Abacate e frutas
A Revolução do Abacate: Poderes terapêuticos e cosméticos das diversas variedades no Brasil
Conceição Trucom
Os cultivares mais plantados no Brasil são híbridos, resultado do cruzamento de raças diferentes, porém com preponderância das variedades antilhana e guatemalense, ou seja, também classificados como variedades tropicais.
As características mais marcantes que os diferenciam são o tamanho, a coloração (casca e polpa), os teores de azeite e de água.
Vamos à live?
O teor de azeite está relacionado à sua precocidade na produção, quanto mais precoce o cultivar, menor a quantidade de azeite, portanto, maior a quantidade de água.
O abacate é uma fruta climatérica, que deve ser colhido antes da sua maturação, no seu ponto mais adequado, caso contrário não amadurece bem, podendo inclusive amolecer, mas não ficar com qualidade ótima para consumo. Isso ocorre mais no início da safra, principalmente com as variedades mais precoces, como o Geada e o Fortuna.
Na Tabela abaixo, temos o resumo do teor de azeite e outras características
das diversas variedades mais comercializadas no Brasil:
No cômputo geral, as variedades de abacate mais consumidas no Brasil são de tamanho grande, variando de 300 a 700 gramas, têm disponibilidade de fevereiro a outubro, com grande oferta no meio do ano e, portanto, nesse período os preços são mais convenientes.
O avocado (Hass) é de sazonalidade média e tardia, pode ser conservado por um período extenso na planta e costuma ser vendido a maior preço, já que é o mais apreciado pela culinária especializada.
GEADA
Também conhecido como Barbieri ou Limeirão, seu cultivo foi iniciado por Artur Nogueira no Estado de São Paulo. Pertence à raça Antilhana. O fruto é piriforme, ovalado, sua coloração é verde-clara e não forma “pescoço”.
Sua polpa é amarela. Seu teor de gordura é baixo, cerca de 3-3,5%, e sua maturação
é precoce. É a variedade com maior propensão para desenvolver problemas com maturação e sabor amargo. Os meses de janeiro e fevereiro registram os períodos de maior comercialização na CEAGESP.
FORTUNA
Variedade bastante grande e pesada, alguns pesado 800 a 1000 gramas. Variedade média em precocidade e ainda com baixo teor de azeite (6 a 7%), ou seja, mais aguado e portanto com mais chance de desenvolver sabor amargo se não estiver exatamente maduro. Contudo, por ser mais aguado, uma vez pronto para consumo precisa ser usado rapidamente, pois estraga mais facilmente do que as variedades mais cremosas (maior teor de azeite).
MARGARIDA
Originário da região de Arapongas, norte do Estado do Paraná, comunidade do imigrante japonês Makyiama Daí e sua esposa Margarida, presenteada com a variedade que acabava de ser descoberta em 1979.
Esta espécie apresenta várias características da raça Guatemalense, principalmente seu formato redondo e casca rugosa. A polpa é verde-clara e o caroço, pequeno. Teor médio de azeite: 8 a 10%.
De maturação tardia, sua disponibilidade de maior abundância na CEAGESP acontece nos
meses de maio a dezembro. É preferido por sua ótima resistência pós-colheita e por sua elevada cremosidade. É o MEU MAIS AMADO ABACATE...
QUINTAL
Híbrido das raças Antilhana e Guatemalense, é natural de Cordeirópolis/SP. Os frutos são grandes, pesam entre 500 e 900 gramas, a casca verde clara, lisa, a polpa amarela e o caroço aderido à polpa.
Seu formato é piriforme alongado, com acentuada formação de “pescoço”. O período de maior disponibilidade na CEAGESP acontece nos meses de maio, junho, julho e agosto.
Ouro Verde
Tem tamanho médio, casca verde bem escura, polpa macia, firme e não fibrosa.
É uma variedade tardia, disponível entre os meses de agosto a outubro.
BREDA
A variedade Breda se originou na década dos anos 30 quando Antônio Breda, funcionário da Estação Experimental de Limeira do Instituto Agronômico de Campinas/SP, semeou várias sementes em um pomar de sua casa. Posteriormente seu filho, Natalino Breda, observou a produção inicial das plantas durante vários anos e selecionou aquela que produzia frutos tardios, de casca lisa e verde, de boa aceitação no mercado.
Inicialmente reproduziu plantas selecionadas por enxerto. Após vários anos cedeu algumas mudas para produtores interessados, que multiplicaram a variedade, sendo hoje uma das principais espécies tardias no mercado.
O Breda é considerado híbrido das raças Antilhana e Guatemalense e, apesar de ocasionalmente apresentar problemas de produção, tem alto valor comercial. Seu formato é piriforme, com formação de pequeno “pescoço”. Na CEAGESP, o pico de abastecimento acontece nos meses de setembro, outubro e novembro.
AVOCADO (HASS)
É o menor dos abacates comercializados no Brasil, porém muito valorizado. Diferente das demais variedades, é a única que se diferencia das características das chamadas TROPICAIS.
Concentra muito mais vitaminas e sais minerais que as demais variedades por seu menor teor de água. Pela mesma razão concentra maior teor de valiosos óleos essenciais e antioxidantes. Seu teor de gordura alcança a média de 20-23%, sendo 66% na forma de gordura monoinsaturada.
De excelente sabor, reconhecido pela sua forma oval e sua pele que varia de verde a negra, é sensível à pressão quando maduro. Semente de tamanho pequeno a médio. Seu peso pode variar entre 120 e 340 gramas. Tem pele granulosa, fina e flexível, que descasca facilmente. Sua polpa é verde-pálida com textura muito cremosa.
Avocado maduro
Avocado no pé
Para adquirir o AMO ABACATE, clique AQUI
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Abacate pode ajudar diabético a controlar o açúcar sangue?< Página anterior
- Live: Desafios da cultura agroecológica do abacate e avocadoContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.