Simplesmente Saúde
Estudos científicos investigam a associação entre Covid/vacinas e transtornos de saúde
Por Fernando Trucco *
Recebemos várias publicações recentes sobre estudos buscando avaliar a relação entre vários transtornos de saúde em pessoas que tiveram a COVID19, mas também que se vacinaram 2 ou mais vezes.
No computo geral 4 dos 5 documentos PDF concluem que ainda é prematuro confirmar uma relação direta entre distúrbios de saúde surgidos pós-Covid/ Vacina.
Apenas um estudo confirma a relação de 3 vacinas com problemas otológicos: ouvido, nariz e garganta.
As outras 4 pesquisas citadas, cada uma com ênfases particulares, estudaram pequenas amostras de pacientes que avaliaram possíveis relações com a perda de audição, problemas de equilíbrio, zumbido e danos neuro-ópticos.
Mas tem um estudo bastante amplo que relaciona alteração de olfato ou paladar após COVID19 com problemas de memória...
A grande quantidade de variáveis envolvidas exige maior cautela para tirar conclusões com significado estatístico sólido. Todo estudo requer incluir uma grande quantidade de variáveis, como:
- Ampla amostra da população em estudo;
- Inclusão de diversas etnias;
- Idade;
- Género;
- Histórico de saúde dos pacientes;
- Tipo de vacinas recebidas;
- Quantidade de doses recebidas;
- Tempo transcorrido desde a infeção;
- Tempo transcorrido dede a última dose; Etc.
De um modo geral os estudos não têm considerado variáveis suficientes como para gerar diagnósticos conclusivos.
Não obstante, existam casos que sugerem amplas suspeitas de uma possível relação dos transtornos de saúde após Covid/Vacinas.
Portanto, novas e mais completas pesquisas são necessárias: fiquemos alertas!!!
Muito importante é saber determinar quando o problema de saúde observado foi gerado pela infeção ou se a causa foi a vacina, ou ambas as causas atuaram em conjunto.
Outra quesito importante que precisa ser resolvido é saber se os problemas de saúde observados pós-Covid são provocados pelo vírus/vacina diretamente, ou bem por alguma reação de resposta imunológica apresentada por alguns pacientes.
Todos estes aspectos devem ser entendidos para que seja possível formular estratégias de tratamento e cura dos problemas de saúde pós-Covid.
A seguir o resumo os trabalhos de pesquisa em pauta:
- Preliminary Evidence of a Link between COVID-19 Vaccines and Otologic Symptoms
Os resultados sugerem uma associação entre as vacinas: Moderna, Pfizer e Janssen com vertigem, zumbido, perda auditiva e paralisia de Bell. Os resultados também sugerem que, em relação à vertigem, zumbido e perda auditiva, a associação é relativamente forte com a vacina Janssen.
- Audiology Research
Entre os eventos adversos relatados após a imunização, a perda auditiva neuro-sensorial súbita, zumbido, tontura e vertigem, constituem uma porcentagem muito pequena.
Existem muitas hipóteses etiológicas plausíveis, e a pesquisa científica precisa estar mais atenta à correta coleta de dados que até agora têm sido muitas vezes inadequada e fragmentada.
Estes eventos adversos são incomuns, e o risco de aumento destas doenças não aumentou em conjunto com as vacinas Covid-19, portanto, não se justifica qualquer hesitação em relação à campanha de vacinação.
- Frontiers in Medicn
Do total de pacientes estudados, nove pacientes apresentaram nistagmo (movimento descontrolado dos olhos) e vertigem posicional paroxístico benigno. Nos restantes 17 casos, a disfunção vestibular periférica (Vertigem) pode ser excluída.
Devido à prevalência de nistagmo de origem não periférica, um envolvimento do sistema nervoso não pode ser excluído. No entanto, devido ao pequeno tamanho da amostra uma relação definida de causa e efeito entre vacinação e vertigem não pode ser inferida.
À luz da terceira dose esperada, estudos em larga escala e bem desenhados são necessários para definir melhor as possíveis reações adversas das vacinas Covid-19.
- Case Report
Neste caso houve uma associação temporal entre a vacinação de Covid -19 e neurite vestibular (vertigem) que foi revertida com medicação. Eventos adversos neurológicos são raros, mas estes devem ser reconhecidos pelos profissionais da saúde para poder definir uma terapia oportuna.
O tratamento deve ser o mesmo aplicado para pacientes não vacinados e associados com neurite vestibular (vertigem). A natureza da relação entre a vacinação, Covid-19 e neurite vestibular (vertigem) permanece desconhecida pelo que há necessidade de investigar cada paciente para excluir outros causas reconhecidas de neurite vestibular.
- Ocular Inmunnology and Inflamation
Os possíveis efeitos adversos oculares das vacinas Covid-19 incluem paralisia do nervo facial, paralisia do nervo abducente, neuro-retinopatia macular aguda, retinopatia serosa central, trombose, entre outras.
Os estudos relatados na literatura atual são principalmente séries de casos retrospectivos ou relatos de casos isolados – estes são inerentemente fracos em estabelecer associação ou causalidade. No entanto, as observações descritas se assemelham as manifestações oculares relatadas da própria doença Covid-19.
Nossa hipótese indica que a resposta imune do corpo humano às vacinas Covid-19, também pode estar envolvida na geração patológica dos efeitos adversos oculares pós-vacinação.
- Estudo que relaciona alteração de olfato ou paladar após COVID19 com problemas de memória
Estudos feitos antes da pandemia de COVID-19 apontaram a perda de olfato como um possível sinal precoce da doença de Alzheimer. Há, na literatura científica, evidências de que essa disfunção sensorial pode se manifestar anos antes dos primeiros sintomas cognitivos aparecerem, o que sugere haver uma conexão entre a região cerebral responsável pela memória e a que registra e interpreta os estímulos olfativos.
Essa hipótese acaba de ganhar força com um trabalho publicado por pesquisadores brasileiros. O grupo acompanhou 701 pacientes internados com COVID-19 moderada ou grave no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), entre março e agosto de 2020. Em avaliações feitas seis meses após a alta hospitalar, observaram que os indivíduos que apresentavam mais sequelas sensoriais pós-COVID (redução ou modificação do olfato e/ou do paladar) tinham pior desempenho nos testes cognitivos, particularmente nos de memória. E esse resultado era independente de quão grave havia sido o quadro na fase aguda da doença.
Referencias bibliográficas
(*) Fernando Trucco - Professional Translations
- Ramsi A. Woodcock, JD, MSc*, Loren J. Bartels. Preliminary Evidence of a Link between COVID-19 Vaccines and Otologic Symptoms
- Davide Pisani 1,† Et al. Audiovestibular Disorders after COVID-19 Vaccine: Is There an Association?
- Solange Bramer Et al. Case report: Vestibular neuronitis after COVID-19 vaccination.
- Paola Di Mauro Et al. Acute Vertigo After COVID-19 Vaccination: Case Series and Literature Review
- Xin Le Ng , MBBS, Et al. Ocular Adverse Events After COVID-19 Vaccination
- Karina Toledo - Agência FAPESP - Estudo que relaciona alteração de olfato ou paladar após COVID19 com problemas de memória
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Muito pouco sal é prejudicial para alguns pacientes com insuficiência...< Página anterior
- Água: indispensável para a sua longevidadeContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.