Colaboradores
Chegou a era da renda básica universal?
Conceição Trucom *
Nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou. Victor Hugo
Imagine um mundo onde ninguém estivesse abaixo da linha da pobreza. Todos, sem exceção, teriam direito a uma renda básica que fosse o bastante para cobrir os itens essenciais: comida, educação, saúde. Nenhuma contrapartida seria necessária: para receber o dinheiro, bastaria estar vivo. Nada de assistentes sociais conferindo sua casa, ou especialistas dizendo como o dinheiro deveria ser aplicado. Dinheiro vivo, livre, na mão de todos, para usarem como bem entendessem. Você acha que isso daria certo?
Para o historiador Rutger Bregman, a resposta é sim. De acordo com a Wilkipédia, Rutger C. Bregman (nascido em 1988) é um historiador e autor holandês. Ele publicou quatro livros sobre história, filosofia e economia, incluindo Utopia para realistas: como podemos construir o mundo ideal (em português pela editora Sextante), que foi traduzido para trinta e dois idiomas. Seu trabalho foi apresentado no The Washington Post , The Guardian e BBC . Ele foi descrito pelo The Guardian como a "maravilha holandesa das novas idéias" e pelo TED Talks (assista a seguir) como "um dos jovens pensadores mais proeminentes da Europa". Sua palestra no TED, "Pobreza não é falta de caráter; é falta de dinheiro", foi escolhida pelo curador do TED, Chris Anderson como um dos dez melhores de 2017.
Bregman defende a máxima bastante simples de que pobreza não é falta de caráter: é simplesmente falta de dinheiro. Ao invés de bolsas, conselhos, roupas ou comida, o que deveríamos dar aos pobres é simplesmente dinheiro, dinheiro suficiente, e confiar que eles vão saber o que é melhor para eles. Isso porque, afinal, eles não são diferentes de nós. Se nós julgamos que temos o direito e a capacidade de destinar como queremos a nossa renda, o mesmo deveria ser verdade para todas as pessoas, independente da classe social.
Com exemplos de estudos e experimentos muito intrigantes, Bregman vai aos poucos mostrando seu ponto de vista, e é difícil terminar sem concordar com ele. Vivemos numa época de riqueza sem precedentes na história humana. "O futuro já está aqui, só não foi muito bem distribuído" **, defende ele. Para Bregman, vivemos num mundo rico o bastante para que a utopia de uma renda básica universal se torne realidade.
Assista ao vídeo acima, e depois continue a leitura.
Atenção para certos momentos da fala dele:
- 2:50 -> Mentalidade da escassez. Se o coletivo vibra na frequência da escassez (do consumo até o esgotamento), e ele dá muitos exemplos, significa que vibramos num portal aberto para menos inteligências... Forte isso, mas aqui no Doce Limão estamos sempre reforçando para mudarmos nossa frequência para a ABUNDÂNCIA, onde podemos consumir sem esgotar, mas sempre regenerando o tanto que usamos, colhemos, para seguir com solos e espaços de novos plantios e colheitas. Entenda este novo conceito no literal, mas também de forma absolutamente AMPLA.
- 4:10 -> Pobreza não é falta de conhecimento... O conhecimento precisa ser útil, fazer sentido, estar adequado ao local, ao solo, aos insumos de curta distância que cercam aquela pessoa e comunidade. Não adianta te ensinar a nadar e na sequência te jogar num mar revolto... Ou numa lagoa seca!!!
- 5:00 -> George Orwell descobriu que A essência da pobreza é que ela aniquila o futuro... Ou seja, um país de grandes desigualdades e muita pobreza: tem seu futuro aniquilado... Quantas vidas com total potência para vibrar na ABUNDÂNCIA são desperdiçadas, perdidas?
- 10:44 -> A POBREZA É MUITO CARA... Seja em que sentido for: todos saem perdendo, como bairro, cidade, estado, país ou planeta. Não podemos manter MAIS esse STATUS QUO: precisamos de ideias novas, precisamos sair destes conceitos centenários do MUNDO VELHO que vibra na escassez.
Ao terminar de assistir o Rutger meu QI aumentou muito e comecei a fermentar muitas formas e caminhos para criar e aumentar a RENDA BÁSICA... E todas elas passaram pela COLABORAÇÃO, pelo InterSer - InterSomos - InterConexão!
A crise do coronavirus
Recentemente, Bregman se manifestou pelo Twitter reforçando sua ideia da importância da renda básica universal, especialmente agora que, com a crise do coronavírus, milhões de pessoas pelo mundo estão com sua fonte de renda ameaçada. "Precisamos de uma renda básica de emergência, e precisamos dela agora. Em 2008 nós resgatamos os bancos, agora precisamos resgatar as pessoas".
We need an emergency basic income, and we need it now. In 2008 we bailed out the banks, now we need to bail out the people. Read (and share) the basic income chapter - written seven years ago - from my book for free --> https://t.co/RP8sLoradY
— Rutger Bregman (@rcbregman) March 25, 2020
A Renda básica
Rutger Bregman cita com aprovação a proposta americana de 1968 de uma renda mínima garantida, apresentada pelo presidente Richard Nixon, entre outros. Ele também cita um projeto do governo federal canadense de 1974-1979 em Dauphin, Manitoba, que erradicou temporariamente a pobreza. "O estudo mais popular sobre os efeitos da renda básica foi realizado em Manitoba, entre 1974 e 1979, onde todos receberam do governo um" rendimento mínimo) de US $ 9.000 por ano (segundo os padrões atuais) do governo, sem restrições. Evelyn Forget, um economista e professor da Universidade de Manitoba, que examinou os dados do estudo, disse que houve uma redução de 9% no horário de trabalho entre dois grupos principais de cidadãos, mas as razões pelas quais dão uma ideia de como a renda básica pode mudar drasticamente o curso da vida de alguém."
SUPER recomendo também a leitura do livro DESIGN DE CULTURAS REGENERATIVAS do Daniel Christian Wahl (editora Bambual) que inicia com a seguinte questão: Por que a humanidade deve continuar a existir?
Um livro de reflexões profundas, perguntas muitos mobilizadoras para transformações existenciais... Na companhia de ilustres pensadores, que apresentam ferramentas poderosas... Fundamentais como GUIA e CONVITE para cocriarmos uma cultura regenerativa local, regional e global.
(**) Citando William Gibson, escritor canadense de ficção científica.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Para além da quarentena< Página anterior
- Temos muitas mazelas sociais: vamos exterminar a dengue et all?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.