Linhaça e Sê-Mentes
Amendoim & Saúde Vascular
Segundo artigo publicado pela Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB)*, a adição de amendoins numa refeição pode beneficiar a saúde vascular.
Em 30 de março de 2015 - Tradução Fernando Trucco **
A disfunção vascular desempenha um papel importante no desenvolvimento da aterosclerose e na formação de placas coronárias além de provocar doença da artéria coronária.
Estudo sobre o consumo de amendoim - cerca de duas vezes/semana - mostrou que quando o incluímos como parte de uma refeição rica em gorduras, melhora a resposta de triglicéridos e preserva a função endotelial.
"Os amendoins podem ser uma opção de alimento funcional quando consumidos como parte de uma dieta saudável," disse o investigador Xiaoran Liu, um estudante de pós-graduação do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Estadual da Pensilvânia.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a função vascular depois de uma refeição rica em gordura. Quinze homens com sobrepeso foram randomizados para uma refeição que continha 3 onças (85 gramas) de amendoim moído na forma de uma batida versus uma refeição de controle, ou seja, batida sem amendoim. O conteúdo energético e macronutrientes foi balanceado em forma equivalente para ambos os grupos.
O perfil lipídico, glicose e insulina foram medidos cinco vezes após cada refeição. A dilatação fluxo mediada (DFM) foi medida para avaliar a função vascular. Este método não-invasivo requer colocar um manguito no antebraço para restringir o fluxo de sangue, o qual em seguida é liberado para avaliar a dilatação da artéria braquial.
O grupo que consumiu a refeição de controle (sem amendoim) diminuiu 1,2% a DMF em relação com a linha base. Em contraste, não houve diminuição da DMF após a refeição, do grupo que consumiu a refeição com amendoim.
Estes resultados demonstram que a refeição com amendoim mantém a função vascular normal
enquanto a refeição de controle, alta em gorduras, deteriora a função vascular aguda.
A disfunção vascular desempenha um papel importante no desenvolvimento da aterosclerose e na formação de placas coronárias e lesões que conduzem à doença da artéria coronária. Tipicamente, depois de uma refeição rica em gorduras a função vascular é reduzida, embora temporariamente, até que a gordura que está no sangue (por conta da refeição) é 'digerida'.
Estratégias que possam aliviar a gordura alimentar e seu efeito sobre a disfunção vascular, podem diminuir o risco de doença coronária.
A nossa descoberta mostrou que mesmo numa refeição rica em gorduras
o consumo de amendoim tem um efeito atero-protector.
"Estudos anteriores demonstraram que os indivíduos que consomem amendoim mais de duas vezes por semana têm um risco menor de doença cardíaca coronária". Liu disse: "Este estudo indica que o efeito protetor do consumo de amendoim pode ser devido, em parte, ao seu efeito benéfico sobre a saúde arterial."
O amendoim é rico em nutrientes e energia densa, por isso Liu observou a importância de estar consciente do seu conteúdo de calorias quando é incorporado na dieta. Assim, o amendoim deve substituir outros alimentos que são fontes de calorias quando incluídos na dieta.
No futuro, o grupo espera investigar os efeitos do consumo de amendoim sobre outros fatores de risco, incluindo marcadores inflamatórios.
Pitacos da Conceição Trucom: aqui no Brasil minha sugestão é pela variedade Amendoim Cavalo ou Rosa, geralmente com baixíssimo ou nenhum grau de contaminação por aflatoxinas. E, sempre hidratá-lo por 8-12 horas e retirar a pele antes de seu consumo. Com estes procedimentos aumentamos muito a segurança alimentar com a redução de seus antinutricionais e agentes alergênicos. Atenção: redução, não zeramos. Ou seja, para algumas pessoas pode seguir sendo um alimento que desencadeia processos alérgicos, apesar de grande redução destes riscos.
Amendoim cavalo ou rosa cru hidratado por 8 horas
Amendoim cavalo ou rosa cru, hidratado por 8 horas - sem pele -
germinando no ar.
Queijo VIVO: amendoim cavalo + grão de bico germinados e fermentados
por 12 horas no rejuvelac. Aqui servido como canapés sobre barcos de acelga e radichio.
(*) Fonte: Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB). "Adding peanuts to a meal benefits vascular health." ScienceDaily, 30 March 2015
(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.
Confira em nossa AGENDA todas as Oficinas, Cursos e Palestras
Lançamento: edição revisada e ampliada do livro O poder de cura do Limão
- A linda ideia de uma mãe transforma o tratamento de recém-nascidos em...< Página anterior
- Estudo mostra que suplementos de ômega-3 não têm benefício no combate...Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.