Colaboradores
Esgoto como fonte de recursos
Fluxus Design Ecológico - Guilherme Castagna *
E se olharmos o esgoto como fonte de nutrientes, energia, e possivelmente de água limpa? Uma exploração de potenciais e técnicas aplicáveis em pequena escala.
Uma excelente aula, que apesar de ministrada em 2017, antes da pandemia, tornou-se de extrema importância e relevância, com a desigualdade ampliada e desgovernada, causada pelos 3-4 anos de pandemia.
Uma solução que não se restringe apenas áreas rurais e pseudo urbanas, mas muito adequada para ser implementada também em áreas urbanas onde o saneamento básico ainda é inexistente ou deficiente em relação a conexão ao sistema de captação e tratamento pelo serviço público.
Um bom exemplo encontrei nesta reportagem da UOL de 2022: Como uma pequena favela no Rio de Janeiro construiu sua própria rede de esgoto... que é a imagem de topo desta página (por Douglas Dobby) e que revela o quanto podemos nos unir para mudar a qualidade de vida de nossas comunidades e planetária.
Agora vamos ao aulão do Guilherme Castagna
Diferente da engenharia clássica, que define o saneamento básico como uma soma dos serviços de abastecimento, tratamento de esgoto, manejo de água da chuva e gestão de resíduos sólidos, a Fluxus entende a Água como um só elemento. Na lógica clássica, a água potável é trazida de longe, a chuva é drenada e removida o mais rápido possível da superfície da cidade e o esgoto é conduzido até uma caixa de concreto para ser “tratado” – na realidade, na maioria absoluta dos casos, é despejado sem tratamento algum nos rios. A Fluxus trabalha com outros princípios, pois sua maior inspiração reside na lógica de operação da própria natureza.
Nos ecossistemas naturais, cada um dos processos que acontecem
alimenta o outro com um impacto positivo e não existem desperdícios.
Assista ainda: Jardins de Chuva: paisagismo e soluções
Muitas pessoas me perguntam como retirar os agrotóxicos das nossas águas, e sinceramente uma saia justa que só pode ser resolvida com a união de todos em optar por consumir alimentos mais orgânicos, agroecológicos, biodinâmicos, bioéticos, em transição... E muitas reflexões cabem neste tema, como por exemplo as químicas que usamos na higiene de nossos corpos, casas e calçadas...
Varinha de condão GERA ORGÂNICOS?
Neste livro faço abordagens que nos conscientiza e prepara em prol de melhores escolhas e caminhos sócio ambientais.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- A quarta fase da água< Página anterior
- Jardins de Chuva: paisagismo e soluçõesContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.