Mundo ECO
Como cultivar o sarraceno
Por Adriana Calvo
Blog Agroptima - abril 2022
A procura de farinhas e produtos sem glúten é cada vez maior devido ao aumento de pessoas com doença celíaca, intolerância ao glúten ou que simplesmente querem deixar de consumir esta proteína presente nas farinhas de vários cereais como o trigo. O Sarraceno (trigo mourisco) é uma das opções que tem beneficiado este boom dos produtos sem glúten.
O que é trigo mourisco ou sarraceno?
O Sarraceno (Fagopyrum esculentum), é uma planta herbácea anual. Embora seu nome nos faça pensar que é um cereal, não é, pois faz parte da família Polygonaceae e não das gramíneas.
O seu consumo destina-se à alimentação animal e humana, podendo-se aproveitar o sarraceno integral (cru ou pipocado) integral ou triturá-lo e obter farinhas.
Sementes de sarraceno ainda com a casca
Razões para fazer seu mini cultivo de sarraceno
- Rusticidade : é uma cultura rústica que não necessita de grandes exigências. O ideal é que o solo esteja fofo e alguma adubação de compostagem.
- Ciclo curto: O ciclo do sarraceno vai de 2 a 4 meses.
- Florada: é muito linda e melífera. Ou seja, se você trabalha com abelhas, o mel das flores do sarraceno dizem ser muito saboroso.
Aspectos básicos do cultivo do sarraceno
Para estabelecer corretamente é importante preparar bem o solo para obter um solo liso e sem torrões . O seu cultivo é pouco exigente em termos de tipo de solo mas não tolera muito bem a compactação . Por isso é importante trabalhar o solo ou incorporar matéria orgânica para oxigená-lo.
A taxa de semeadura recomendada é de 50-70 g/m2. Se as condições climáticas forem boas, os primeiros brotos do sarraceno emergem em 4-6 dias. Seu crescimento é rápido e isso a torna uma competição direta com as ervas daninhas. É importante saber que é uma cultura muito sensível ao frio.
O sarraceno é uma cultura rústica e pouco exigente a nível nutricional. Sua capacidade de competir com ervas daninhas também o torna uma cultura pouco exigente em termos de uso de herbicidas para controle de ervas daninhas.
Em muitas ocasiões, o sarraceno é usado para fertilizar o solo, transformando a cultura em adubo verde.
A colheita ocorre após 1 ou 2 meses se for para adubo verde ou consumo animal como forragem e em 2 ou 4 meses se o grão for para colheita.
Fonte: https://www.agroptima.com/es/blog/como-cultivar-trigo-sarraceno-aspectos-agronomicos/
Pitacos da Conceição Trucom
Eu fiz o broto do sarraceno bruto (com casca) e deu super certo. Fica a sugestão de você primeiro brotar e depois semear no solo do seu jardim, quintal, calçada, praça, terreno baldio ou praça.
Mas encontrei este vídeo no YOUTUBE que achei genial:
Aqui ela plantou o sarraceno descascado e sem prévia brotação. Vai demorar um pouco mais.
Lembrar das regas, o solo não ter torrões e evitar estação fria para o plantio.
Bora plantar!
Mas leia antes: Santo Sarraceno: vitaliza e regenera
4a edição revisada e ampliada
Com 2 capítulos novos e muito mais receitas.
Clique AQUI para adquirir na loja virtual Doce Limão
Saiba como preparar As Farinhas de Sarraceno
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Nem todas as dietas que contêm plantas são igualmente saudáveisContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.