Mundo ECO
Greendex: consumidor brasileiro é o 3º mais consciente
Débora Spitzcovsky *
Pesquisa realizada pela National Geographic Society em 17 países aponta que o consumidor brasileiro perde apenas para os indianos e chineses.
A quarta edição da pesquisa Greendex, que mede e monitora a preocupação dos consumidores com questões relacionadas à sustentabilidade, revela que os países em desenvolvimento estão “bem na fita” quando o assunto é o consumo consciente.
Em uma escala de 1 a 100, o Brasil marcou 55,5 pontos na avaliação, aparecendo em terceiro lugar no ranking das nações mais preocupadas com o assunto. A primeira e segunda posições ficaram com Índia (58,9) e China (57,8).
O estudo – realizado pela National Geographic Society, em parceria com o instituto de pesquisas GlobeScan – aponta, ainda, outra curiosidade. Os países mais conscientes são, também, os que se sentem mais culpados a respeito do impacto que causam no meio ambiente.
No Brasil, por exemplo, 40% dos entrevistados se sentem mal ao pensar na sua pegada ecológica e o mesmo fenômeno se repete em nações como Índia, China e México, que estão no topo do ranking.
Por outro lado, EUA e Canadá – os últimos colocados no Greendex 2012 com 44,7 e 47,9 pontos, respectivamente – são os menos preocupados com as consequências que suas ações podem ter para o planeta. Ou seja, quem está fazendo mais pela sustentabilidade tende a se sentir mais culpado do que aqueles que estão fazendo menos ou, simplesmente, nada.
De acordo com o estudo, entre as quatro principais áreas avaliadas pelo Greendex – transporte, moradia, alimentação e bens -, a pior avaliação brasileira foi no quesito comida, sendo que um dos maiores problemas está relacionado ao consumo de carne.
Os 60% dos entrevistados do país afirmam comer carne bovina todos os dias ou várias vezes por semana, perdendo apenas para a Argentina, onde 61% dos avaliados consomem carne com bastante frequência. A média mundial é bem menor, de 28%.
A pesquisa ainda aponta outros resultados interessantes:
- Os franceses (56%) e estadunidenses (55%) são os que mais andam de carro sozinhos, sem carona, ocupando mais espaço nas ruas;
- Os brasileiros (34%) estão em quarto lugar no ranking dos consumidores que mais usam transporte público no dia a dia;
- 65% dos consumidores que moram no Brasil afirmam ir a pé ou de bicicleta para seus compromissos diários. A média global é de 58%;
- Os canadenses (83%), ingleses (82%) e alemães (81%) são os mais habituados a reciclar o lixo que produzem em casa;
- Os brasileiros (69%) e alemães (69%) são os mais preocupados em economizar água em suas atividades do dia a dia. Os espanhóis (27%) são os que menos ligam para a questão e;
- China e Brasil são os únicos países, entre os 17 avaliados pelo Greendex, onde pelo menos metade da população afirma ter o hábito de evitar comprar produtos excessivamente embalados.
Apesar de ter se saído bem no estudo, o Brasil foi um dos que mais apresentou queda na pontuação, com relação a 2010, quando foi realizada a última edição da pesquisa. Na ocasião, o Brasil tirou nota 58, conquistando a segunda posição do ranking.
O melhor desempenho do país foi em 2008, na estreia do Greendex, com 58,6 pontos, quando ganhou o título de país mais preocupado com o consumo consciente.
Fonte: Revista EXAME.COM
Leia também Dia da Criança e a Felicidade como Escolha
(*) Débora Spitzcovsky é do Planeta Sustentável
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
- Ebook: Vida Sem Plástico< Página anterior
- Sementes da GenteContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.