Cultura Orgânica
Orgânicos podem prevenir doenças
Conceição Trucom*
O médico paranaense, Dr. Tsutomu Higashi explicou, durante palestra, a diferença que produtos orgânicos podem fazer na alimentação.
Pensando em quem busca uma melhor qualidade de vida a partir de uma alimentação mais saudável, o Dr. Tsutomu Higashi apresentou na última terça-feira, dia 20.06.07, a palestra: “Produção Orgânica como Alternativa”.
O objetivo foi mostrar às pessoas que o consumo de alimentos orgânicos (produzidos sem agrotóxicos) pode resultar em melhor qualidade de vida melhor, fortalecer a saúde e até prevenir ou tratar algumas doenças.
Segundo o Dr. Higashi, o primeiro princípio da segurança alimentar é o de não ser envenenado. “Não adianta se preocupar com a quantidade de seus nutrientes se o alimento já estiver contaminado. Uma das coisas que desejo mostrar é que existe sim a possibilidade de uma alimentação sem veneno”, explicou o doutor.
Para ele, o problema da contaminação dos alimentos começa ainda no campo, quando produtores e as empresas que vendem os agrotóxicos aos produtores não se comunicam da forma correta e contínua como deveria ser para que este negócio fosse, antes de lucrativo, seguro, recrimina.
O médico acredita que a única maneira de resolver esse problema é acabar com a idéia de que sem veneno, sem herbicida, sem inseticida não haverá colheita. “Isso não é verdade, o problema é que até as escolas de agricultura ensinam isso.”
“É fundamental a conscientização da população a respeito desse problema. À medida que as pessoas percebem que estão comendo veneno, elas vão consumir menos, e forçar o aumento na produção dos alimentos naturais ou orgânicos”, declara Higashi.
Ele aponta também o descaso da medicina com relação à saúde alimentar. “Houve uma dissociação da agricultura com a medicina nos últimos anos, quando 85% dos casos de câncer vêm de uma alimentação imprópria. Isso mostra que os médicos deviam se preocupar mais com esse problema”, alerta.
Formado em medicina na Universidade Federal do Paraná, o Dr. Higashi fez cursos de pós-graduação no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos. Além disso, possui centenas de trabalhos publicados nacional e internacionalmente. No Paraná, o médico foi um dos pioneiros dentro das áreas de Terapia Ortomolecular e Homeopatia.
A organização da palestra foi feita pelas ONGs Orgânica, Terra Livre e Estação Natural, e contaram com a colaboração da Associação Médica de Londrina, da Fundação Mokiti Okada, da ONG Maytenus e da Manancial D’Ouro, da qual Higashi faz parte.
Paraná Shimbun
Leia também: Cinco esclarecimentos sobre Agrotóxicos, orgânicos e agroecológicos
Assista: Vídeo: O veneno está na mesa
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
- Talento para orgânicos< Página anterior
- Por que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.