Consumo Consciente
Segurança e higiene na compra de alimentos durante o surto de COVID-19
Fernando Trucco - Professional Translations
Em 08 de abril de 2020
Especial para Doce Limão
Já se passaram 3 a 4 meses desde que se iniciou a pandemia da doença Covid-19, a partir da disseminação do Corona vírus em Wuhan na China.
Embora ainda existam muitas perguntas sobre o patógeno, também temos aprendido muitas coisas sobre a propagação da doença.
Tem sido amplamente divulgado que o Corona vírus pode se espalhar de pessoa para pessoa através de gotículas do nariz ou da boca que são jogadas quando alguém infectado tosse ou expira.
Assim, as gotículas podem penetrar o organismo humano de duas maneiras: diretamente quando inaladas, ou quando ficam sobre objetos ou superfícies que e uma pessoa toca levando posteriormente o patógeno à boca, nariz ou olhos.
De acordo com estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, sabe-se que o vírus pode permanecer ativo por até 72 horas em determinadas superfícies. É por isto muito importante tomar extremo cuidado ao manusear, toda e qualquer compra que façamos ou recebamos em casa... E assim reduzir o risco de contaminação, ao adotar alguns hábitos simples no cotidiano, como fundamental medida de segurança.
Hoje se tem tornado fundamental que todas as pessoas usem máscaras de pano em locais públicos, especialmente quando seja difícil manter uma distância mínima entre pessoas de 1,5 m. Esta precaução reduz a contaminação mútua e retarda a propagação do vírus, já que pessoas contaminadas, porém ainda sem sintomas, representam uma ameaça ainda maior.
Quando não se tenha disponibilidade de máscaras confeccionadas por fabricantes autorizados, é preferível usar máscaras de pano feitas em casa, aplicando o bom senso e critérios de higiene habituais.
Atenção: a compra de máscaras de fabricantes aparecidos do nada pode aumentar os riscos de contágio deste vírus ou de outra doença, fato que agrava ainda mais o problema.
Fazer as compras de supermercado traz riscos adicionais.
Além da proximidade das pessoas, muitos produtos provavelmente já foram manuseados por outras pessoas na hora da embalagem e é possível que tenham espirrado ou tossido perto dos alimentos.
Além disto, como dito acima, as pessoas podem pegar o vírus ao tocar superfícies contaminadas e depois levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.
Existem estudos que provam que o vírus pode permanecer no plástico e no aço inoxidável por até 72 horas e em papelão até por 24 horas.
A atitude mais razoável é assumir que todas as superfícies de todos os lugares foram tocadas por alguém que está transmitindo o vírus (ou mesmo doente), incluindo os alimentos produzidos e embalados.
Por isto recomenda-se tocar apenas aqueles itens que pretendemos comprar, limpar as alças do carrinho ou do cesto com lenços desinfetantes e lavar as mãos com água e sabão ou usar um desinfetante para as mãos ao terminar as compras.
Quando possível também pode ser conveniente reduzir a exposição solicitando entrega das compras no domicílio, mas isto não isenta a lavagem de alimentos e mãos após recebê-los.
Higiene das compras em casa
Qualquer que seja a forma utilizada para comprar os mantimentos, a higienização de produtos e mãos é fundamental para evitar contaminar outros alimentos, aparelhos ou pessoas dentro de casa. Frutas e legumes devem ser esfregados por pelo menos 20 segundos com água e sabão e finalmente lavar com abundante água para evitar a ingestão do sabão.
Se existe preocupação com uma possível contaminação das compras pode-se optar também por limpar ou lavar latas e caixas de alimentos antes de armazená-las e jogar fora as embalagens descartáveis. Finalmente, é também prudente lavar mesas, bancadas ou outras superfícies que foram tocadas pelas compras ou sacolas de compras.
Se alguém da família ficar doente, for confirmado ou ainda mostrar sintomas iniciais da doença Covid-19, é necessário tomar cuidados extras de proteção. Utensílios de comida, roupas, e uso do banheiro devem ser exclusivos da pessoa doente e higienizar petrechos com desinfetante luvas e máscara.
ANTES : Inscreva-se abaixo para receber informativos e outros materiais que o Doce Limão
está disponibilizando gratuitamente durante este momento de crise!!!
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Vitamina D poderia reduzir o impacto da epidemia?< Página anterior
- O Cobre: uso em utensílios culinários?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.