Videodicas
Sal melado é riqueza de magnésio
Conceição Trucom *
Vamos precisar aprender a reconhecer e manusear no dia a dia o sal rico em magnésio e outros macro e micro minerais (minerais traço). Estamos atrasados 70 anos quanto a esta experiência de valorização do Sal nosso de cada dia.
Nos acostumamos tanto com sais pobres de magnésio e aditivados com anti-umectantes que teremos mesmo que reaprender, como nossos ancestrais, a lidar com o ideal, que é melado, é higroscópico, que gera o que chamam na Europa de licor-mãe, porém dá mais trabalho para usar e manusear. Este licor-mãe contém basicamente sais de magnésio. Eis a primeira dica: sal ideal para consumo humano DEVE ser melado, colar na embalagem, colar nas nossas mãos. De sal sequinho desconfie!
Todo sal é marinho – ainda que de depósitos milenares, lagunas ou oceanos em outras eras. Para consumo humano, o sal adequado deveria ser idealmente fresco e integral, ou seja, conter uma riqueza de cerca de 84 minerais, com predominância do cloreto de sódio. Os estudos analíticos de sais integrais (idealmente orgânicos) revelam a presença de macrominerais como magnésio, cálcio, ferro e potássio, além de traços de micro-minerais (oligoelementos) como o zinco, selênio, cobre, boro, manganês e tantos mais.
Mas que tal um fito-sal?
Durante o preparo do FITO-SAL usamos uma mistura de 5 condimentos (4 ervas + sal), especiarias (na forma de semente seca, porém fresca) especialmente selecionadas para este preparo.
Importante ressaltar que trata-se de uma receita da milenar Medicina Ayurvédica, direcionada para tratar inúmeros problemas do sistema digestório. Portanto este FITO-SAL, um sal que agrega a ação fitoterápica destas especiarias, apresentam aqui função que vão muito além do saborizar salgado.
Elas são ricas em óleos essenciais que transferem ao sal um aroma sutil, exótico, que irá transbordar em todos os alimentos com ele preparado. Mas é bom lembrar: evite cozinhá-lo ou cozinhar demais. Deixe para usá-lo bem no final do preparo ou em receitas da Alimentação Crua e Viva.
Ingredientes: 250 gramas de Sal integral GROSSO e de qualidade + 7 gramas de semente de coentro, 7 gramas de semente de mostarda, 5,7 gramas de semente de pimenta do reino preta e 5 gramas de sementes ou folhas de orégano (no Brasil só encontramos as folhas para consumo alimentar).
Preparo: após adicionar todos estes ingredientes no liquidificador, bater por 1 minuto e assim transformamos esta mistura alquímica em um pó. Passar para um frasco de vidro com tampa de boa vedação e pronto!
As funções do FITO-SAL
- É uma forma diluída (em 10% em fito-ervas) de consumir o sal, portanto acabamos consumindo menos sal/dia;
- Os 5 condimentos (4 ervas + sal), quando usados juntos, têm uma função alquímica de acordar e acelerar os processos digestivos, além de curar todas as desarmonias que possam estar acontecendo em diferentes estágios de complexidade de cada etapa da digestão;
- Esta alquimia conta com a presença do 6 sabores, que irão estimular inicialmente as papilas, mas na sequência a DIGESTÃO e finalmente todos os sistemas de excreção.
Onde e quanto usar?
No preparo dos alimentos em geral colocar 1-2 colheres chá e acertar o tom de sal (se necessário) com este FITO-SAL ou missô de boa qualidade. Fica muito bem no preparo de molhos de saladas, maionese de sementes germinadas, pastas e patês, sopas e amornados da Alimentação Crua e Viva.
Esta receita faz parte do Livro SAL DA VIDA - Conceição Trucom - Selo Doce Limão
Leia mais em: Fitoterapia: Picles Indiano de Limão
Alimentação Desintoxicante I - O 'banho interno diário'
Para adquirir os Sais Doce Limão: AQUI
Para adquirir o livro Sal DA VIDA: AQUI
SAL DA VIDA é livro pioneiro onde explico tudo: científico, holístico e prático.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Como reverter o envelhecimento - Pérola 2 do Dr. Uronal Zancan< Página anterior
- De onde vem o sal de Mossoró?Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.