Simplesmente Saúde
Vitamina B12 - vamos suplementar da forma correta?
Texto traduzido pelo Doce Limão a partir do @medicalmedium *
A deficiência de B12 é a última coisa que você deseja ao conviver com sintomas e condições, como ansiedade, depressão, dores no corpo, formigamento ou dormência, fadiga, problemas de visão, enxaquecas, síndrome das pernas inquietas, zumbido, tontura, vertigem, dor na mandíbula, dor no pescoço, dor nas costas, fibromialgia, lúpus, eczema e psoríase e muito mais.
Você pode estar pensando que não corre risco de ter deficiência de B12 porque os testes mostraram níveis normais ou mesmo elevados de vitamina B12 no sangue...
Esses resultados não significam necessariamente que a B12 em seu organismo pode ser usada e absorvida onde ele precisa. O sistema nervoso central, o fígado e outros órgãos ainda podem estar com deficiências.
Certificar-se de que você está recebendo a melhor forma de B12 é crucial para sua saúde e bem-estar.
Mesmo se você for alguém que não sofre de algum desses sintomas, você ainda deve tentar ficar de olho em se proteger com aquilo que o organismo precisa, principalmente com tantos obstáculos e estresse que enfrentamos.
B12 é vital para o suporte em dificuldades emocionais como traição, quebra de confiança, estresse emocional e abuso mental; exposições ambientais, como pesticidas, herbicidas, purificadores de ar e velas perfumadas; e sintomas e condições de saúde causadas por metais pesados tóxicos e organismos patógenos.
Todos esses fatores podem resultar em um fígado sobrecarregado, sistema nervoso estressado, neurotransmissores enfraquecidos, supra-renais em curto... E tudo isso podem enfraquecer e diminuir as reservas de B12.
A melhor maneira de se proteger dessas adversidades é fornecer e manter a B12 necessária.
Consumir bióticos mais concentrados em alimentos vivos é uma ótima maneira de apoio e prevenção. Esses alimentos incluem folhas verdes, brotos, ervas, frutas, alimentos silvestres e vegetais em seu estado de crescimento.
Ser proativo em suas necessidades de vitamina B12 é um grande investimento para uma saúde boa e estável. Com isso dito, existem muitos fatores-chave importantes a evitar e observar para determinar se você está realmente recebendo seu B12 ou não, e o que realmente significa se seus níveis de B12 estão altos ou baixos.
Você está recebendo B12 suficiente de seus alimentos?
Se você estiver recebendo B12 de seus alimentos, pode não ser B12 ativo e utilizável.
Seu organismo pode não ser capaz de assimilar a vitamina B12 e, em seguida, ela estar sendo excretada. Muitas vezes somos informados que obtemos nosso B12 somente de proteínas animais: carne bovina, frango, cordeiro, peru, leite, ovos, queijo, porco, manteiga, salmão, caranguejo, camarão, mariscos e ostras.
Sim, recebemos B12 dessas fontes de alimentos,
mas a verdade é que não podemos utilizar este B12 por vários motivos.
O primeiro é que nós produzimos nosso próprio B12, e esse mesmo B12 que nosso organismo sintetiza, é o B12 que nos mantém funcionando e permanecendo fortes. Nosso organismo faz isso por meio de microorganismos especiais que chamo de bióticos elevados.
Esses bióticos elevados residem nas profundezas de nosso trato intestinal e são responsáveis por criar os blocos de construção de nosso B12.
Mas ter esses microorganismos elevados é outra história, quase todo mundo não tem esses microorganismos e não está produzindo sua própria B12 e, em vez disso, depende de fontes como produtos de origem animal.
Todos os animais produzem seu próprio B12, cada espécie do planeta sintetiza a sua forma específica de B12, para atender todas as demandas e suas necessidades... mas nosso organismo NÃO utiliza ou assimila facilmente estas fontes animais de B12.
Fornecer ao organismo humano o tipo certo de suplementação de B12 também é fundamental. B12 com metil cobalamina e adenosilcobalamina é a combinação perfeita para suplementar a deficiência de B12 e apoiar as necessidades de B12 do Ser humano.
A metil cobalamina é boa para os olhos, ouvidos e audição, coração, sistema nervoso e supra-renal.
A adenosilcobalamina é boa para o sistema nervoso central, baço, pâncreas, fígado e sistema endócrino.
Você pode encontrar os suplementos da mais alta qualidade no diretório de suplementos em meu website: www.medicalmedium.com
Ao contrário dos probióticos produzidos em fábricas, os alimentos como kefir, chá de kombucha, chucrute e microrganismos do solo, que nos fornecem os bióticos elevados, são capazes de sobreviver ao processo digestivo e chegar ao íleo, onde excretam a coenzima B12, em sua forma mais pura, e enviá-la através da rodovia portal hepática para o fígado.
Um dos principais motivos pelos quais alguém pode ter deficiência de B12 é a falta de bióticos elevados em sua dieta.
Outra razão pela qual alguém pode se tornar deficiente em B12 é devido a um fígado estagnado, lento e sobrecarregado. Muitas pessoas nascem com fígados fracos, enquanto outras desenvolvem fígados disfuncionais com o tempo.
De qualquer forma, se você está sofrendo de algum tipo de sintoma como os listados acima, seria benéfico avaliar a saúde do seu fígado e como ele pode estar afetando o seu bem-estar.
Ninguém tem um fígado perfeito, e esta é uma das razões pelas quais a deficiência de B12 é tão urgente de ser revertida.
(*) Fonte: @medicalmedium - 31.10.2021
(**) Fernando Trucco - Tradução especial para Doce Limão: Professional Translations. Reprodução permitida desde que citadas as referências da fonte e do tradutor.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Água: indispensável para a sua longevidade< Página anterior
- O que é selênio e o que ele faz?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.