Consumo Consciente
Quarentena e Responsabilidade Individual Durante o Surto da Covid-19
Fonte: Estratégia do Dr. Enrique Waugh para a prevenção da Covid-19
Diretor Médico da Clínica Santa Maria, Chile. Em 09 de abril de 2020
Adaptação especial para Doce Limão: Professional Translations
Neste artigo são propostos diversos níveis de condutas a serem adotadas durante o surto da Covid-19. A estratégia fica representada por uma pirâmide com quatro níveis de prevenção em função da situação que se vive. São discutidos dois conceitos básicos:
- A Pirâmide da prevenção.
- Sensação de Falsa Segurança.
A pirâmide da prevenção
Esta pirâmide tem quatro andares. O Primeiro Andar (verde) é chamado viver em modo corona vírus. O Segundo Andar (amarelo) é a quarentena de pessoas com alto risco, o Terceiro Andar (laranja) é a quarentena total obrigatória e o Quarto Andar (vermelho) é a quarentena sanitária.
Quarto andar: Quarentena sanitária - vermelha
Terceiro andar: Quarentena total obrigatória - laranja
Segundo andar: Quarentena de pessoas com alto risco - amarela
Primeiro andar: Viver em modo corona vírus - verde
Significado de cada andar da pirâmide:
Primeiro andar: Viver em modo corona vírus. Esta conduta sustenta toda a estratégia da pirâmide da prevenção e compreende:
- Distância social de dois metros,
- Lavagem frequente das mãos,
- Uso de uma máscara fora de casa.
Isto é o que chamamos viver em modo corona vírus. Todas as três ações vão juntas, uma sem a outra será inútil.
Atenção: Este modo de vida nos acompanhará por vários meses e é uma medida permanente. Isso significa que nenhuma outra medida a substitui ou elimina e tem a ver com a possibilidade de contágio por portadores assintomáticos, que representam aproximadamente 30% do total.
É imprescindível respeitar estas condutas porque é a base de toda a pirâmide... Se desrespeitamos este primeiro andar, toda a pirâmide entra em colapso.
Na prática deve-se evitar reunir-se em grupos por motivos sociais e respeitar o distanciamento social.
Portanto, não se reúnam, não participem de reuniões ou festas, não participem de cerimônias religiosas ou esportivas.
Isto não tem a ver com escolhas pessoais, mas de uma responsabilidade social. E é permanente, porque todo o resto da estrutura da pirâmide está apoiada neste primeiro andar que depende do bom senso, da disciplina e da responsabilidade pessoal.
Segundo andar: quarentena para pessoas de alto risco.
Isto inclui pessoas com mais de 60 anos, pacientes com doenças crônicas ou que tenham comprometimento do sistema imune. Estes grupos de pessoas precisam respeitar este segundo andar porque há necessidade de um nível mais rigoroso de prevenção. Este grupo tem um risco aumentado de desenvolver um quadro clínico complicado e até a morte. Projeta-se que 80% dos óbitos pertencem a este grupo.
Este segundo andar também não tem escolha. Esta regra tem validade permanente até que o surto de corona vírus termine..
E muito importante, mesmo após o término de qualquer quarentena os netos não devem visitar os avós.
Como no caso anterior o Segundo Andar também depende do bom senso, da disciplina e da responsabilidade pessoal.
Terceiro andar: quarentena total obrigatória.
Esta medida procura diminuir a velocidade do contágio. Não elimina o contágio, mas o retarda. Os especialistas e as autoridades monitoram com periodicidade necessária a velocidade de contágio em cada região ou lugar de risco.
Sempre que o contágio aumente em uma área, a autoridade sanitária provavelmente promoverá uma quarentena total obrigatória, que é a medida mais estrita e com as maiores consequências.
Frequentemente a necessidade de quarentena total obrigatória é uma resposta ou consequência de como as pessoas estão vivendo o modo de corona vírus do primeiro andar e a quarentena de pessoas de risco, o segundo andar. Caso os dois primeiros andares sejam respeitados, menos quarentenas totais obrigatórias serão necessárias, esta situação pode ser muito dinâmica.
Quarto andar: quarentena sanitária.
Esta quarentena tem relação com pessoas infectadas com corona vírus ou aquelas que tenham contato próximo com pacientes infectados pelo vírus e pessoas que retornam de áreas ou regiões de alto risco de contaminação.
Esta quarentena quando imposta pela autoridade sanitária é obrigatória, e sua violação é um crime. É tão forte porque os infectados com sintomas são muito ativos na transmissão do vírus.
É muito importante que todos entendam e respeitem estes quatro andares da pirâmide de prevenção e que cada um adote a mudança cultural necessária para praticar as condutas do primeiro andar da pirâmide, que inclui distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscaras faciais fora de casa, este comportamento não tem substituição e é permanente até a declaração oficial do fim do surto.
Falsa sensação de segurança e a situação atual no Brasil.
É possível que você escute na sua região comentários de que está tudo bem, que o problema não é tão grave assim ou que já pode sair de casa sem máscara porque você completou a quarentena. Errado!
A verdade crua é que Brasil teve um novo salto recorde de mortes em um dia e o número de óbitos completou 941 desde o inicio da crise sendo que o número de contagiados confirmados totalizou 17.857 pessoas (atualização em 09 de abril de 2020).
Em decorrência disto, São Paulo, o estado mais atingido, vai monitorar a localização de toda a população por meio do celular.
A Itália tem 23% de novos casos diários e a Espanha, 25%. No Brasil o Ministério da Saúde confirmou 1.930 novos casos da doença no país, levando a taxa de aumento diário a 12%. Cabe notar que a Itália e a Espanha estão aproximadamente um mês à nossa frente no histórico da pandemia.
Não percorramos o mesmo caminho!
Devemos apoiar as autoridades e respeitar as orientações.
Abril e os meses seguintes são meses que ainda podem promover muitos contágios pela chegada do frio (gripe, influenza) em diversas regiões do país.
É fundamental sermos respeitosos e disciplinados
com as normas ditadas pela autoridade sanitária.
Procuremos permanente informação de fontes confiáveis.
Quanto mais nos cuidemos, os custos econômicos, sociais,
emocionais e de saúde serão menores.
Não esqueça a pirâmide, não negligencie o primeiro andar.
ANTES : Inscreva-se abaixo para receber informativos e outros materiais que o Doce Limão
está disponibilizando gratuitamente durante este momento de crise!!!
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- O Cobre: uso em utensílios culinários?< Página anterior
- O cobre mata germes? Sim, é eficaz contra o COVID-19 dentro de 4 horasContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.