Guaco - PANC na Fonte

Conceição Trucom entrevista Jorge Ferreira **

Seu aroma é encantador, suas folhas em formato coração, é uma das minhas plantas de poder. Típica da Mata Atlântica, mas no sudeste, o Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante. Mas uso seu chá para preparo de sucos ou suas folhas (com parcimônia) para aromatizar receitas, com um bouquet que me remete ao achocolatado.

O seu nome científico é Mikania glomerata Spreng e pode ser encontrado em cercas vivas, pergolados e trepando em árvores como amoreiras. 

Vamos saber mais?

Propriedades do guaco

As propriedades do guaco incluem sua ação broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, sudorífica, anti-reumática e cicatrizante.

Modo de uso do guaco

Para fins terapêuticos são usadas as folhas da planta ou xarope do guaco.

  • Chá para reumatismos ou inflamações:  Ver receita básica abaixo. 
  • Tinturas para reumatismo: A tintura pode ser feita deixando-se em infusão 100 gramas das folhas trituradas em 300 ml de álcool a 70° para ser usada externamente. Depois de filtrada, pode ser utilizada em fricções ou compressas locais.

RECEITAS:

- Chá básico: Colocar 10 g de folhas em 500 ml de água fervente por 10 minutos. Beber 2 xícaras de chá/dia.

- Chá com mel: combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta medicinal, com as propriedades anti-sépticas e calmantes do mel. 

Ingredientes: 8 folhas de guaco; 1 colher de sopa de mel; 500 ml de água fervente.

Preparo: adicionar as folhas de guaco à água quase fervente, desligar o fogo, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel. É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá/dia, até que sejam observadas melhoras.  

- Chá com Eucalipto: combina as propriedades do guaco, com as propriedades expectorantes e anti-inflamatórias do eucalipto. 

Ingredientes: 1 mão de folhas frescas de guaco; 1 mão de folhas secas de Eucalipto; 1 litro de água fervente.

Preparo: adicionar o guaco e as folhas secas à água quase fervente, desligar o fogo, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos, coando antes de beber. Se necessário, este chá pode ser adoçado com mel, sendo recomendado beber 2 a 3 xícaras de chá/dia, conforme a necessidade. 

Efeitos colaterais do guaco

Os efeitos colaterais do guaco incluem hemorragias, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. O guaco contém cumarina que pode apresentar um agravamento nos quadros de falta de ar e tosse em pacientes com alergia a cumarina

Contraindicações do guaco

O guaco está contraindicado para indivíduos com doenças no fígado, indivíduos que utilizam anticoagulantes e para crianças menores de 1 ano de idade.

(**) Jorge Ferreira é filho de agricultores e foi criado em Parati no sítio São José - bairro do Taquari. Sempre trabalhou com a terra junto de sua família, priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Trabalha com agrofloresta há 15 anos, com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. Jorge é um autodidata e estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas medicinais nativas da mata Atlântica, frutíferas e plantas alimentícias não convencionais (PANC), no foco gastronômico. Instagram: jorge_forager


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine