Rosana Braga*
É provável que você me perguntasse, caso estivesse diante de mim, por que deveria se tornar uma pessoa ainda mais gentil se tem se sentido constantemente maltratado; desrespeitado pelo atendente do supermercado, ignorado pelos responsáveis por serviços básicos, agredido pelos governantes de seu próprio país.
Certamente você quereria saber por que deveria acreditar que todas as pessoas merecem ser tratadas de modo afável e acolhedor se já assaltaram sua família, roubaram seu carro, picharam o muro da sua casa e recusaram-se a ouvir suas manifestações justas.
E eu lhe diria que você tem razão em se questionar e me questionar sobre tudo isso. Não é nada fácil ser gentil com pessoas que você sequer conhece; ou pior – que conhece e já recebeu delas demonstrações claras de que não estão dispostas a serem gentis com você.
Entretanto – por mais paradoxal que possa parecer – creio que sejam justamente esses os motivos mais fortes para que você se torne verdadeiramente gentil. Sim, porque ser amável e carinhoso com quem faz o mesmo com você é muito fácil; é até espontâneo e natural.
Até as grandes empresas (ou as mais conscientes) já estão considerando as atitudes gentis e a simpatia como habilidades valiosíssimas na contratação de seus colaboradores.
Segundo Alexandre Freire, consultor do grupo MVC, Hal Rosenbluth, o presidente da agência de viagens Rosenbluth International, afirmou que não estão em busca de habilidades técnicas, mas de pessoas simpáticas. “Podemos treiná-las para fazer algo técnico, mas não podemos torná-las agradáveis”. Já a Southwest Airlines, disse: “A contratação começa pela busca de pessoas com boa atitude – é o que procuramos: pessoas que gostem de servir os outros”.
O que é isso senão a preferência por pessoas verdadeiramente gentis? Mas ainda neste caso, estamos falando da valorização da gentileza através de contratações por grandes empresas, chances profissionais, ganhos de bons salários. E isso é mais do que fácil – é literalmente recompensador.
Portanto, difícil mesmo é se manter fiel àquilo que você acredita quando o que lhe fazem é justamente o contrário. Difícil é manter a sua educação com quem lhe insulta. Complicado é manter o tom de voz amigável com quem lhe ofende; é ser complacente com quem lhe rouba a tranqüilidade.
Quase impossível, eu diria, é ser compreensivo com quem sequer lhe trata como uma pessoa, chegando ao ponto de lhe escorraçar feito um bicho selvagem. Sim, porque tudo isso existe mesmo, muito infelizmente. Não se trata de filme de terror ou ficção. Tem se constelado como o mais límpido retrato das grandes cidades, dos centros urbanos.
Talvez seja exatamente por isso que não vivemos somente guerras pontuais, militares, exércitos contra exércitos, defendendo a honra de sua pátria. Somos cidadãos contra cidadãos. Guerras frias, silenciosas, destruindo casas e matando famílias a pauladas. Temos perdido o senso de humanidade sem sequer nos darmos conta disso.
E é por esta razão, mais do que qualquer outra, que acredito piamente que devemos nos tornar gentis. É por conta de toda essa insanidade, em nome de tantos sentimentos reprimidos e de uma esperança que agoniza que tenho feito – tanto quanto consigo – um esforço enorme para me manter firme no propósito de ser gentil.
Do livro O PODER DA GENTILEZA, de Rosana Braga – Editora Minuano.
Rosana Braga é consultora em relacionamentos, escritora e palestrante.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.