Simplesmente Saúde
Muito pouco sal é prejudicial para alguns pacientes com insuficiência cardíaca
Por Anita Slomski - JAMA - 23.08.2022
Tradução: Fernando Trucco - especialmente para o Doce Limão - Professional Translations.
A restrição severa no consumo de sal levou a um prognóstico pior para 1713 pacientes com insuficiência cardíaca, com fração de ejeção preservada (HFpEF) em uma análise secundária do Tratamento da Insuficiência Cardíaca de Função Cardíaca Preservada com um antagonista aldosterona, ou TOPCAT.
O ensaio avaliou se a espironolactona poderia reduzir os resultados ruins resultantes do HFpEF.
Na análise secundária, os participantes foram pontuados sobre quanto sal eles adicionavam às refeições caseiras por porção:
- Pontuação ZERO - nenhum sal;
- Pontuação 1 - um oitavo de colher de chá (1/8 = pitada);
- Pontuação 2 - um quarto de colher de chá (1/4);
- Pontuação 3 - meia colher de chá ou mais.
O critério de valoração foi composto de: doença cardiovascular, internação por insuficiência cardíaca e parada cardíaca abortada.
Pacientes com escore de consumo diário de sal de 1 a 3, apresentaram riscos significativamente menores do critério de valoração (mas não para todas as causas ou mortes cardiovasculares), em comparação com pacientes que não adicionaram sal (pontuação zero) aos seus alimentos.
Os desfechos ruins relacionados ao uso excessivamente baixo de sal foram mais comuns em pacientes com menos de 70 anos e em minorias raciais e étnicas diversas.
Cerca de metade dos participantes teve uma pontuação de sal de cozimento de zero; 56% eram homens e 81% brancos.
Aqueles que não adicionaram sal aos seus alimentos pesaram significativamente mais e tiveram uma pressão arterial diastólica mais baixa (70 mm Hg) do que aqueles com uma pontuação de sal de cozimento maior que 0.
Eles também eram mais propensos a ter internações anteriores por insuficiência cardíaca, ter diabetes tipo 2 e usar β bloqueadores e diuréticos.
Com base em seus achados, relatados no Heart, os autores concluíram que os médicos deveriam reconsiderar e aconselhar os pacientes com HFpEF a serem menos rigorosos com sua ingestão de sal.
Leia também: O Sal e as Glândulas Adrenais
Para adquirir os Sais e FitoSais que indicamos
use nossa loja virtual Doce Limão
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Abordagens para a gestão da SÍNDROME PÓS-COVID E VACINA< Página anterior
- Estudos científicos investigam a associação entre Covid/vacinas e...Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.