima e sociedade 

Autoestima é fundamento para a construção de uma sociedade com muito menos violência, enfermidades, corrupção, sujeira, abandonos e desperdícios. 

É o ser criativo e lúcido, que não só deseja, mas realiza o melhor para si e para o outro, agente das mudanças que colaboram com o bem comum. 

Se você chegou até aqui neste texto, pratique e leve essa mensagem adiante. Que cuidemos das crianças, dos jovens e conscientizemos os adultos para tanto!

SAIBA MAIS SOBRE OS ÓLEOS ESSENCIAIS QUE TRATAM DA AUTOESTIMA AQUI

Para adquirir o OE de Bergamota clique AQUI

"Quando você descobre sua natureza essencial,
quando sabe quem realmente é, encontra toda a sua potencialidade" 
Deepak Chopra


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine