Doce Sabedoria
Cardo Mariano: a erva que protege o seu fígado
Por Daniel Forjaz *
Em 23.12.2019
Você já deve ter ouvido falar que o fígado é o único órgão do corpo humano capaz de se regenerar. E, esse fato, na verdade, já era conhecido na antiguidade.
A mitologia grega conta que o titã Prometeu foi condenado por Zeus, o deus supremo, a passar a eternidade acorrentado a uma rocha enquanto um abutre comia pedaços do seu fígado. O castigo duraria para sempre já que o órgão tem a capacidade de se regenerar.
Fisiologicamente, é verdade. O fígado é o único órgão do corpo humano capaz de reconstruir até 75% de seus tecidos.
Mas isso não quer dizer que você pode maltratá-lo e deixá-lo exposto a tantos perigos, porque a verdade é que o seu fígado provavelmente está em xeque. E o seu poder mítico de se regenerar, também.
Esse ciclo se dá dessa maneira:
- O excesso de carboidratos processados, o açúcar, a gordura hidrogenada e o sedentarismo fazem a glicose do seu organismo subir.
- A insulina sobe para mandar a carga extra de açúcar para as células.
- Se a carga não diminui, a insulina não dá conta e o açúcar começa a se acumular no fígado.
- Lá no fígado, as células responsáveis pelo excesso de glicose também começam a ficar sobrecarregadas.
- Com excesso de glicose no organismo, o fígado também começa a sofrer com o excesso de gordura e é assim que surge a esteatose hepática, muito conhecida como gordura no fígado.
Nos Estados Unidos, a esteatose hepática já superou o alcoolismo e se tornou a segunda principal razão para um transplante hepático. E, se não for tratada, pode causar infarto, cirrose e até câncer.
Mas hoje vou te mostrar uma poderosa planta, usada popularmente há séculos, famosa na homeopatia, capaz de proteger e, ao mesmo tempo, estimular o funcionamento das células do seu fígado.
Cardo Mariano: “Guardião do Fígado”, auxilia no tratamento da esteatose.
Estou falando do Cardo Mariano (Sylibum marianum),
também conhecida como Cardo Santo, Cardo de Nossa Senhora e Cardo de leite.
A planta, que cresce espontaneamente em regiões de pasto no Brasil e toda a América do Sul, é originária do Sul da Europa e Norte da África. Foi chamada de Cardo de Leite por também estimular a produção de leite em mulheres lactantes.
É uma planta muito bonita, mas bastante peculiar. Por ser repleta de espinhos pontiagudos, com flores roxas e azuladas, seu manuseio pode ser difícil, mas não se preocupe, a planta é facilmente encontrada em farmácias de manipulação na forma de extratos.
Os benefícios do Cardo Mariano
Seu poder está concentrado no composto natural extraído da planta, a silimarina, que estimula várias funções das células hepáticas, como:
- a proliferação celular,
- a síntese proteica,
- a assimilação do oxigênio,
- a formação de energia, e
- a reparação das membranas celulares danificadas.
Há algumas dezenas de estudos que comprovam a eficácia do Cardo Mariano para as funções hepáticas. Mas. este estudo realizado na Alemanha ilustra bem seus benefícios. Foi publicado pelo Journal of Pharmacology, e demonstrou que a administração de Cardo Mariano antes ou depois da lesão (no estudo induzida por substâncias químicas), pode diminuir ou evitar os danos no fígado.
Trata-se de uma planta realmente fantástica.
Em geral, o Cardo Mariano é uma planta segura, mas algumas pessoas podem ter alergia. Sugiro que você observe qualquer reação da planta no seu corpo e, em caso de reações, suspensa o uso.
Para os meus assinantes do Plantas & Bem-Estar, ensino a dosagem recomendada do extrato seco padronizado e com quais plantas o cardo mariano pode ser combinado.
Referência científica: Johann Sonnenbichler, Fortunato Scalera, Isolde Sonnenbichler and Roland Weyhenmeyer. Stimulatory Effects of Silibinin and Silicristin from the Milk Thistle Silybum marianum on Kidney Cells. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics September 1999, 290 (3) 1375-1383.
(*) Daniel Forjaz é Biólogo tem se especializado em Fitoterapia Clínica. Trabalha com Plantas Medicinais há mais de 12 anos e tem cuidado de sua saúde e da saúde de sua família apenas utilizando o incrível poder das plantas. Conheça seu Canal no Youtube.
- Açúcar natural e açúcar isolado: o organismo reconhece a diferença?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.