Quinua, quinoa, ecosustentabilidade, alimentos importados

Quinua

Conceição Trucom *

A Quinua é um alimento muito adequado para os povos que vivem nas altitudes, no frio, em ar rarefeito, nos Andes. Não é adequado para nós brasileiros que vivemos em clima tropical, no nível do mar.

Opte pelas sementes brasileiras, pois elas são mais baratas e terapêuticas, pois contém tudo o que nós precisamos.

Também é uma atitude ecológica. Pense no tanto de custo energético para transportar os alimentos importados! O certo é consumir os alimentos do seu clima, solo e região, pois a sábia mãe natureza prepara o alimento que cada povo precisa.

Sucesso com a linhaça, a castanha do Pará, o gergelim, o girassol etc. 

A Embrapa está desenvolvendo a adaptação e plantios de quinua no bioma do cerrado. Bons resultados vêm sendo obtidos, mas as produções ainda são de pequena escala e portanto não atingem larga distribuição nacional ainda.

UM ALERTA: lembrar também que a quinua é uma pseudo leguminosa, motivo pelo qual não contém glúten, mas contém elevado teor de saponinas. Para eliminar este excesso ela é tratada com hidratação prévia o que gera enorme quantidade de efluentes, desperdício de água e energia para desidratar a semente de volta para embalar e distribuir...


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine