Alimentação
Aditivos alimentares
Dr. Soleil *
As drogas e os medicamentos, consumidos regularmente, inclusive as via alimentação industrializada, são todos nocivos, quer sejam legalmente autorizados ou não. Agridem o organismo e minam sua resistência. A longo prazo, provocam uma intoxicação que inibe progressivamente as funções vitais.
Ao modificar a alimentação, introduzindo maior consumo diário de alimentos crus e vivos, ocorre a libertação progressiva da dependência de tanta carga tóxica.
A dependência é consequência de um mal-estar que não aceitamos e procuramos diminuir através de substâncias artificiais. Todas as drogas proporcionam uma breve trégua (acalma, excita, mata a fome etc.) mas depois os problemas voltam, mais intensos do que antes.
Quer sejamos dependentes de drogas pesadas, um simples calmante, um café ou singelos docinhos, o problema é o mesmo. Para desintoxicar o organismo, existem diversos meios naturais que proporcionam a reeducação mental, emocional e física necessária para recuperar o bem-estar perdido: mas você precisa se comprometer com o natural!
Dentro dessa perspectiva, a alimentação crua e viva oferece experiências que substituem, pouco a pouco, o vai-e-vem do paraíso artificial — seguido de um retorno amargo — por um jardim acolhedor repleto de alegria de viver.
Aditivos alimentares
Uma verdadeira explosão de aditivos químicos marcou a passagem da alimentação artesanal à alimentação industrial.
A indústria alimentícia manipula os alimentos em função de uma produção maciça rendosa, sem se preocupar com a saúde dos consumidores. Isso foi aceito pela opinião pública e a economia tem prioridade sobre a ecologia.
Assim, encheram o solo de adubos químicos, inundaram as culturas de inseticidas, fungicidas, praguicidas e outras substâncias sintéticas. Saturaram os alimentos com adoçantes, acidulantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, estabilizantes, espessantes, aglutinantes, conservantes, corantes etc.
Essa avalancha de produtos artificiais intoxica nossos bebês, crianças, o ser humano de todas as idades, raça e credo. Para aliviar os males, ele recebe... remédios químicos: mais drogas, mais toxinas!
O homem moderno absorve assim, a cada ano que passa, vários quilos de substâncias químicas sem nenhum valor alimentar, mas todas nocivas ao organismo.
Entretanto, nosso corpo é capaz de suportar certa quantidade de substâncias poluentes, desde que essas substâncias sejam contrabalançadas por uma quantidade suficiente de alimentos que geram e que ativam a vida.
Em vez de ficarmos passivos, com um sentimento de temor e de impotência diante da poluição, podemos iniciar uma ação pessoal que equilibra. Escolhendo produtos orgânicos, reduzindo os intermediários entre produtor e consumidor, cultivando alimentos que geram a vida podemos corrigir as carências provocadas pelos alimentos desnaturados.
O importante é aprender a redescobrir, pouco a pouco, os alimentos naturais que são os guardiões de nossa saúde e os artesãos de nossa vitalidade.
* Texto extraído do livro Você sabe se alimentar? - Dr. Soleil - Editora Taps. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
Leia também: Agrotóxicos e Aditivos
Distúrbios de comportamento & Aditivos Alimentares
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
- Amamentação – ação mental de amar< Página anterior
- Agrotóxicos e AditivosContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.